Comércio de Mobiliário SA

Kasadec - Campanha enganosa

Diogo Assunção
Diogo Assunção apresentou a reclamação
14 de junho 2013

No passado dia 23 de Maio de 2013, uma sexta-feira, no estabelecimento Kasadec do Marshopping, adquiri-mos um puff pelo valor de 70 euros, exposto na frente da loja, contendo apenas o texto “Campanha de Sofás – agora €70”, conforme fotografia anexa. Por não corresponder às expectativas que tinhamos face ao local da nossa casa para o onde o puff estava destinado, no mesmo dia, contactamos a Kasadec via telefone, que nos esclareceu que não era possível a devolução, mas sim a troca do artigo. A 25 de Maio, segunda-feira, dirigimo-nos à loja para efectuar a troca por outro artigo, a qual, para nosso espanto e indignação, nos foi negada por se tratar de um artigo de promoção. Acontece que no dia da compra não fomos alertados para o facto de este artigo estar em promoção, mas sim em camapanha, nem tão pouco da impossibilidade de o poder devolver ou trocar. Também não fomos alertados para o facto de o artigo poder ter defeitos ou ser de baixa qualidade e por isso não se poder proceder à reclamação do mesmo. Já em casa, depois de efectuada a compra, pesquisamos no talão de compra o contacto telefónico da loja e foi aí que pudemos ler o seguinte texto: “O Cliente declara conhecer, que a presente compra se insere numa campanha promocional de artigos vendidos a baixo preço, sendo a qualidade dos mesmos adequada ao preço praticado. Declara ainda que o artigo poderá apresentar algum defeito, renunciando por isso a reclamação do mesmo.”. Ressalvamos que em momento algum declaramos o que quer que seja, pois nunca nos foi dado a conhecer qualquer condição especial ou anomalia da compra, muito menos assumiríamos essa declaração só após efectuado o pagamento. Já no estabelecimento, questionamos as lojistas como pode um cliente declarar o que quer que seja se não é informado acerca do assunto nem no local onde o produto está exposto nem no momento de pagamento? A resposta que nos foi dada é que existe ao canto do balcão (com mais de quatro metros de cumprimento) uma folha a4, onde estão descritas as condições de venda deste tipo de artigos. Posto isto, perguntamos: não será obrigatório e sensanto que este tipo de informação esteja disponibilizado juntamente com o artigo?? Não será de esperar que o funcinário que efectua a venda, em momento anterior ao pagamento, informe o cliente das condições da venda?? Não será óbvio o facto de o cliente necessitar que esta informação se encontre presente nas montras, expositores e outros locais bem visíveis onde o artigo esteja em venda?? Agora temos em mãos um artigo para o qual não nos foi apresentada qualquer situação, senão a de ficar com ele. Em suma, sentimo-nes descontentes e revoltados com a prática comercial desta casa e com toda a situação. Perdemos tempo, dinheiro e fomos enganados. Na falta de resposta a esta situação, ficamos a perder com a compra efectuada, e perde a Kasadec, igualmente, mais uns clientes.

Data de ocorrência: 14 de junho 2013