KIA

1950-097 Lisboa

apoio.cliente@kia.pt

KIA - 2 meses para reparação de defeito de origem

Sérgio Lopes apresentou a reclamação

Adquiri um KIA Ceed SW, matrícula 51-PJ-36, em Junho 2015 no concessionário KIA JOP. O carro estava matriculado desde Dez.2014 e na altura pareceu-me um bom negócio. Se soubesse o que sei hoje... nunca o teria comprado.

Praticamente desde o inicio, o carro começou a apresentar problemas na caixa de velocidades, por vezes a 3a e 4a mudanças simplesmente não entravam, causando dificuldades na condução. O problema foi piorando e levei o carro à JOP para o resolverem.
Na JOP, disseram me que tinham confirmado o problema e que fizeram uma afinação... estranhei mas resolvi dar o benefício da dúvida é experimentar. Esta interacção foi efetuada ainda dentro do período de garantia legal de 2 anos.
Passado algum tempo o problema voltou... ou seja, tentaram remendar e não funcionou.

A 10 Dezembro 2018, levei o carro à JOP para revisão e correção do problema na caixa de velocidades, o mesmo que já tinha reportado, no âmbito da garantia KIA. Desta vez, finalmente abriram a caixa de velocidades e disseram que precisavam de peças novas da KIA para corrigir o problema e que entregariam o carro quando as peças chegassem, sem dar qualquer data de entrega! Inicialmente, nem sequer queriam fornecer carro de cortesia. Após explicar que não podia ficar sem carro, forneceram-me um KIA Rio de serviço interno, com 10 anos, direcção desalinhada, para-brisas partido e 240 mil KMs... pensei que seriam apenas 2 dias e aceitei. Uma vergonha.

Até hoje, após vários contactos com a JOP, a resposta é sempre a mesma: faltam peças da KIA. Só depois percebi que a oficina da JOP estava sempre a pedir NOVAS peças todas as semanas, em vez de pedir as peças todas de uma vez no início!

Finalmente, 30 dias depois, disseram me que tinham as peças todas e podia ir buscar o carro no dia seguinte. No entanto, ligaram me no dia de ir buscar o carro a dizer que a caixa tem um ruído depois da intervenção e nao o podiam entregar. Também nao tinham data de entrega porque tinham de abrir a caixa novamente.

Neste momento, já passaram mais de 60 dias sem o carro, continuo sem data de entrega, o responsável de oficina JOP ficou de me ligar e não ligou e nunca se dignou a falar comigo quando lá fui pessoalmente.
Após reclamação formal, finalmente recebi um telefonema a explicar que a caixa de velocidades ia ser substituída e que esta resolução já deveria ter sido feito desde a primeira interacção sobre o tema, em vez de tentarem remendar o que não tinha remendo.

Conclusão: KIA não tem qualidade, de materiais ou serviço. A famosa garantia é uma vergonha e não recomendo a marca a ninguém.

11 Fev2019
KIA adicionou uma resposta

Exmo. Sr. Sérgio Lopes,

a sua exposição nada mais é do que uma repetição do assunto que endereçou ao nosso departamento de Apoio ao Cliente pelos canais adequados. Deste modo, e se necessitar de mais algum esclarecimento deverá entrar em contacto com o nosso departamento de Apoio ao Cliente pela mesma via utilizada anteriormente.

Muito obrigado.

Kia Portugal

12 Fev2019
Sérgio Lopes adicionou uma resposta

De acordo. Assim farei.

No entanto, por esta via, serve também o propósito de informar outros potenciais clientes em situações semelhantes e aos quais importa estar informados de procedimentos vossos antes de decidirem pela compra de eventuais viaturas.

Sérgio Lopes

Sérgio Lopes está a aguardar resolução da marca

Ver perfil de Ricardo pinto

Ricardo pinto

Agradeco a partilha.
Parece que so no livro vermelho eles teem algum respeito.