KIA

1950-097 Lisboa

apoio.cliente@kia.pt

KIA - Abordagem terrível do vendedor

Tiago Dias apresentou a reclamação

Estive esta semana no concessionário da Kia no Feijó. É com enorme tristeza que escrevo este texto, sendo que o meu desejo era deixar este registo no livro de reclamações e por respeito à marca não o fiz.
Desloquei-me ao vosso concessionário para uma possível aquisição do Kia Stonic 1.0 com um familiar e fomos atendidos por um vendedor da KIA. A conversa foi fluindo, as características e as diferenças dos modelos foram bem explicadas pelo vendedor.
Tudo piorou quando começámos a analisar as condições do financiamento, onde o meu familiar disse que não percebia muito das contas que estavam a ser feitas pelo vendedor e que esse assunto deveria ser falado comigo porque eu é que estava interessado em comprar e porque tenho uma profissão relacionada com cálculos financeiros.
O vendedor parecia querer encaminhar-me para um financiamento longo de 10 anos, sendo que o meu desejo era financiar-me o mínimo tempo possível. Tendo feito as contas para um financiamento a 5 anos o valor que obtive foi de cerca de 16.000 €, enquanto para um financiamento a 10 anos o custo era cerca de 20.000 €.
Questionei o vendedor acerca destes valores díspares, onde o mesmo me disse que ia gastar igual valor nas duas situações. É evidente e está comprovado que se tiver um financiamento mais longo acabo por pagar mais juros e o carro terá um custo superior.
O vendedor aproveitou o facto do meu familiar ter dito que eu trabalhava na área financeira e utilizou a informação da minha profissão (informação esta que é confidencial e que em nenhuma circunstância deve ser utilizada pelo vendedor para escárnio) para me dizer, mais do que uma vez, que eu tinha que rever os meus cálculos - colocando até em causa eu saber executar a minha profissão. Senti-me insultado, desrespeitado e maltratado como nunca antes. Sou empresário em nome individual e jamais tive esta conduta com qualquer um dos meus clientes ou potenciais clientes.
Neste momento, pedi o livro de reclamações ao vendedor e desloquei-me até uma das administrativas. Seguidamente, o chefe de vendas veio junto de mim perceber o que tinha acontecido. Enquanto explicava o ocorrido, o vendedor colocou-se atrás de nós e, com uma postura exaltada, disse que não saía dali por forma a garantir que ouvia o meu relato e que não diria nada incorrecto.
A seguir a este episódio, fomos para a sala de reuniões com o chefe de vendas, onde este pediu imensa desculpa pelo sucedido explicando-me que esta situação nunca tinha ocorrido. Demonstrou ainda uma postura agradável, de compreensão e tentou remediar a postura lamentável da parte do vendedor. Para concluir este assunto, gostaria de deixar claro que perderam, devido ao comportamento do vendedor, um cliente/potencial cliente. Como devem compreender, depois deste episódio, nunca mais recomendarei a marca a amigos e/ou familiares. Ainda assim, agradeço ao chefe de vendas pela tentativa de reconciliação.
O meu objectivo, com este email, é garantir que nenhum outro cliente tenha que passar pela humilhação e desrespeito que passei junto de uma pessoa que não conheço.
07 Out2019
KIA adicionou uma resposta

Exmo. Sr. Tiago Dias,

De modo a que possamos dar seguimento à análise do seu caso agradecemos que contacte diretamente o nosso departamento de Apoio ao Cliente, através do endereço de e-mail apoio.cliente@kia.pt.

Muito obrigado.

Kia Portugal

KIA está a aguardar resposta do utilizador