45.7
KIA45.7
MCK Motors, Lda

KIA - Avaria por resolver

Simão Santos apresentou a reclamação
8 de outubro 2019 (editada a 14 de outubro 2019)

Adquiri um KIA SPORTAGE em 03/2018, novo, após várias recomendações sobre a fiabilidade da marca e os 7 anos de garantia.

Acontece que o rádio da viatura deixou de sintonizar corretamente as estações de rádio, por volta de Dez/2018. Contactei a KIA, para que me resolvessem o problema, tendo sido marcada uma verificação do problema em oficina (em 01/2019).
Na primeira visita à oficina, indicaram que o problema seria resolvido com uma atualização do software da viatura.
Ao sair da oficina, verifico que o rádio esta exatamente igual.
Por motivos profissionais, não me foi possível voltar a levar a viatura à oficina nos meses seguintes, sendo que em 08/2019, voltei a deixar a viatura na oficina, para que me resolvessem o problema de uma vez por todas.
Voltaram a insistir que com uma "nova" atualização de software que tinham disponível, o problema ficaria solucionado.
Pois não ficou!
Nos dias seguintes insisti várias vezes junto da oficina para que me fosse resolvido o problema, pois o carro tem 7 anos de garantia, e portanto a marca tem a obrigação me de resolver o problema.
Fiquei sempre sem resposta, sempre com a indicação de que brevemente iria ser contactado com uma resposta, mas nunca aconteceu!
Até que, após enviar e-mail com reclamação para a KIA, já em 09/2019, lá obtive uma resposta, em que me efetuaram a marcação da oficina, para 02/10/2019.
Deixei o carro na oficina nessa data, estando já disponível um carro de substituição à minha espera.
Um carro novo, mas que estava em muito mau estado, todo amolgado e riscado. Ainda assim, e porque necessito de viatura para me deslocar para o meu local de trabalho, aceitei ficar com a viatura de substituição.
Dois dias depois, ao final do dia, recebo um telefonema a indicar que poderia ir buscar o meu carro, e deixar a viatura de substituição, se possível ainda nesse mesmo dia, pois tinham alguma urgência em ter a mesma disponível, pelo facto desta ter uma peritagem do seguro marcada, devido aos danos que já tinha.
Ora no momento da entrega do mesmo, as coisas começam logo mal, com o funcionário a indicar que a viatura apresentava uns danos, que tinham sido causados por mim e que iria averiguar o eventual pagamento pelos mesmos, danos esses que não foram provocados por mim!
Pior ainda, quando me dizem que a minha viatura só tinha estado em testes, e que o problema ainda não tinha sido resolvido, estaria em análise por parte da KIA.
Portanto estive privado da minha viatura durante dois dias, para nada, pois a avaria mantem-se, sendo que depois desta intervenção, além do rádio, o GPS também já não funciona.
Hoje contactam-me a indicar que terei que pagar cerca de 300€ pelos tais danos, que não foram causados por mim! Mas solução para os problemas do GPS e rádio da minha viatura, ainda não há.
Para receberem dinheiro por algo não causado por mim, são bastante rápidos, mas para resolverem um problema de uma viatura nova, dentro do período de garantia, não há pressa!
Pergunto quanto tempo mais terei que aguardar para que me resolvam este problema?
Ou será que a viatura estará em análise por parte da KIA, até que termine o período de garantia, sem que nada seja feito?
Data de ocorrência: 8 de outubro 2019
KIA
9 de outubro 2019
Exmo. Sr. Marcelo Santos,

De modo a que possamos dar seguimento à análise do seu caso agradecemos que contacte diretamente o nosso departamento de Apoio ao Cliente, através do endereço de e-mail apoio.cliente@kia.pt, indicando a matrícula da sua viatura e o reparador autorizado Kia no qual a viatura foi analisada.

Muito obrigado

Cumprimentos

Kia Portugal
9 de outubro 2019

Foi enviado e-mail ontem, 08/10/2019 para o endereço indicado, com esta reclamação.

Ficarei a aguardar resposta!

Cumprimentos
Marcelo Santos