Performance da Marca
45.7
/100
Razoável
Razoável
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
97,8%
Taxa de Solução
26,4%
Média das Avaliações
31,5%
Taxa de Retenção de Clientes
30,8%
Ranking na categoria
Automóveis - Marcas
1 Mazda 83.8
2 Volvo 74.7
...
KIA45.7
MCK Motors, Lda

KIA - Defeito de fabrico

Resolvida
1/10
Luis Rosa
Luis Rosa apresentou a reclamação
8 de dezembro 2016

Estou novamente a apresentar a mesma reclamação, por não ter sido resolvido o problema pela marca.
Espero que através desta reclamação, a KIA tenha um pouco de vergonha por não ter resolvido o problema, se não resolver continuarei a denunciar esta situação vergonhosa..

Garantia ou defeito de fabrico? Eis a questão…
Tenho uma viatura KIA Ceed SW de 2009 e, até recentemente, estava contente com a marca e com o carro. Tudo mudou desde agosto de 2015, quando, numa revisão no stand AUTO Avenida, em Setúbal, foram os próprios mecânicos que me alertaram que o forro do tablier estava a levantar e a desencaixar da estrutura. Eu agradeci o aviso e, juntamente com este defeito, alertei que as duas portas traseiras tinham ferrugem na parte superior. O stand assumiu que eram defeitos de fabrico e que outras viaturas também os tinham. Disseram-me também que a marca estava a chamar à oficina as viaturas de 2010 em diante, não as de 2009, naquele momento, para resolver o defeito do tablier, pelo que eu devia aguardar porque o ano de fabrico do meu automóvel haveria de chegar.
Passou-se o tempo e não houve desenvolvimentos, até que, recentemente, por estranhar tanta demora, voltei a insistir com o stand, o qual, primeiro, não sabia sequer do processo, depois, lá o encontraram e disseram-me que já o tinham enviado para o importador da KIA em Portugal (MCK Motors) e aguardavam resposta. Há dias, ligaram-me de novo e disseram que assumiam a substituição ou reparação de 1 porta traseira (quando a ferrugem está nas duas) e que, em relação ao tablier, a resposta do importador era que este problema estava ao abrigo dos cinco anos de garantia e, por esta já ter passado, nada podiam fazer… a não ser que eu pague a mudança de tablier. Reclamei junto da KIA em Portugal, pelo site de apoio a clientes, e o senhor Nuno Aguiar disse-me, por e-mail, a mesma coisa, que o tablier tinha de ter sido resolvido dentro da garantia, que já passou.
Gostava de perceber porque é que me disseram neste espaço de tempo para eu aguardar a resolução do defeito, porque o mesmo estava a ser resolvido noutras viaturas, e porque é que é esta a consideração que têm com um cliente que sempre fez as revisões na marca. E os defeitos de fabrico não são para resolver sempre? É o cliente a suportar o ónus de um defeito de fabrico? Já tive viaturas de outras marcas e algumas com defeitos de fabrico… que foram resolvidos, com a marca a assumi-los, sem invocar garantias nenhumas!
A questão agora, para mim, passa a ser outra: Comprar ou não comprar outro KIA com esta magnífica assistência ao cliente… Acho que a resposta é óbvia!
 

Data de ocorrência: 8 de dezembro 2016
KIA
13 de dezembro 2016
Exmo. Sr. Luis Rosa,

acusamos a recepção da sua exposição, sobre a qual já prestámos os nossos esclarecimentos anteriormente.

O tablier da sua viatura apresenta um período de garantia de 5 anos, período este que já terminou há mais de 30 meses. Face ao exposto, a substituição do componente não poderá ser executadq ao abrigo da garantia do fabricante.

Sem outro assunto de momento, enviamos os nossos cumprimentos

Gabinete de Apoio ao Cliente
Kia Portugal
Luis Rosa
Luis Rosa avaliou a marca
9 de novembro 2017

O estado da reclamação é "não resolvida".

Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.