45.7

André Luis Folgado Alcobia
André Alcobia apresentou a reclamação
5 de março 2015

"Exmos Srs.,

Dia 24 desloquei-me á Kia Santogal em Sintra para efetuar a primeira revisão ( 30.000 ) da minha viatura ( Kia Ceed 1.4 Crdi ), quando no final efetuo o pagamento e noto que o óleo de motor colocado foi o Galp Premium 10W40, óleo que não coincide com o referido no manual da viatura ( 5W30 ). Questionei a Santogal Sintra ao que me foi respondido que é o óleo recomendado pelo fabricante, e que consta no plano de manutenção da própria marca.
Ao que sei este modelo desta viatura em questão tem filtro de particulas o que supostamente só deverá levar, e refiro SÓ deverá levar o referido óleo que refere o manual pelo simples facto de cumprir com a norma europeia ACEA-C3 para motores diesel com filtro de particulas.
Pergunto-me qual o vosso entendimento acerca deste assunto, se estará o vosso agente a passar a informação correta ( que essa nunca será ) e se V/ exas. estiverem em concordância com a aplicação deste óleo na minha viatura se dentro do período de garantia ( 7 anos ou 150.000 Km ) houver algum problema a nível de motor e/ou filtro de partículas se assumem todos os problemas que daí advenham e que vão concerteza acontecer.

Fico a aguardar uma resposta em breve.

Cordialmente,
André Luís Alcobia"

Email enviado 27-02-15 para o serviço de apoio ao cliente. Não obtive qualquer resposta e entretanto ando com a minha viatura com um óleo que "NÃO" é o recomendado pela marca mas que o concessionário diz que sim, contrariando assim o livrete da marca e todas as informações disponiveis acerca de óleos.

Data de ocorrência: 5 de março 2015
KIA
12 de março 2015
Exmo. Sr. André Luís Alcobia,

Agradecendo o seu contacto por esta via e no seguimento da resposta que já lhe foi prestada por e-mail, vimos também por este modo esclarecê-lo.
A sua viatura está dentro da Garantia de 7 Anos e naturalmente se efectuar a manutenção na rede de Reparadores Autorizados KIA existe uma responsabilização da rede pelo cumprimento das indicações do fabricante. Não foi o caso do seu veículo, que na data da manutenção cumpriu o acordado pela Marca.

Actualmente a KIA tem um contrato de recomendação lubrificantes GALP, já estando à data a alteração em vigor e a nova aplicação é uma evolução e não coloca em causa as anteriores.

Relembramos que o seu Concessionário Kia é a melhor entidade para proceder à manutenção e reparação da sua viatura, em qualquer circunstância, pelo acesso à informação do fabricante, pela formação técnica, pela experiência de marca, pelo equipamento técnico especifico, pelo empenho na satisfação dos clientes Kia, etc.

Atentamente,

Apoio ao Cliente
Kia Portugal
André Alcobia
27 de março 2015
Obrigado pela resposta. Assim sendo julgo que está tudo resolvido.

Gratos pela atenção
André Luis Folgado Alcobia
André Alcobia avaliou a marca
17 de fevereiro 2021

Marca de muita qualidade apenas peca em quem presta o serviço de manutenção

Sim o manual do carro, poderá ter varias viscosidades indicadas mas só e apenas, as recomendadas recomendadas pelo Fabricante KIA e um 10w40 semi-sintético que nem a norma ACEA C3 tem, esse não está no manual de certeza.

Para motores com DPF= FAP, o FABRICANTE KIA Indica no Manual óleo 5W30 e principalmente SEMPRE com a Norma ACEA C3

Cumprimentos