44.3

KIA - Falha na resolução do problema

Ana Margarida Cerqueira
Ana Cerqueira apresentou a reclamação
6 de junho 2019
Tenho um Kia Rio, e sempre fiz as revisões na marca. Na última revisão que realizei (6 anos e com menos de 150.000km), no concessionário Kia, queixei-me que o conta rotações estava instável e que o carro acelerava sozinho, no entanto nessa altura não conseguiram detetar nada. Continuei a utilizar o carro (necessário para trabalhar), e decidi fazer um vídeo com a minha queixa. Voltei a dirigir me ao concessionário kia com o vídeo e supostamente conseguiram identificar o problema, mudando me a corrente da distribuição. Quando o fui buscar, notei que o carro já não acelerava, no entanto o conta rotações continuava instável, e ia quase ao zero, indo por vezes a baixo. Entrei em contacto por via telefónica, e disseram que como mexeram na corrente era normal. Continuei a andar com o carro quando a luz do motor apareceu, voltei a entrar em contacto e marquei uma avaliação ao carro. Quando lá cheguei alegaram que foi um "gato" no motor e que precisavam de mudar as cablagens ( o código de erro era o P0014). Agendamos a intervenção, entretanto o carro começou a fazer outro barulho, e voltei ao concessionário, onde verificaram haver uma fissura no catalisador, que possa ter sido provocada pela instabilidade do motor. Mas que após mudar o catalisador o problema do motor ficaria resolvido. Deram me um orçamento de aproximadamente 1800 euros, ao qual era injustificável mudar na marca quando não assumiram qualquer culpa no sucedido. Mudei o catalisador e o problema mantém-se. O carro continua instável, por vezes vai a baixo em andamento, noto um aumento no consumo da gasolina. Acho inadmissível sendo cliente e ter feito sempre às revisões na marca deixarem me o carro chegar a este ponto sem qualquer resolução. Cada vez que tenho que deixar o carro da marca, tenho que alugar um carro de serviço. Ou seja, venho a prolongar este problema a aproximadamente 9 meses e não vejo qualquer resolução.
Na minha opinião o erro P0014 corresponde ao avanço na arvore de cames, e deve ter sido provocado pela desmontagem da corrente, e uma delas (sao 2 árvores) pode nao ter ficado no ponto, que pode ter originado problema no variador de fases ou nas eletrovalvulas, e o concessionário melhor que ninguém devia rever a reparação que foi realizada.
Data de ocorrência: 6 de junho 2019
KIA
6 de junho 2019
Exma. Sra. Paula Cerqueira,

De modo a que possamos dar seguimento à análise do seu caso agradecemos que contacte diretamente o nosso departamento de Apoio ao Cliente, através do endereço de e-mail apoio.cliente@kia.pt, indicando a matrícula da sua viatura e o reparador autorizado Kia no qual a viatura foi analisada.

Muito obrigado

Cumprimentos