45.7

Luis Manuel Ruivo Martinho
Luis Martinho apresentou a reclamação
7 de setembro 2014

Boa tarde
Comprei uma carrinha KIA Ceed de 2007 em 2010 usada no stand de automóveis Santogal do cacem , acontece que reparei que nas portas traseiras por cima do vidro por a parte de dentro estava umas pequenas manchas de cor castanha mas deduzi que fosse massa de protensão que colocam na carroçaria, acontece que passado dois nos reparai que a tal cor castanha estava a espalhar se pela parte de cima da porta e fui ao stand onde comprei a viatura onde me disseram que era ferrugem e que provavelmente já devia de vir assim de fabrica com um defeito que não ficou bem soldado e deixou entrar humidade nessas partes .
Desloquei me a duas oficinas uma foi a KIA em Alfrgide onde viram e não assumiram qualquer responsabilidade de defeito porque não tinha os carimbos na garanti da pintura , pois eu acho que não é por um carimbo ou então uma inspecção no inicio quando comprei a carrinha que iam ver se havia ou não ferrugem por não se via ferrugem nessa altura , bem despacharam em três tempos inclusive disseram me se quisesse podia reparar as portas mas tinha um custo de 300 euros (chaparia e pintura ) claro que disse que não porque o problema já vinha de fabrica .
Desloquei me passado alguns dia para ter outra opinião de uma oficina Kia e fui para a KIA em Albarraque Sintra falei com o chefe da referida oficina ele atenciosamente viu a viatura inclusive tirou fotografias as duas portas e mandou me aguardar por uma resposta pois passado dois meses e meio apesar ter eu ligado varias vezes ainda não tinham resposta para me dar la veio a resposta a garantia não ia cobrir porque não tinha o respectivo carimbo .
Conclusão esta claro que é um defeito de fabrico da Kia porque a ferrugem vem de dentro da chapa para fora e mesmo assim não querem assumir este defeito de fabrico ,espero que a KIA Portugal que tenha mais sensibilidade para como os clientes que compram as suas viaturas e depois não dão a cara pelos erros de fabrico que devem ser resolvidos para o bem da empresa,
Espero que alguém que represente a KIA olhe para o meu caso como um caso com uma solução a vista .

Data de ocorrência: 7 de setembro 2014
KIA
18 de setembro 2014
Exmo. Sr. Luis Martinho,
Agradecendo desde já o seu contacto e a compra dum veiculo da nossa marca, vimos por este meio esclarecer as suas dúvidas.
De acordo com o exposto por Vossa Excelência, adquiriu um veiculo usado e aquando a aquisição de um veiculo nessas condições, há certos aspectos a ter sempre em ponderação nomeadamente o histórico do mesmo.

Nos termos e condições inframencionados, para que a garantia de fabrica seja accionada existem responsabilidades do proprietário que têm de ser seguidas, neste caso especifico ,as inspecções de anti corrosão, conforme está indicado no Manual de Garantia Kia.

Desta forma, por desconhecermos o histórico da viatura, solicitamos que se dirija à entidade vendedora da sua viatura, no sentido de reunir toda a documentação em falta, a fim de fazer a prova das inspecções realizadas junto do Reparador Autorizado Kia por forma resolver a situação.

Certos da sua compreensão .

Apoio ao Cliente
Kia Portugal
MCK Motors, Lda. Quinta da Fonte. Edif. Dª Amélia. Rua Victor Câmara, 2, 1º-A
2770-229 Paço de Arcos
T +351 210344400 F +351 210344499 E apoiocliente@kia.pt
Luis Martinho
31 de outubro 2014
Boa noite ,

De facto houve uma iniciativa de parte do stand da KIA sr. Engº Hugo Santos que me pediu que me deslocasse a oficina da Abrunheira para ver as portas da minha viatura , foi visto por o srº Eng. Hugo mais o chefe de Oficina e mais um colaborador onde tiraram fotografias as portas e ao registo de garantia do veiculo , houve uma resposta imediata pela parte do Engº Hugo em que não havendo os carimbos das revisões não podiam fazer nada , a única solução era mesmo de que eu pagasse a reparação na totalidade.
Sendo assim não me resta outra alternativa em reparar a viatura e venda la obviamente foi a ultima viatura dessa marca que não vou aconselhar a ninguém a comprar porque não ha uma flexibilidade pela parte da KIA em arranjar outras soluções e estamos a falar de um arranjo de 262 euros obviamente para mim é sempre um despesa extra que me custa a suportar mas para uma empresa como a KIA seria uma gota no oceano .Por isso fiquei na mesma se quizer as portas sem ferrugem terei que pagar do meu bolso .
KIA
7 de novembro 2014
Exmo. Sr. Luis Martinho,

Entendemos o seu descontentamento mas de acordo com o que nos referiu adquiriu uma viatura usada, em que a responsabilidade de a viatura estar ou não ao abrigo da garantia relacionada com o cumprimento do Plano de Manutenção.

Cumpre-nos reforçar a informação de que o cumprimento do plano de manutenção preconizado pelo fabricante é da responsabilidade do proprietário e condição fundamental para a manutenção da cobertura de garantia Kia, de acordo com o Manual de Proprietário e registos no Guia de Manutenção e Garantia. O plano de manutenção preconizado pelo fabricante especifica intervalos, quer em quilómetros, quer em tempo, porque de facto há verificações necessárias a componentes que se degradam com o tempo.
Uma vez verificado o plano de manutenção pela Concessão, com o intuito de ir de encontro às suas pretensões, concluímos que o mesmo não foi cumprido por ambos os proprietários , nesse âmbito a situação que nos reporta não poderá ser enquadrada no âmbito da garantia.

Lamentamos não ir de encontro às pretensões de Vossa Exelência.

Apoio ao Cliente
Kia Portugal