45.7
MCK Motors, Lda

KIA - Garantia afinal é só marketing

Valter C apresentou a reclamação
11 de outubro 2019
Há cerca de 1 mês relatei junto da SGS no Montijo uma avaria no botão de abertura da bagageira do meu Kia Ceed cujos suportes em plastico se tinham partido. A marca/importador da Kia para este tópico não levantou grandes problemas. Aproveitei para relatar outras 3 situações presentes na viatura:
- Ruido no extensor do cinto de segurança do lado do passageiro (qdo existe passageiro)
- Pele enrrugada no banco do condutor (apoio lateral da perna esquerda)
- Falta de esponja no mesmo apoio lateral.

Para o primeiro assunto a propria oficina efectuou uma acção de manutenção para tentar eliminar o ruido. Como ando poucas vezes com passageiros esta situação ainda está pendente de validação da resolução mas a oficina disse-me para testar e ver.

Para os outros dois assuntos relacionados com o banco a oficina tirou fotos e enviou para o importador. A resposta dos mesmos é que não iriam permitir a substituição ao abrigo da garantia que supostamente é de 7 anos ou 150 mil Kms tendo o carro 5 anos e pouco mais de 40 mil Kms. Segundo eles os danos devem-se a desgaste, mas não foi isso que me foi vendido. Travões, pastilhas, amortecedores etc. sim é material de desgaste, qualque outro componente é testado pelo fabricante ou fornecedores para durar X tempo, em determindadas condições sendo esse tempo e condições definidas pelo fabricante. Ora não vejo qualquer tipo de detalhe na documentação que possuo do carro onde diz que o componente A, B ou C só é subsitituido se não for usado com pessoas de peso x ou y, ou se apanhar x horas de sol.

Ora tendo isto em conta isto não é mais que publicidade enganosa além do mais a questão da pele já veio assim de fábrica, eu nunca reclamei porque sabia desses 7 anos de garantia e mais valia trocar mais tarde até porque não era algo assim tão grave. Qto à falta de esponja (que só ocorre naquele local e banco) só verifiquei há cerca de 6 meses e não me parece que a esponja evapore ou exerça força mais de um lado que outro. Mais uma vez isto é claramente um defeito de assemblagem e o importador está a fugir à responsabilidade.

E já nem vou falar do dacto de o carro ter 40 mil Kms o que torna a decisão do importador no minimo duvidosa. Qualquer componente automovel é especificado para durar muito mais tempo, qdo tal não acontece deve-se a defeito de fabrico ou instalação.
Data de ocorrência: 11 de outubro 2019
Exmo. Sr. Valter Calado,

De modo a que possamos dar seguimento à análise do seu caso agradecemos que contacte diretamente o nosso departamento de Apoio ao Cliente, através do endereço de e-mail apoio.cliente@kia.pt.

Muito obrigado.

Cumprimentos

22 de outubro 2019
Enviei-vos hoje email a relatar novamente a situação, mais informo que o assunto foi também exposto à DGC (Direcção Geral do Consumidor) bem como à CASA (Centro de Arbitragem do Sector Automóvel).

Aguardo resposta
8 de setembro 2020
Meses se passam sem um contacto ou resolução, uma vergonha
6 de novembro 2020
Mais uns mesitos e continuam sem sequer me contactar. É uma vergonha a garantia e o apoio ao cliente.
16 de dezembro 2020
Exmo. Sr. Válter Carvalho

Foram já atempadamente prestados todos os esclarecimentos relativos a esta situação.

Com os melhores cumprimentos

16 de dezembro 2020