44.6
MCK Motors, Lda

KIA - Garantia anti-perfuração

Adelino Medeiros apresentou a reclamação
16 de abril 2018

Adquiri o meu Kia Rio Diesel em Fevereiro de 2012 diretamente do Stand representante da ilha de São Miguel, Moniz de Sá. Sempre efetuei todas as revisões na marca inclusive as de anti-perfuração. Há cerca de 1 ou dois anos comecei a verificar pequenos pontos de ferruguem no tejadilho do automóvel. Ao deparar-me com essa situação fui então ao representante e a resposta que me foi dado foi que seriam fatores externos a provocar aqueles pequenos pontos de ferrugem e que a garantia não cobria a mesma. Acontece é que os tais pontos de ferrugem têm aparecido cada vez mais e não há nada que me ande a colocar o carro dessa forma a não ser mesmo a má qualidade da chapa ou pintura automóvel. Se andei sempre a pagar pela garantia anti-perfuração não percebo porque a marca não se responsabiliza pelo sucedido. Compreendo se fosse um risco profundo ou algo do género, mas agora pontos que se andam a alastrar, não há compreensão possível. Esse já é o meu 3 carro e inclusive tive outros muito mais antigos em que tivesse essa situação. Não acho justo nem correto pagar por uma coisa que indica que foi causado por fatores externos, e o que acontece é que cada vez tem aparecido mais. Pago sempre as revisões e a marca não ajuda nesse caso. Acho má publicidade da marca. Gostaria de saber se a marca tem vontade de manter um cliente ou não.

Data de ocorrência: 16 de abril 2018
KIA
17 de abril 2018
Exmo. Sr. Adelino Medeiros,

De modo a que possamos dar seguimento à análise do seu caso agradecemos que contacte diretamente o nosso departamento de Apoio ao Cliente, através do endereço de e-mail apoio.cliente@kia.pt, indicando a matricula da sua viatura e o reparador autorizado Kia no qual a viatura foi analisada. Pode ainda contactar-nos através do número 808 500 601 (dias úteis de 2ª a 6ª das 9 às 13h e das 14 às 18h).

Sem outro assunto de momento, enviamos os nossos cumprimentos

Kia Portugal
17 de abril 2018
Boa tarde.

Acabei de enviar email com os dados que me foram solicitados.

Aguardo feedback com máxima urgência.

Melhores cumprimentos.
23 de abril 2018
Boa tarde. Recebi agora email do vosso apoio ao cliente no qual não aceito a resposta e passo a citar email de vocês e minha resposta:

"Exmo. Sr. Adelino Medeiros,

No seguimento da sua exposição analisámos o seu caso em conjunto com o concessionário Moniz de Sá.

Antes de entrarmos em detalhe no caso em concreto gostaríamos de indicar que a inspeção anti-perfuração efetuada pelos concessionários tem como finalidade inspecionar a carroçaria do veículo, de modo a identificar se existem danos ou indícios de oxidação numa fase inicial que necessitem de ser intervencionados, garantindo assim que a correção ocorre antes que a degradação do veículo ocorra.

De acordo com a análise efetuada pelo concessionário, a oxidação que se verifica no tejadilho do seu veículo advém de impactos com objetos estranhos ao veículo (provavelmente com gravilha), os quais fizeram pequenos danos na superficie da pintura permitindo assim que a oxidação da chapa do tejadilho ocorra.

Os danos resultantes do impacto de objectos externos no veículo não é naturalmente responsabilidade do fabricante do automóvel, pelo que a presente situação não poderá ser enquadrada ao abrigo da garantia Kia, uma vez que não se trata de um defeito de fabrico, mas sim de um dano infligido ao veículo.

Face ao exposto lamentamos, mas não poderemos ir ao encontro da sua pretensão. O concessionário Moniz de Sá encontra-se totalmente disponível para efetuar a reparação do veículo pelo que bastará entrar em contacto com este para obter um orçamento de reparação.

Sem outro assunto de momento, enviamos os nossos melhores cumprimentos"

Email de resposta da minha parte:
"Bom dia.

Então conseguem explicar-me como estão a aparecer cada vez mais pontos de ferrugem apenas no tejadilho?

Não existem nenhum no capot nem nem bagageira, apenas no tejadilho. Se fosse realmente de factores externos como por exemplo gravilha, aparecia também nos painéis que referi anteriormente. E pelo que falam parece que o tejadilho é um íman de gravilha para apenas se verificar nessa zona.

Não aceito a vossa resposta de forma alguma. Se fosse os pontos iniciais que fui mostrar diretamente à Moniz de Sá ainda aceitava, mas acontece é que tem aparecido mais pontos.

Não é maneira de manter um cliente satisfeito.

Necessito de melhor resposta e email vai c/c do centro de arbitragem do sector automóvel no qual vou apresentar queixa também junto dos mesmos.

Melhores cumprimentos.

Adelino Medeiros"

Como podem ler no texto, o problema encontra-se apenas no tejadilho e a alastrar para mais ponto. Acho inadmissível da vossa parte colocar as culpas em factores externos enquanto apenas se verifica num painel do carro.
27 de abril 2018
A marca simplesmente não pretende reter um cliente. Dizem que não há mais nada a fazer e que tenho que ser eu a suportar os custos. Simplesmente uma marca a não recomendar a ninguém. Muito bonitinhos novos de fábrica, mas pouco tempo depois começam os problemas! Marca simplesmente não explica nem quer explicar a última parte que vos enviei!!
Adelino Medeiros avaliou a marca
22 de junho 2018

Não aconselho a marca KIA nem muito menos o grupo Moniz de Sá na ilha de São Miguel. A marca é deveras muito fraca e muito mal representada nos Açores, com atendimento ao cliente do mais baixo nível. Os veículos até podem ser muito bonitos mas em poucos anos os problemas constantes aparecem. Apenas coloquei essa situação resolvida porque realmente consegui resolver, vendendo o veículo. KIA nunca mais na vida!

Tambem tenho um kia rio. Sofro do mesmo problema, mas deixei de fazer as revisões, o problema é mesmo de muita ma qualidade de chapa. comprei em 2011 um kia rio novo de fabrica 4 anos depois encontra se com muita ferrugem, interiores de portes, interiores de porta bagagem, etc sitios que mal apanhem agua e contacto com exterior, resumindo esta pior.que a minha outra viatura de 1998

Boa noite.
Fui cliente da KIa de 2013 a 2019 e posso-lhe dizer que na assistência predomina o amadorismo e o desconhecimento. Defeitos desde o km 0 são considerados "normais" até deixarem de ser e apresentarem uma solução em que o cliente tem de assumir a parte do desgaste. Caso para dizer que uma marca que se assume como melhor relação preço/ qualidade, não é nem uma coisa nem outra. Acresce o facto de não ter um pós venda minimamente credível e capaz. Conselho de um desconhecido - mude para uma marca com assistência. Foi o que acabei por fazer. Apenas choro o dinheiro e tempo que perdi em 6 anos. Dava para comprar um de marca reconhecidamente premium.