45.7
KIA45.7
MCK Motors, Lda

KIA - KIA Aprovado? Garantia Kia? Péssimo serviço

Rui Oliveira apresentou a reclamação
8 de fevereiro 2018 (editada a 27 de fevereiro 2018)
Aquiri, no dia 27 de Novembro de 2017, um Kia Rio 1.1 CRDI, de 06/2016, com 41192 kms, com o selo Kia Aprovado, no concessionário MSCAR de Faro. Entre outras razões, fi-lo pela extensa garantia da marca e por uma suposta fiabilidade apresentada em alguns testes/inquéritos.

O sistema ISG nunca funcionou e a meio de Dezembro, menos de um mês depois, a luz do motor acendeu pela primeira vez. Como após uma paragem a mesma desapareceu, pensei tratar-se de algum erro momentâneo.

No dia 28 de Dezembro a luz do motor voltou a acender e pouco depois o carro entrou em modo de segurança. Voltei para casa e contactei o vendedor da MSCAR de Faro que, não tendo conseguido falar com ninguém da oficina, ficou de ligar-me posteriormente. Continuo à espera.

Ainda saí mais alguns dias com o carro sem que o problema voltasse a ocorrer, o que aconteceu no dia 16 de Janeiro. No dia seguinte (dia 17) dirigi-me à oficina da MSCAR em Portimão logo na abertura (ordem de reparação 543159). Entregaram-me o carro ao fim da manhã com a indicação de que haveria humidade em algumas fichas de conexão da centralina o que estaria a provocar erros de leitura. Disseram-me ainda que se o problema voltasse a ocorrer seria necessário deixar o carro para fazer uma limpeza completa das mesmas. Nesse dia, pela primeira vez, o ISG funcionou. Funcionou ainda no dia seguinte, mas no subsequente, dia 19 sexta-feira, já não funcionava e voltou a acender a luz do motor e a entrar em modo de segurança. Marquei oficina na MSCAR de Portimão para dia 31 e pouco andei com o carro (que não voltou a registar o problema durante esse tempo).

Dia 31 de Janeiro de manhã deixei a viatura nas oficinas da MSCAR de Portimão (ordem de reparação 543312). Telefonaram-me à tarde com a indicação de que a centralina teria de ser substituída e que me ligariam quando tivesse a peça. Tal ocorreu na sexta-feira dia 2 de manhã e com a indicação de que seria necessária a segunda chave para a reprogramação. Entreguei a chave na oficina às 14:00. A viatura foi-me devolvida ao fim da tarde.

Hoje, dia 8 de Fevereiro, menos de uma semana depois, o problema voltou a ocorrer e o carro ficou mais uma vez nas oficinas da MSCAR de Portimão. Talvez não fosse a centralina...

CONCLUSÕES:

Era suposto as viaturas Kia Aprovado, para além da garantia de marca (que teria na mesma se fosse vendido por um stand ou um particular), fossem sujeitas a uma rigorosa inspecção. Parece que só no papel, tendo em conta que a primeira manifestação do problema ocorreu pouco mais de duas semanas depois de ter comprado o carro, ou seja, o problema sempre lá esteve; a sua manifestação é que não é constante.

Neste momento passam pouco mais de 2 meses e menos de 2000 kms rodados (devido ao problema usei o carro muito menos do que seria normal). Acresce ainda que resido em Lagos e que cada vez que tenho de deixar o carro em Portimão tenho de fazer 20kms e perder uma manhã ou uma tarde, uma vez que uma das viagens tem de ser feita de comboio.

Nenhuma máquina é imune a problemas, nem as novas. O que conta é a maneira como os mesmos são resolvidos. E neste momento estou já arrependido da compra que fiz. De que servem 7 anos de garantia e ser um Kia Aprovado se os problemas não são resolvidos e não tenho confiança no automóvel e o mesmo passa dias na oficina?

O caso já foi reportado por e-mail ao vosso apoio de cliente, pelo que é escusado a resposta copy/paste com que varrem as reclamações. Não vendo grande vontade da KIA Portugal ou da MSCAR de resolver o problema, serve esta reclamação sobretudo para que potenciais clientes da KIA saibam o que esperar.
Data de ocorrência: 8 de fevereiro 2018
KIA
Exmo. Sr. Rui Oliveira,

O departamento de Apoio ao Cliente da Kia Portugal, tomou conhecimento do seu caso através do contacto que realizou diretamente. Nesse sentido irá receber reposta por essa mesma via.

Sem outro assunto de momento, enviamos os nossos cumprimentos

Kia Portugal
9 de fevereiro 2018
E a resposta da Kia Portugal a todo este imbróglio é...

"lamentamos naturalmente que tenha acendido uma luz de alerta no seu veículo.
No seguimento desta situação, solicitamos que agende com o seu concessionário o diagnóstico ao veículo.
A Kia Portugal irá disponibilizar o seu apoio técnico, caso o seu concessionário assim venha a considerar necessário.
Sem outro assunto de momento, enviamos os nossos cumprimentos"

Se se dessem ao trabalho de ler as reclamações, e a sequência de e-mails e não apenas o último, saberiam que a viatura já está no concessionário. Pela terceira vez e com o mesmo problema. E receio que não seja a última.
KIA
Exmo. Sr. Rui Oliveira,

A sua viatura esteve hoje no concessionário onde foi rapidamente corrigida a anomalia do veículo, tendo a mesma sido já entregue ao seu proprietário.

Sem outro assunto de momento, enviamos os nossos cumprimentos

Kia Portugal
10 de fevereiro 2018
Caros senhores,

Devem ter entregue o carro a outra pessoa então, uma vez que fiquei de ir levantá-lo na segunda-feira.

Quanto à anomalia estar corrigida, é algo que só considerarei depois de fazer 1000 kms sem que o problema volte a ocorrer. Na semana passada a anomalia também era suposto ter sido corrigida com uma nova centralina.

Cumprimentos
RH
25 de março 2018
Ainda ninguém me justificou como é possível um usado aprovado pela marca ser entregue com um problema, mas o dito foi resolvido à terceira pelo concessionário, apesar deste não responder a reclamações feitas por e-mail e carta, o que indicia um péssimo serviço de atenção ao cliente.
Registo no entanto as diligências da Kia Portugal para que o problema fosse resolvido. Espero que após este início atribulado possa evoluir para uma relação de confiança com a marca.
Rui Oliveira avaliou a marca
25 de março 2018

Tirando o facto de não me justificarem como é possível um usado aprovado pela marca ser entregue com um problema, a Kia Portugal foi extremamente diligente na tentativa de que o problema fosse resolvido pelo concessionário.