45.7
1 Mazda 83.7
2 Volvo 74.7
KIA45.7
MCK Motors, Lda

KIA - Kia Ceed nova com travão eixo traseiro encostado gera ruído e desgaste prematuro

Vasco Silva apresentou a reclamação
22 de julho 2016

Sou utilizador de uma carrinha Kia Ceed.

Tem atualmente cerca de 32.000 Kms.
Já teve que levar a substituição da bomba de travão do eixo traseiro esquerdo, aos 7.000 Kms, e teve que levar pastilhas traseiras na revisão, aos 30.000 Kms.

A viatura desde nova que circula com as pastilhas do eixo traseiro encostadas ao disco. Levantei o problema diversas vezes, nos primeiros Kms visto não achar normal ouvir pastilhas a raspar no disco numa viatura nova, mas o Stand sempre me indicou ser normal.

Por volta dos 7.000 Kms, piorou, aumentou a fricção no disco ao ponto de aquecer a jante. Nessa altura, a oficina lá teve que admitir que exisita um problema tendo trocado a bomba de travão traseira esquerda. Andou alguns Kilómetros melhor, mas voltou à fricção.

Quando fui colocar a viatura na revisão, voltei a reclamar desta questão. Era visível que a roda estava novamente travada, tendo ficado o respetivo problema anotado na folha de serviço.

Ainda no mesmo dia, fui contactado pela oficina para pedir a autorização da substituição das pastilhas. Confirmei que, se de facto estavam gastas teriam que ser substituídas, para não danificar outros componentes, mas reclamei de imediato! Pedi a atenção da oficina, pois atendendo ao historial da viatura, em que aos 7.000 Kms teve a substituição de uma bomba de travão, e aos 30.000 está novamente a travar a roda, leva obviamente ao desgaste anormal das pastilhas.
Solicitei a apreciação desta situação pela oficina, ou eventualmente se fosse conveniente, esacalar a situação para a Kia Portugal.

No dia seguinte, ao levantar a viatura fiquei desapontado verificando que não foi dada qualquer atenção à situação que reportei, tendo sido normalmente faturado o serviço de substituição de pastilhas.

Apresentei o meu desagrado ao rececionista, e que considero anormal um desgaste das pastilhas aos 30.000 Kms.
Apresentou algumas justificações, novamente sem nexo, desde,
a) ser o sistema de travão de mão elétrico que fazia gastar mais porque as pessoas arrancavam sem destravar o carro - pergunto eu, quantos Kms fazem as pessoas sem destravar o carro para ser este o motivo do desgaste anormal?
b) estes carros gastam mais atrás, porque o sistema de travagem trava mais no eixo traseiro que o dianteiro -
c) o carro gasta mais atrás por causa do sistema ESP.
... entre outras.
Após alguma discussão, apresentei mesmo um vídeo que gravei antes da viatura ir para a revisão, onde é possível verificar a prisão na roda. Disponibilizo o vídeo no seguinte link:
Após tudo isto, o rececionista lá referiu que "de facto as viaturas com travão de mão elétrico gastam mais pastilhas que as que têm travão normal"...
Este acabou também por sugerir reportar a situação à Kia.

Relativamente ao problema, após levantar a viatura da revisão estava OK. Atualmente, em que já circulei cerca de ~2000 Kms, por vezes já oiço novamente a fricção das pastilhas...

Descrevendo toda a situação, pedia a atenção e resolução da Kia Portugal e Santogal para este problema, nomeadamente:

a) Na emissão de uma nota de crédito relativa ao valor da substituição das pastilhas. Conforme descrevo e documento acima, é claro que o desgaste anormal é devido a um problema técnico.

b) Na resolução definitiva do problema do sistema de travagem: Agradeço que a viatura seja devidamente intervencionada até que este problema fique resolvido. Acima quando indico que creio ser um problema nesta série, é devido ao facto de vários proprietários Kia Ceed com travão elétrico se queixarem deste problema. Aparentemente este problema não acontece no sistema de travão normal, tal como me confirmaram na oficina. Se necessário para a resolução deste problema, estou disposto a aceitar a subsituição do sistema de travão elétrico, pelo tradicional, desde que funcione corretamente.

Caso este problema persista quero salientar que, ainda que a Kia substitue gratuitamente as pastilhas, continuo a ser prejudicado, pois para além do desgaste excessivo das pastilhas existe também:
1) Maior consumo de combustível, pois a viatura circula com maior atrito;
2) Maior desgaste nos pneus, pois a roda em causa vai constantemente em travagem;
3) Pior performance do carro, devido também ao maior atrito.

A lamentável resposta quer da Kia, como da Santogal é que não há qualquer problema com a minha viatura, a fricção na roda é normal, e gastar as pastilhas traseiras aos 30.000Kms também é, ou seja, para a KIA e Santogal não existe qualquer problema na viatura.

Peço a vossa apreciação para a situação acima ficando aguardar o vosso feedback.

Data de ocorrência: 22 de julho 2016
KIA
26 de julho 2016
Exmo. Sr. Vasco Silva

Agradecemos o seu contato que mereceu a melhor atenção.

Constatamos que a atual exposição é um reforço de uma anterior, que já tivemos ocasião de averiguar aprofundadamente, em conjunto com o Concessionário Santogal em Alfragide.

Reiteramos o fato de não ter sido detetada nenhuma anomalia e que a viatura se encontra em perfeitas condições de funcionamento.
Tambem já lhe foram prestados anteriormente, esclarecimentos detalhados acerca do funcionamento do sistema de travagem.

Assim, nada mais temos acrescentar neste momento.
No entanto, reiteramos tambem que a sua viatura usufrui de uma longa garantia de 7 anos ou 150.ooo kms, e que naturalmente, qualquer defeito de fabrico ou montagem que venha a ser confirmado, será objeto de reparação ao abrigo da mesma.

Sem outro assunto de momento, nos subscrevemos

Com os melhores cumprimentos

Apoio ao Cliente
Kia Portugal
27 de julho 2016
Em resposta ao apoio de cliente,

É verdade que esta reclamação é um reforço da anterior, pois tal como expressei anteriormente, considero inaceitável e lamentavel a vossa posição.

Aquando da revisão, apresentei um problema que persiste desde que a viatura é nova - fricção do travão. Volto a deixar o vídeo como prova da fricção da roda:

É completamente inaceitável:
a) Indicarem que é um comportamento normal. Como consideram esta fricção normal?
b) Ter-me sido debitada a substituição das pastilhas. O desgaste anormal exagerado é derivado do problema que relato. Não devo ser eu a suportar os custos de uma manutenção adicional devido a um problema de fabrico.

Relativamente à garantia, creio que será melhor nem referir, pois a situação em causa é um problema que deveria ser resolvido no âmbito da garantia e a posição da KIa é rejeitar o problema.

Como podem ver abaixo, são apresentadas mais 2 queixas idênticas, sendo de realçar que esta queixa foi publicada apenas à 5 dias atrás!

Este é um problema comum e conhecido, nos fórums Kia, a maioria dos clientes com a variante de travão elétrico do KIa Ceed apresentam desagrado.

Certamente que os senhores conhecem o problema, bem melhor do que eu como representantes e especialista, e não valerá a pena estar novamente a prová-lo.

O que peço aqui é que tenham o profissionalismo de o assumir e propor soluções, e aí sim, estarão em posição para poder afirmar que oferecem uma garantia decente.

Atentamente,
KIA
26 de agosto 2016
Exmo. Sr. Vasco Silva,

a situação que aqui apresentou, e que já era do nosso conhecimento pelas outras vias de contato que estabeleceu conosco, não é uma anomalia ou um defeito de funcionamento do sistema de travagem da sua viatura. O modo de atuação do sistema de travagem deste modelo foi concebido para operar com caraterísticas próprias de funcionamento, não existindo qualquer defeito de fabrico.

A sua viatura já tinha sido analisada pelos técnicos do concessionário, não tendo sido identificada qualquer anomalia no sistema de travagem. No entanto, dada a sua persistência sobre esta situação, e por descargo de consciência, foi agendada nova verificação da viatura no concessionário, a qual foi acompanhada por um técnico do nosso departamento técnico. O diagnóstico foi efetuado, tendo sido confirmado o correto funcionamento deste órgão de segurança, estando o mesmo de acordo com as caraterísticas definidas pelo fabricante para o funcionamento do sistema.

Face ao exposto, e estando a sua viatura operar normalmente, nada mais temos a acrescentar.

Sem outro assunto de momento, enviamos os nossos cumprimentos

Gabinete de Apoio ao Cliente Kia Portugal
Vasco Silva avaliou a marca
26 de agosto 2016

Conforme refiro desde o início desta reclamação, é inaceitável a posição e comportamento da Kia. A resposta é a mesma para todos os proprietários "é normal". Sem qualquer análise técnica, às viaturas, a KIA sabendo apenas que este modelo gasta as pastilhas em média aos 20.000 KMS deveria ser motivo mais que suficiente para fazer o Re-call e resolver o problema que, em vez disso, prefere continuar a negar. Partilho o meu desagrado relativamente a esta marca, e fico totalmente desiludido relativamente à "suposta" garantia de 7 anos, pois prevejo que no surgimento de novos problemas o tratamento dado pela Kia seja o mesmo - rejeição do problema. Para mim, com este episódio posso apenas concluir que existe falta de qualidade e excelência nesta marca, De um utilizador desapontado com a marca, Vasco Silva

É uma VERGONHA, para uma marca que pretende marcar posição no mercado.

Eu também tenho um Kia Ceed 2014 com travão elétrico e vivo com o mesmo problema, já tive de trocar pastilhas antes dos 30 000Kms, conduzo com vergonha devido ao ruído constante dos travões num carro novo, já reclamei por várias vezes mas a resposta que me dão é a mesma: "ISSO É NORMAL NESTES CARROS". Para as oficinas é claro que é normal, até seria mais normal substituir as pastilhas a cada 1000Kms e discos aos 2000Kms (€€€€€€); O que não é normal é a própria Kia não assumir este "defeito" e nada fazer para o solucionar.

Existem muitas outras marcas com travão elétrico e sem o prematuro desgaste das pastilhas traseiras, daqui é fácil deduzir que existe um defeito, seja de material ou de afinação do sistema.

SENHORES DA KIA, SERÁ QUE NÃO TÊM OLHOS NA CARA?

A satisfação dos clientes deveria estar em primeiro lugar, é assim que se ganha posição no mercado.

Caros,

Partilho do mesmo problema que vocês também reportam, estou interessado em reunir o maior numero de queixosos, para submeter uma queixa directamente ao fabricante e no caso de não obter uma resposta, encaminhar esta queixa para o gabinete dos consumidores europeus.
Trata-se claramente de um problema de concepção do sistema do travão de mão eléctrico, que estão a tentar silenciar, e conseguiram enquanto estivermos isolados.
Neste momento estou tentar contactar outros proprietários no espaço europeu, pois existem relatos noutros paises.
Juntos teremos uma voz mais forte, e tentaremos dar voz e notoriedade a esta situação.

Deixo algumas notas relativas a uma outra resposta do importador a uma questão semelhante.

Resposta do importador:
“No âmbito do serviço de manutenção realizado…o sistema de travagem foi avaliado, não tendo sido detectada nenhuma não conformidade.
De acordo com as características técnicas da viatura em causa, o desgaste evidenciado nas pastilhas de travão encontra-se dentro do intervalo de quilometragem conhecido para este modelo.”

O meu problema de fundo com esta resposta é o seguinte, “encontra-se dentro do intervalo de quilometragem conhecido para este modelo.”, esta resposta que parece ser algo de normal, é na verdade a assumpção de que existe um problema, pois ao afirmarem que efectivamente esta situação ocorre na maioria das viaturas estão a reconhecer que não se tratam de casos isolados mas sim da norma, ora e é aqui que eu me quero focar em alguns pontos:
1. O facto de uma situação ocorrer em todas as viaturas, não quer dizer que é normal, estabelece isso sim que de facto não se trata de uma situação ocasional
2. Definamos pois normal, normal para quem?
a. Normal para o consumidor? Certamente que não é, pois vai contra todo o bom senso e experiência enquanto proprietário de várias viaturas, em que a norma é um desgaste 2 a 3 vezes superior no eixo dianteiro. Numa era onde os fabricantes lutam para encontrar todas as optimizações para aumentar a eficiência e diminuir os consumos, certamente um comportamento que gera atrito numa viatura não é normal.
b. Normal para o concessionário? Admito que sim pois facturar cerca de 100€ (material mais mão de obra) por cada revisão certamente é apelativo, para já não falar que a cada 2 ou 3 mudas de pastilhas teremos de adicionar discos, pois estes pelas leis da física e do bom senso também se estão a desgastar prematuramente, o que deverá acrescentar mais 200 ou 300 euros ao valor da manutenção.
c. Normal para o Importador? Depende de que tipo de importador estamos a falar. Se estamos a falar de um importador que não é subserviente ao fabricante e que defende intransigentemente os seus clientes, se sim então não deveria ser normal. Outro tipo de importador? Bem nesse caso tudo é normal.
d. Normal para o fabricante? Num mundo economicista onde ninguém assume os seus erros, e onde o lucro é o único objetivo, diria que sim que é normal. No entanto para um fabricante que faz apanágio da sua fiabilidade, tanto que a garante com 7 anos, e que afirma que a satisfação dos seus clientes está no centro da sua politica de clientes ” Customer satisfaction management is a management philosophy that bases the survival of the enterprise on satisfying the needs of customers and making management decisions from the perspective of customers. In other words, the management activities focus on satisfying the customers needs for products or services so as to increase the repurchase rate and maintain customer preference”, certamente para um fabricante com este tipo de politica esta situação não é normal.
3. Se por um momento assumirmos que tudo isto é normal, então subsistem algumas perguntas intrigantes:
a. Se esta situação é considerada normal e efetivamente a maioria das viaturas necessitam de efetuar esta substituição, porque não consta ela do plano de manutenção? No mínimo o que se exigiria era uma informação ao cliente que tal era muito provável vir a acontecer, e a apresentação do respetivo valor estimado.
b. Porque motivo desvalorizou o chefe de oficina esta questão quando lhe foi exposta? Seguramente se é normal existem instruções para informar devidamente os clientes desta situação, pois existem vários clientes a reclamar como é facilmente percetível após uma consulta rápida na internet.
c. O mesmo se pode dizer relativamente à informação comercial prestada ao cliente, se a viatura está equipada com um sistema (travão de mão elétrico) que potencia esta situação, porque motivo não se faz a gestão de expectativas do cliente?

Boa noite caros sr.
Estou exatamente com o mesmo problema, tenho uma Kia ceed 2017 mês junho, e ao fim de pouco tempo, não me recordo bem, notei uma chiadeira do tipo pastilhas gastas, com 1000 km não pode ser, andei atento, e o problema não parou, informei a Santogal Loures onde comprei a viatura nova, no consesionario Kia, e até hoje com 8000 km nada foi feito, nunca me deram resposta para tal, agendei peritagem para início de Maio, para que seja resolvido este problema que pelo que vejo é crónico, mas a Kia faz ouvidos de marcador, o caminho judicial será o único meio para esta situação, juntando todos os clientes insatisfeitos com o mesmo problema, tenho vergonha caros srs. de andar com a minha carrinha Kia ceed gt line 1.6 diesel 2017, mais parece uma carroça a chiar por todo lado, tenho ainda o vidro do lado do condutor,que ao baixar um pouco vibra e dá estalos, ainda ouso por vezes um estalo leve que seja na direção, não é sempre mas por vezes lá faz um estalo, estou completamente descontente com a viatura e marca KIA, espero ver em breve a resolução para todos estes problemas, é faço um apelo a todos os proprietários destas viaturas que nos juntemos para que seja feito a justiça, aguardo para que no dia 8 de Maio de 2018, quando for deixar a minha viatura á Santogal Loures, todos estes problemas sejam resolvidos, não recorrendo assim a outras instâncias judiciais.
Atenciosamente

Muito boa tarde, tenho um Kia ceed grande line de 2016 é revejo-me exactamente na mesma situação. Tenho um som constante de pastilhas a roçar nos discos traseiros, na revisão dos 30 mil levou um jogo de pastilhas novos (100€) e a justificação dada foi exactamente a mesma, que era normal, que era devido a ao travão eléctrico. Partilho da ideia já aqui dada de juntarmos o maior número de pessoas e dirigir uma queixa a quem de direito. Além do problema do sistema de travagem, tenho também o do vidro que ao abrir pouco vibra e do volante dar estalos ao virar para a esquerda, principalmente em dias mais frios.
Deixo aqui os meus contactos para possível troca de ideias, Tiago Crespo 938499033, tcrespo16@gmail.com.

Bom dia. Tenho a mesma questão numa Kia Cee'd GT Line 136 de 2017. Trocas de pastilhas a cada 15.000 km, a primeira vez dias depois de ter feito a revisão e não ter sido detectado nada, e agora troca de discos traseiros aos 45.000 km. De facto não sai barato a manutenção da Kia, bem como o desgaste destas peças ser recorrente, e bem longe do de outras marcas, não parece normal. Melhores cumprimentos,