43.0

KIA - KIA Ceed's problema nas pastilhas

Luis Botelho
Luis Botelho apresentou a reclamação
12 de novembro 2016

após contacto com o representante da KIA - Porto à cerca de 2 meses e meio atrás, devido a um problema com as pastilhas de travão que na altura da entrega da carrinha já teriam verificado que era necessário trocar após diagnóstico e antes da entrega que demorou 1 mês a ser preparada e mesmo assim foi-me entregue sem completarem a preparação desde limpeza dos estofos, onde entregaram a carrinha com marcas nos estofos que notou-se claramente que andaram a usa-la para fazer transporte de objetos compridos, pois notava-se que tinha sido algo que atravessava desde a parte de trás da carrinha até a parte da frente do lado do passageiro tendo sujado todos os estofos, e enquanto a carrinha esteve no salão de exposições da JOP riscaram a lateral da carrinha, a justificação para a demora da entrega da carinha foi que tinham tido muitas vendas e tinham muitos carros para preparar daí ter demorado a entrega.
Finalmente no dia da entrega fui informado junto da receção da oficina, que ía haver a necessidade de voltar a ser chamado á oficina pois devido ao imenso trabalho na oficina não tiveram tempo de lavar corretamente os estofos tendo só na altura um funcionário vindo com um pano e um líquido para tentar remover as manchas, que acabaram por não sair na totalidade e como tinha de voltar lá para trocar as pastilhas faziam tudo nessa altura inclusive polir o carro para tentar remover o risco que tinha na lateral traseira.
E assim o fizeram passado uns dias ligaram-me a marcar o dia e passado 2 ou 3 semanas levei o carro oficina no dia marcado trataram da limpeza dos estofos ( tive que voltar lá porque ainda tinha algumas manchas), e levaram o carro para uma oficina em Matosinhos do grupo JOP para polir o carro e pensei eu que iriam trocar também as pastilhas como tinham dito que inicialmente até ia lá principalmente para trocar as pastilhas e após reclamação dos estofos e o risco tratariam de tudo. (e segundo o funcionário que que iam tratar de tudo para ficar tudo direitinho e assim levava o carro impecável, frase citada pelo funcionário)
Acontece que passado 8 meses e percorrido cerca de 9000km as pastilhas começaram a dar sinais de que estariam gastos, sinal esse de um som agudo sempre que travava chiava, sinal indicador que estaria no fim, após me dirigir à JOP marcaram um dia para lá ir cerca de 3 a 4 dias depois lá estava eu na JOP (inicio do mês de Setembro) desmontaram as rodas e verificaram que realmente estavam as pastilhas gastas, senti-me enganado e fui reclamar junto do funcionário da receção que me informou que não percebe o que se possa ter passado e que o vendedor que me vendou a carrinha estava de férias e o responsável da oficina também que teria de aguardar que voltassem de férias para tentarem perceber o que foi feito pois não havia nenhum registo que a carrinha tinha lá entrado após a venda, nem mesmo para limpeza dos estofos nem como a ida à oficina a Matosinhos levado por alguém da JOP para o polimento e eliminar o risco.
Após regresso do vendedor e do responsável da oficina nada foi feito, nem tinham explicação para nada porque ninguém se recordava de nenhuma dessas situações exceto o vendedor que foi o único que dignamente me foi dizendo as verdades que realmente não havia registos mas que se lembrava que a carrinha voltou lá para resolver uns problemas e que ía tentar falar com a parte comercial para tentar resolver o problema, e assim que teve uma resposta disse-me que não deram autorização para trocar as pastilhas a cargo da JOP que teria de ser eu a suportar o custo que me conseguia um desconto, em vez de me andar a enrolar como o engenheiro responsável da JOP que após reunir 2 a 3 vezes com ele e explicar o problema que não tinha nada para me dizer que a única coisa que podia fazer era fazer um desconto de 10% e que tinha de ser eu a falar com o vendedor para resolver o problema , ( mas que raio de responsável é este que despacha os problemas para os outros em vez de os tentar resolver para agradar o cliente já que mais ninguém estava capaz de me resolver o problema, este senhor teve uma atitude indecente assim como teve com outro cliente de um Seat fr com um problema multimédia á já cerca de 6 meses e já um pouco exaltado esteve também lá nesse mesmo dia, que até se ria na cara do outro cliente, vergonhoso simplesmente vergonhoso, em vez de tentar acalmar o cliente ainda se ria na cara do cliente. esta atitude valeu-lhe uma reclamação escrita no livro per parte desse cliente.
Concluindo saí de lá sem me resolverem o problema e após 2 meses e meio ando eu com as pastilhas gastas sujeito a ter um acidente pondo em risco o meu bem estar assim como os outros. tendo após algumas conversas com o vendedor que iria tentar mais uma vez marcar uma reunião entre a parte comercial e eu para tentar chegar a uma solução entretanto mais ninguém me contactou desde o inicio do mês de setembro que ando a tentar resolver um problema que deveria ter sido corrigido logo desde o inicio da compra em outubro de 2015. claro que neste momento o carro já conta com mais quilómetros pois é o único carro que tenho no momento para trabalhar e certamente os discos também por consequência também já estarão riscados, afetando ainda mais a travagem, pondo-me ainda mais em risco.
espero que a KIA ou a JOP resolva este problema.

Data de ocorrência: 12 de novembro 2016
KIA
14 de novembro 2016
Exmo. Sr. Luís Botelho,

Acusamos a recepção da sua exposição, a qual mais não é do que a repetição do assunto que nos encaminhou por outro canal de comunicação.

Iremos analisar a presente questão com o concessionário em causa prestando-lhe a resposta a este caso pelo outro canal de comunicação por si utilizado.

Sem outro assunto de momento, enviamos os nossos cumprimentos

Gabinete de Apoio ao Cliente
Kia Portugal