45.7
MCK Motors, Lda

KIA - KIa Picanto GPL

Bruno Leitão apresentou a reclamação
18 de maio 2018

Em janeiro de 2017 adquiri um KIA picanto GPL no concessionário Santogal.
Em março do mesmo ano e com 4000 kms realizados acendeu a luz de avaria do motor tendo. A viatura foi para o concessionário e foram substituídos os injetores.
Apesar de ser estranho, aceitei a situação.
Desde então a viatura tem estado em condições.
Na passada semana, agora com 30000km, a luz do motor voltou a acender e a viatura passou a circular maioritariamente a Gasolina não fazendo a passagem para GPL.
Tendo isto em conta, no dia 10/05 fui ao concessionário Santogal para a viatura ser vista, não havendo disponibilidade, ficou agendada uma intervenção para o dia 01/06 pois foi-me dito que podia circular (a luz de avaria não está sempre acesa).
Nesse mesmo dia, a luz voltou a acender (e não passava para GPL), contactei a Santogal e pedi que a viatura fosse recebida antes o que aconteceu no dia 14/05.
Neste dia a viatura foi deixada na Santogal Areeiro.
Depois disto foram realizados os seguintes contactos:
* 14/05 (parte da tarde) - contactei a oficina e fui informado de que estavam a fazer testes, não havendo novidades;
* 15/05 - Fui contactado pela oficina a informar que poderia levantar a viatura, mas que esta só circulava a Gasolina pois ainda estavam a analisar o motivo da avaria. Recusei-me a levantar a mesma pois os custos de circular a Gasolina são bastante superiores aos de circular a GPL;
* 15/05 - Enviei email para a KIA a expor esta situação, não tendo tido até agora resposta ao email;
* 17/05 - Voltei a consultar o concessionário e foi-me dito que continuam a fazer testes. Coloquei assim a seguinte questão: se tivesse levantado a viatura como foi dito, como faziam os testes? não tive resposta;
* 17/05 - Contactei telefonicamente o Apoio ao Cliente da KIA, tinha conhecimento do meu email, sendo que a informação que me deram foi: "a viatura terá de ser vista por um técnico oficial da KIA (por ser reincidente) e estamos a tentar conciliar a disponibilidade dele e da oficina para ser marcado";
Alertei para o facto de estar sem viatura, foi-me respondido que "o concessionário já me tinha dito que podia levantar a Viatura".
Após isto questionei como seria se a tivesse levantado sem estar resolvido o problema e como faziam os testes. Se tinha que lá ir de cada vez que fosse preciso, e quem pagaria as deslocações e faltas ao trabalho: Não tive resposta.

Data de ocorrência: 18 de maio 2018
KIA
18 de maio 2018
Exmo. Sr. Bruno Leitão,

O nosso departamento de Apoio ao Cliente tem conhecimento da exposição que apresentou diretamente a esse departamento por e-mail, pelo que irá receber uma resposta por essa mesma via.

Cumprimentos

Kia Portugal
22 de maio 2018
Agradeço a vossa rápida resposta nesta via, no entanto já passou uma semana desde que enviei o email (15/02) e continuo sem carro, sem justificação e sem resposta ao meu email.

22 de maio 2018
Novo desenvolvimento:
Recebi neste momento um contacto da oficina (Santogal Areeiro) a dar conta que o meu carro irá amanhã (23/05) entrar em reparação.

Passaram 7 dias e agora é que vai entrar em reparação???

O problema foi identificado, resolução: injetores novos. Tendo em conta que já é a segunda vez que são substituídos no espaço de 14 meses - 30000 km, qual a justificação que dão?

É esta a fiabilidade que a KIA apregoa na sua publicidade e nas suas vendas?
15 de maio 2020
Dois anos e 40000km depois a a história volta a repetir-se...
Luz laranja do motor voltou a acender e a viatura passou a circular maioritariamente a Gasolina não fazendo a passagem para GPL.

Sendo este um problema que vem desde o inicio da viatura (3ª vez que acontece, nas duas anteriores foi-me dito que tinham substituído os injetores) e como neste momento não posso ficar sem viatura, contactei (telefone e email) diretamente o apoio ao cliente da kia, simpaticamente disseram-me que tinha de ser tratado com o "reparador autorizado".

Contactei o "reparador autorizado", só consegue receber a viatura no dia 21/05 para ser feito o diagnóstico, sendo que não sabe o tempo que o diagnóstico demora a ser feito - fico sem viatura...

Contactei novamente o "apoio ao cliente": "no que concerne à viatura de substituição, o âmbito da garantia KIA apenas visa a restituição da conformidade do seu veículo, na eventualidade do mesmo apresentar algum defeito de material ou fabrico, ou seja, a garantia do fabricante não confere a cedência de uma viatura de substituição"

Quando comprei a viatura, era suposto ela estar boa... 2 meses depois avaria.
Avaria resolvida, passa um ano, volta a avariar, e com o mesmo problema, não acho que seja normal.
Mais estranho ainda é agora voltar acontecer o mesmo, e argumentarem com as condições da garantia.

Penso que uma viatura ter três vezes o mesmo problema, é uma exceção, pelo que peço que este caso seja tratado como tal e seja criada também uma exceção no apoio ao cliente para colmatar os sucessivos defeitos / erros da viatura.

Boa noite, já resolveu o seu problema? Também comprei um Kia Picanto a GPL em Fevereiro de 2017 e ao fim de 2 meses deixou de funcionar a GPL, de momento o sistema GPL funciona, mas não funciona com a quantidade minima de GPL, e permite que o deposito leve mais de 80% da sua capacidade, o concessionário onde comprei o carro recusou-se a reparar o veiculo e a Kia Portugal proibiu a reparação do mesmo em qualquer uma das suas oficinas/concessionários da marca, sendo de salientar que onde comprei o veiculo pelo menos até março de 2018 nem licenças de utilização tinha, tanto do concessionário como da oficina e de acordo com o relatário do SEPNA-GNR repara os carros ã revelia do IMT, cheguei ao ponto de me oferecer para pargar a reparação do mesmo por quem sabe, mas a resposta do concessionário foi se o fizesse perderia de imediato os 7 anos de garantia,assim vi-me forçada a processar o concessionário e o julgamento vai ser realizado nos próximos dias, começo a creditar que estes carros têm algum problema, mais carros com o mesmo problema? Será que podia testar o seu carro e verificar se realmente funciona de acordo com a norma europeia?