Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Tempo Médio de Resposta
98,5%
Taxa de Solução
25,4%
Média das Avaliações
33,8%
Taxa de Retenção de Clientes
23,5%
Ranking na categoria
Automóveis - Marcas
1 Mazda 77.3
2 Jeep 76.4
...
KIA34
MCK Motors, Lda

KIA - Pedido de cumprimento de condições de garantia

Resolvida
Amélia Maria Cruz Silva
Amélia Silva apresentou a reclamação
8 de novembro 2014

Venho por este meio solicitar um esclarecimento e uma resolução para a situação que passo a expor.
Adquiri em Abril de 2014 um Kia Ceed, a um familiar, a viatura em questão, Kia Ceed S Coupé, cor branca, foi adquirida nova em Junho de 2011 e sempre assistida no concessionário da marca, no Montijo.
Algum tempo após a compra verifiquei a existência de pontos de ferrugem ténues por toda a viatura em geral e sinais de ferrugem e corrosão mais acentuados no tejadilho da viatura e capot.
Como entretanto, devido à quilometragem, realizei revisão do fabricante no concessionário da marca, e tendo em conta que a garantia é de 7 anos, apresentei a situação ao representante Kia do Montijo. Foi-me dito que era necessário um relatório técnico, sendo o mesmo agendado, e ter as revisões da viatura em dia, tendo sido de imediato tiradas cópias do manual de revisões, para proceder à reparação da corrosão existente.
Em Setembro foi enviado um relatório técnico ao concessionário do Montijo confirmando a existência de ferrugem no tejadilho e capot, resultantes de pancadas de gravilha e aconselhando reparação segundo indicação do fabricante.
Conclusão e resposta do concessionário Kia do Montijo, “ não é da responsabilidade da marca a ferrugem”.
Embora não conteste o facto de a gravilha poder bater na chapa do veiculo, creio que esta situação acontece com qualquer veículo que ande na estrada em circulação, mas não tenho conhecimento de ser comum, após apenas três anos de utilização, serem visíveis pontos de ferrugem e tantas falhas na pintura, por todo o carro, como é o meu caso.
O último carro que tive nem ao final de 10 anos apresentou um desgaste exterior semelhante.
Questiono que tipo de garantia anti corrosão é prestada pela marca se após três anos já se encontram argumentos para não proceder á reparação da chapa. Será que a garantia só é válida caso o veículo seja adquirido e fique guardado dentro de uma garagem, sem circular, sem se expor ao que chamam de “poluição atmosférica”, sem se expor à “gravilha” da estrada.
Ex.mos Srs. acho que não basta apregoar garantia superior às outras marcas concorrentes é necessário assumir responsabilidades e não servir um concessionário somente para vender e fazer revisões, bem pagas, durante um período de tempo alargado.
Agradeço uma resposta a esta situação com a brevidade possível.

Data de ocorrência: 8 de novembro 2014
KIA
12 de novembro 2014
Exma. Sra. Amélia Silva,

Na sequência da sua exposição e de acordo com a informação prestada pelo Concessionário sobre o presente caso, vimos, também por este meio esclarecê-la.

De acordo com o procedimento correcto do Concessionário SGS Car Montijo, foi pedida uma analise a um fabricante de Tintas para Automóveis, a qual identificou que os danos foram provocados por um agente externo.
Informação referente a este tipo de situações, está contemplada no Manual de Garantia e Registos de Manutenção da sua viatura.

Neste âmbito, tal como foi comprovado no relatório e explicado pela Concessão, a Marca não se pode responsabilizar por danos provados por agentes externos.

Certos da sua compreensão.

Com os melhores cumprimentos,

Apoio ao Cliente
Kia Portugal
Amélia Silva
18 de novembro 2014
Portanto, gravilha no tejadilho e causa ferrugem. Se não fosse gravilha era "poluição atmosférica" como tão pomposamente os senhores gostam de referir. Todos os carros que circulam na estrada estão sujeitos aos mesmos "factores externos" e não tenho conhecimento que ao fim de três anos os proprietários se queixem de ferrugem. Porque não falar de má qualidade de pintura ou de deficiente tratamento de chapa antes da aplicação da tinta, ou de ambos.
...e assim fico a conhecer a verdadeira dimensão de uma garantia Kia.
KIA
21 de novembro 2024
Assunto: Encerramento da sua reclamação no Portal da Queixa

Caro/a Amélia Maria Cruz Silva

Agradecemos o tempo que dedicou a reportar a sua situação através do Portal da Queixa.

É a nossa prioridade oferecer um canal de comunicação que promova a resolução de problemas entre consumidores e empresas.

Contudo, tendo sido prestados os esclarecimentos pela via adequada, iremos dar como resolvida a reclamação neste canal.

Reiteramos o nosso compromisso em continuar a ser a ponte entre consumidores e empresas, e esperamos poder ajudá-lo/a em futuras necessidades.

Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional através do endereço de e-mail apoio.cliente@kia.pt e/ou da linha Apoio a Clientes Kia, 808 500 601.

Com os melhores Cumprimentos,
Kia Portugal
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
18 de novembro 2014

Marca mal escolhida, azar nosso...

É a Garantia KIA no seu melhor...

Aconteceu o mesmo ao meu kia. O problema é dos utilizadores... a marca nunca tem culpa... KIA nunca mais

Situação nunca assumida ou solucionada pela Kia. Péssima assistência no pós venda, marca que não recomendo!

O Portal da Queixa considera a situação resolvida mas eu não considero que tal tenha ocorrido.

Mentira, o Portal da Queixa presta um péssimo serviço, decide considerar resolvidas situações que NUNCA o foram, à revelia do queixoso.. Ficam também apresentados quanto à sua inutilidade!

Mentira, o Portal da Queixa presta um péssimo serviço, decide considerar resolvidas situações que NUNCA o foram, à revelia do queixoso.. Ficam também apresentados quanto à sua inutilidade!