45.7

Kia - Tablier com defeito de fabrico

Luis Rosa
Luis Rosa apresentou a reclamação
6 de junho 2016

Garantia ou defeito de fabrico? Eis a questão…
Tenho uma viatura KIA Ceed SW de 2009 e, até recentemente, estava contente com a marca e com o carro. Tudo mudou desde agosto de 2015, quando, numa revisão no stand AUTO Avenida, em Setúbal, foram os próprios mecânicos que me alertaram que o forro do tablier estava a levantar e a desencaixar da estrutura. Eu agradeci o aviso e, juntamente com este defeito, alertei que as duas portas traseiras tinham ferrugem na parte superior. O stand assumiu que eram defeitos de fabrico e que outras viaturas também os tinham. Disseram-me também que a marca estava a chamar à oficina as viaturas de 2010 em diante, não as de 2009, naquele momento, para resolver o defeito do tablier, pelo que eu devia aguardar porque o ano de fabrico do meu automóvel haveria de chegar.
Passou-se o tempo e não houve desenvolvimentos, até que, recentemente, por estranhar tanta demora, voltei a insistir com o stand, o qual, primeiro, não sabia sequer do processo, depois, lá o encontraram e disseram-me que já o tinham enviado para o importador da KIA em Portugal (MCK Motors) e aguardavam resposta. Há dias, ligaram-me de novo e disseram que assumiam a substituição ou reparação de 1 porta traseira (quando a ferrugem está nas duas) e que, em relação ao tablier, a resposta do importador era que este problema estava ao abrigo dos cinco anos de garantia e, por esta já ter passado, nada podiam fazer… a não ser que eu pague a mudança de tablier. Reclamei junto da KIA em Portugal, pelo site de apoio a clientes, e o senhor Nuno Aguiar disse-me, por e-mail, a mesma coisa, que o tablier tinha de ter sido resolvido dentro da garantia, que já passou.
Gostava de perceber porque é que me disseram neste espaço de tempo para eu aguardar a resolução do defeito, porque o mesmo estava a ser resolvido noutras viaturas, e porque é que é esta a consideração que têm com um cliente que sempre fez as revisões na marca. E os defeitos de fabrico não são para resolver sempre? É o cliente a suportar o ónus de um defeito de fabrico? Já tive viaturas de outras marcas e algumas com defeitos de fabrico… que foram resolvidos, com a marca a assumi-los, sem invocar garantias nenhumas!
A questão agora, para mim, passa a ser outra: Comprar ou não comprar outro KIA com esta magnífica assistência ao cliente… Acho que a resposta é óbvia!

Data de ocorrência: 6 de junho 2016
KIA
14 de junho 2016
Exmo. Sr. Luís Rosa,

Acusamos a recepção da sua exposição, a qual já tinha sido por nós analisada. No seguimento da mesma indicamos que a intervenção nas portas da viatura será efetuada sem qualquer encargo para si.

No que respeita à deformação do tablier, e tal como indicámos anteriormente, o mesmo encontra-se fora de garantia há mais de 24 meses, pelo que o fabricante não poderá ser responsabilizado por um defeito que se manifeste após o término do período de garantia, que no caso da Kia é o mais longo do setor automóvel.

A Kia não tem qualquer ação de recolha a decorrer relativa a este componente e a espera de que foi alvo decorreu de processos internos de análise do concessionário. Gostaríamos de referir que na data em que apresentou a situação, já o componente estava fora de garantia.

Pelo exposto, lamentamos não termos ido ao encontro das suas pretensões no que respeita ao tablier, assumindo a totalidade da intervenção necessária nas portas da viatura.

Sem outro assunto de momento, enviamos os nossos cumprimentos

Atentamente

Gabinete de Apoio ao Cliente Kia
Luis Rosa
Luis Rosa avaliou a marca
9 de novembro 2017

O estado da minha reclamação é "não resolvida".