45.7
MCK Motors, Lda

KIA - Travão de mão elétrico com defeito de origem

Joaquim Vicente apresentou a reclamação
28 de julho 2016

É uma vergonha, para uma marca que pretende marcar posição no mercado.

Sou proprietário de um Kia Ceed 2014 com travão de mão elétrico e reclamo o seguinte problema:
O sistema de travão de mão elétrico não funciona nas devidas condições, estando em contacto permanente com os discos, (quando digo permanente, quero dizer com pressão demasiada); Esta situação provoca ruido ao circular, prisão constante nas rodas traseiras, aumento no consumo de combustível e desgaste das pastilhas e discos.
Colocando o carro num elevador é fácil verificar que as rodas traseiras estão presas, quase não giram com o impulso de mãos.
Já tive de trocar pastilhas antes dos 30.000 Kms (cento e tal euros), vou ter de trocar novamente antes dos 60.000 Kms, possivelmente vou ter de trocar também os discos, os consumos não baixam dos 6,2Lts/100, conduzo com vergonha devido ao ruído constante dos travões num carro novo, já reclamei por várias vezes mas a resposta que me dão é sempre a mesma: "isso é normal nestes carros". Para as oficinas é claro que é normal, até seria mais normal substituir as pastilhas a cada 1000Kms e discos aos 2000Kms (€€€€€€); O que não é normal é a própria Kia não assumir este "defeito" e nada fazer para o solucionar.

Verifico que não sou o único com este problema, aliás, conheço vários proprietários do mesmo modelo com o mesmo problema.
Existem muitas outras marcas de carros com travão elétrico e sem o prematuro desgaste das pastilhas traseiras, daqui é fácil deduzir que existe um defeito, seja de material ou de afinação do sistema.

Sim, tenho 7 anos de Garantia ou 150.000Kms, mas neste caso de que serve? Apenas me obrigam a fazer as intervenções na marca com o pagamento de um valor absurdo por substituir pastilhas traseiras, estimo que em 150.000Kms irei consumir 5 (cinco) conjuntos de pastilhas, o que irá corresponder aproximadamente a €600, sem contabilizar os discos.

Senhores da KIA, será que não conseguem ver que o sistema não funciona devidamente?

A satisfação dos clientes deveria estar em primeiro lugar, é assim que se ganha posição no mercado.

Data de ocorrência: 28 de julho 2016
KIA
Exmo. Sr. Joaquim Vicente

Agradecemos o seu contato que mereceu a melhor atenção.

Para podermos responder convenientemente, agradecíamos que nos indicasse a matricula da viatura.

Com os melhores cumprimentos

Apoio ao Cliente
Kia Portugal
A matricula da minha viatura é 07-OP-01
A matricula da minha viatura é 07-OP-01
KIA
26 de agosto 2016
Exmo. Sr. Joaquim Vicente,

No seguimento da sua exposição entrámos em contacto com o seu concessionário de modo a obtermos mais detalhes sobre o assunto que nos apresentou.

No âmbito do serviço de manutenção realizado no final do ano passado, a sua viatura substituiu as pastilhas de travão do eixo traseiro. Nessa ocasião o sistema de travagem foi avaliado, não tendo sido detetada nenhuma não conformidade.

De acordo com as caraterísticas técnicas da viatura em causa, o desgaste evidenciado nas pastilhas de travão encontra-se dentro do intervalo de quilometragem conhecido para este modelo.

Sem outro assunto de momento, enviamos os nossos melhores cumprimentos

Gabinete de Apoio ao Cliente Kia Portugal
27 de agosto 2016
Exmos. Senhores,

A vossa resposta mostra total desrespeito pelos vossos clientes.

Limitam-se a transcrever a opinião do concessionário, não reconhecendo o defeito/anomalia relatada e nem tão pouco colocam a hipótese da dúvida, chamando a viatura á oficina para confirmar os factos.
Para os senhores, a palavra dos concessionários é suficiente para terem os problemas resolvidos, mas não deveria ser assim, quando surgem reclamações que ultrapassam os concessionários deveriam ter uma atitude mais proactiva, marcando a vossa posição na responsabilidade sobre a marca.

Ao afirmarem que o desgaste das pastilhas antes dos 30 000 kms encontra-se dentro do intervalo de quilometragem conhecido para este modelo, então, a substituição das mesmas deveria fazer parte do plano de manutenção, ou seja, deveriam estar incluídas na lista de material a substituir na primeira revisão dos 30 000 kms, correto?
O ruído do roçar das pastilhas, o desgaste prematuro dos discos, o consumo elevado de combustível, também estão em conformidade com as características técnicas da viatura em causa?

Dizem que contactaram o concessionário para obter detalhes sobre o assunto; De que forma lhes foi comprovado que o sistema de travagem foi avaliado? É logico que para a oficina o sistema foi avaliado e está em conformidade. Mesmo que as pastilhas tivessem que ser substituídas aos 10 ou 20 000 kms acredito que a resposta teria sido a mesma.

Para finalizar a minha resposta, e comprovando a deficiente forma da Kia Portugal em averiguar a minha reclamação, informo que, as pastilhas foram substituídas no dia 28 de Março do presente ano e não no final do ano passado como indicam. (onde foram buscar esta informação).

Cumprimentos
Joaquim Vicente avaliou a marca
27 de agosto 2016

O problema relatado na minha reclamação, não foi resolvido, portanto o estado da reclamação não deveria passar para "resolvido"

Estes imbecis só sabem a palavra CONFORMIDADE... Leiam as outras respostas... CONFORMIDADE justifica tudo!!!