45.7

KIA - Veículo novo com problemas

Teresa
Teresa apresentou a reclamação
1 de fevereiro 2019
Sou proprietário de uma viatura Kia Ceed que adquiri em Junho de 2018.Tem neste momento cerca de 7.500Km.
No dia 1 de Janeiro de 2019 a viatura,ao circular numa pequena descida em pára/arranca (entre o parque de campismo e a praia do Guincho) começou a deitar fumo do capot e a cheirar a queimado.Não houve qualquer sinal de alarme no painel de bordo.
Parei o carro,abri o capot e verifiquei que o fumo saía do lado direito do motor.
Contactei de imediato a Assistência Técnica em viagem(em que todos os contactos telefónicos são gravados) que,após várias perguntas me informou que não havia necessidade de reboque e podia continuar viagem indo no dia seguinte à oficina.Ao ser questionada sobre a responsabilidade de utilizar o veículo naquelas condições,perguntou se havia alguma indicação no painel de bordo ao que respondi que não,tendo a Assistência confirmado que podia seguir viagem.
No dia 2 de Janeiro de 2019,dirigi-me à oficina Kia (R. Visconde Valmor) e reportei a ocorrência que ficou registada (anexo 1 e anexo 2) e no dia 4 de janeiro de 2019 entregaram-me a viatura informando-me verbalmente que os testes realizados (aos quais me foi negada a posse em suporte de papel) levaram à conclusão que "não foi possível identificar qualquer avaria".
No dia 11/1/19 contactei novamente a mesma oficina Kia,informando que o nível do óleo se encontrava persistentemente acima do normal.
A viatura entrou na oficina a 14/1/19 e a 16/1/19 foi-me entregue um relatório (anexo 3 e anexo 4) onde se explicita que "de acordo com a análise efetuada,o nível de lubrificante do motor encontrava-se ligeiramente acima do valor máximo,não justificando a realização de qualquer intervenção na viatura;na restante análise efetuada nenhuma anomalia foi identificada no veículo".
Tendo questionado o engenheiro responsável da oficina (engenheiro Louro) se o carro podia circular com gasóleo no carter,se a lubrificação do motor seria eficiente nessas condições,se era normal os carros terem gasóleo misturado no óleo e,havendo uma diferença de perspectiva (entre mim e o engenheiro) quanto à quantidade de óleo a mais no carter e recusando-se a empresa a substituir o óleo,o mesmo (juntamente com o filtro de óleo) foram substituídos e pagos por mim na importância de 178,72 euros (conforme factura em anexo).
Acresce a não explicação,com grau de plausibilidade,para a relação entre a "regeneração do filtro de particulas das monitorizações diesel" e o aumento do nível de óleo com gasóleo,no carter do motor.
A 18/1/19 voltei à mesma oficina Kia reclamando novamente,por um grande aumento do nível de óleo.Pedi a abertura de uma ficha de entrada (como tinha acontecido anteriormente) o que me foi recusado.Exigi que a verificação do nível de óleo fosse feita na minha presença,tendo o funcionário da entrada aceite o meu pedido.
No entanto,enquanto o carro arrefecia,ausentei-me por alguns momentos e quando voltei o carro encontrava-se "pronto para entrega" tendo-me sido dito que o nível do óleo estava normal.Exigi um documento escrito a comprovar esta avaliação, o que me foi recusado.De acordo com o funcionário há registos gravados de todas as entradas e conversas,pelo que será facilmente confirmável.
Ao dizer que não recebia o carro naquelas condições,fui ameaçado com intervenção policial e/ou pagamento do estacionamento do carro na oficina.
Acresce a toda esta situação um comportamento inadequado para quem representa uma empresa como a Kia,para com um cliente proprietário de duas viaturas da mesma marca.
Mantendo-se esta inconformidade num veículo adquirido há 6 meses,assiste-me o direito legal de ter um carro que funcione sem anomalias e que a assistência pós venda se digne a tratar e procurar de uma forma expedita,eficiente e competente,resolver os problemas dos seus veículos novos,garantindo as expectativas daqueles que os adquirem,que cumpriram os seus compromissos e estão no prazo de garantia.
Data de ocorrência: 1 de fevereiro 2019
KIA
4 de fevereiro 2019
Exma. Sra. Teresa Varela,

De modo a que possamos dar seguimento à análise do seu caso agradecemos que contacte diretamente o nosso departamento de Apoio ao Cliente, através do endereço de e-mail apoio.cliente@kia.pt, indicando a matrícula da sua viatura e o reparador autorizado Kia no qual a viatura foi analisada.

Sem outro assunto de momento, enviamos os nossos cumprimentos

Kia Portugal
Teresa
4 de fevereiro 2019
Os dados solicitados fazem parte dos anexos digitalizados e da informação fornecida na janela editável do Portal da Queixa,e de acesso exclusivo à firma.
Ainda assim,reenvio para o apoio ao cliente,conforme solicitado.
Teresa Autor
9 de março 2019

O problema é que está viatura praticamente só tem feito percursos longos (como evidenciei nos extratos da via verde).Tenho outro Kia que praticamente só anda em Cidade e nunca teve problemas.
Por isso a minha reclamação que já remeti também a MCK Motors e CÁ da Santogal