44.3

KIA - Viatura nova com problemas

Ivan Santos
Ivan Santos apresentou a reclamação
15 de fevereiro 2019
Venho exigir a entrega a entrega do livro de revisões que deverá (tem de estar) na vossa posse, há já 4 anos!

Um pequeno resumo...

Em Janeiro de 2015, comprei um Kia Ceed no stand localizado na Av. António Serpa, em Lisboa. Posteriormente, fui búscá-lo às oficinas sitas na Av. Padre Manuel da Nóbrega, em Lisboa.

Dois dias depois de já ter a viatura na minha posse, eis a primeira avaria. O carro não pegava. Apenas com 40kms, lá ia ele, pela primeira vez, em cima de um reboque, para reparação (ofinas na Av. Padre Manuel da Nóbrega). Segundo a Kia, tratava-se de um fusível mal montado. E foi quando ficaram com o livro de revisões...

Mais dois dias passaram, enquanto ia na CRIL, a viatura desliga-se sozinha. Tive sorte em ser um Domingo de manhã, haver pouco trânsito e ir a baixa velocidade, senão, era acidente certo. Torno a chamar a assistência e, pela 2ª vez em 4 dias e com 90kms, lá ia o carro em cima de um reboque para reparação. Desta vez, para uma oficina autorizada Kia (Xanauto, em Loures). Lá dizem que a Kia não fez qualquer registo no sistema na 1ª intervenção (2 dias antes), não sabiam qual o problema do carro e que o livro de revisão não estava presente. Como sei que ele estava no porta-luvas quando o fui buscar, só pode ter "desaparecido" depois da intervenção da Kia.
Mas na Xanauto, depois de desmontagens e montagens, lá conseguiram colocar o carro de novo a trabalhar.

Durante uns meses, nada aconteceu até que, numa noite, a descer a calçada de Carriche, a viatura torna a desligar-se sozinha. Pela 3ª vez, telefono à assistência. Enquanto espero, o carro volta à vida. Decido ir para casa e cancelar a assistência. Quanto menos contato com a Kia, melhor.

3 anos passam e, em 2018, a viatura volta a ter problemas electrónicos. Agora são as luzes dianteiras. Sempre que ligava os "médios", as luzes diurnas decidem começar a piscar, qual carro de autoridade em marcha de urgência (uma noite, cheguei mesmo a ser mandado encostar pela polícia para explicar a brincadeira).

Nesse mesmo ano, na altura do natal, em plena autoestrada, o carro volta a desligar-se e a ligar-se sozinho, ficando, por uns segundos, sem potência, direção e travões. Este carro ainda vai ser a minha morte...

Hoje, a 15FEV19, de manhã, a máquina torna a não ligar. Chamo a assistência. Dizem que é a relé, solucionam o problema e vão embora. Entro no carro, sigo para o meu emprego e...adivinhem? A meio da CRIL, em plena hora de ponta, a viatura torna a desligar-se sozinha.

É inacreditável que uma viatura nova, dê tantos problemas. É incrível que a marca, com os seus "7 anos de garantia" e o seu "Power to Surprise" nunca tenha conseguido resolver uma avaria - que sabemos, é crónica! É mau que a marca nunca tenha sabido (ou não tenha querido - talvez a esconder algo...) dizer qual é o problema.
Aliás,todo o processo de compra foi muito estranho...Num dia não têm nenhum carro disponível a nível nacional, em nenhum stand e quando digo que vou procurar outra marca, miraculosamente, passados 2 dias"encontram" um carro disponível. Hoje, acredito que tenha sido algum carro de testes ou de exposição, pintado e limpo à pressa para entrega.

Problemas que não são resolvidos, perda do livro de revisões, gastos desnecessários da minha parte com horas de trabalho perdidas e em transporte para as oficinas...Péssimo, horrível serviço por parte da Kia!

Sempre que me perguntam o que eu acho do carro, a minha resposta é, invariavelmente, uma - "não se metam com essa marca!". Inclusive, já cheguei a convencer alguém que esteve perto de adquirir um Kia. Felizmente para essa pessoa, optou por uma marca.

Infelizmente, a lei está do vosso lado. Enquanto o carro continuar a ir para a oficia e a sair de lá "arranjado" e a andar, não posso fazer nada a não ser continuar com ele.

Mas, felizmente, posso fazer publicidade negativa, posso aconselhar outros a não cometer o mesmo erro que eu e posso continuar a usufruir dos serviços de entidades de apoio ao consumidor contra vocês.

Foram 4 anos a colocar a minha vida em risco - e de outros - e a gastar tempo e dinheiro.

Assim que a garantia terminar, desfaço-me do carro. Kia, nunca mais!

No entanto, o pedido feito no inicio deste email mantêm-se. Pedido não. Exigência. Fico à espera de um contato para devolução do livro de revisões. É da vossa responsabilidade.
Data de ocorrência: 15 de fevereiro 2019
KIA
18 de março 2019
Exmo. Sr. Ivan Santos,

acusamos a recepção da sua exposição que nada mais é do que uma repetição da exposição que nos enviou através de e-mail. No seguimento da mesma reiteramos a nossa anterior posição que refere que a Kia coloca à disposição o concessionário Kia onde habitualmente realiza os serviços de manutenção para diagnosticar o seu veículo, caso considere que algo de anómalo o mesmo apresenta, pelo que estranhamos a presente comunicação, uma vez que desconhecemos que se tenha dirigido a um concessionário Kia.

Face ao exposto deverá tomar as diligências que considerar necessárias para que tal aconteça.

Cumprimentos
Ivan Santos
21 de junho 2019
Mais uma vez, o carro voltou a avariar!
Mais uma vez, tenho o carro parado sem me poder deslocar!
Mais uma vez, sou obrigado a accionar o seguro, fazendo-me gastar dinheiro!
Não há volta a dar!
Irei seguir para tribunal!
Acabou-se!

Vergonhoso.
7 anos de coração nas maos. Ao menos nas outras sao dois anos e depois tamos por nossa conta