Kinto Portugal, S.a
  • info.one@kinto-mobility.pt

Finlog - Acerto final contrato

Thalita Araújo apresentou a reclamação
4 de junho 2021

Apresento queixa por dois motivos:
- comunicação pouco clara no que diz respeito ao seguro de danos próprios;
- serviço medíocre no acerto final do contrato

Na entrega do veículo, foram levantados vários riscos. Aos quais, no meu entender e de acordo com o contrato, estavam cobertos pelo seguro contra danos próprios. Quando a viatura foi contratada, este seguro cobria os danos próprios até ao dia da entrega (inclusive).

Para minha surpresa, recebi um email com a informação dos danos e os respetivos valores a cobrar. Incluindo um DUA que nunca me tinha sido enviado (contrato de 2 anos).

Respondi ao email e expus a minha falta de compreensão ao que estava a ser cobrado acerca dos riscos e exigi uma prova de que me tinha sido enviado o DUA. Não encontraram o aviso de receção assinado (porque nunca foi enviado) e retiraram este custo.

Enviei um último email a 19 de Abril 2021 com o seguinte:

"Boa noite,

Em relação aos danos, como ocorreram antes da entrega da viatura, entendo que o seguro os cobrirá.

Não considero útil um seguro de danos próprios que não cobre os danos ocorridos na viatura durante o período em que a mesma esteve sob a minha responsabilidade.

Foi exatamente para não ter preocupações extra, que contratei este serviço com seguro de danos próprios.

O débito direto terminou com a última mensalidade.

Não aceito qualquer tipo de débito na minha conta findo o período contratado. Agradeço que a fatura do acerto de km seja emitida com referência multibanco."

Ou seja, fiquei a aguardar uma fatura com o total a pagar. Esta fatura nunca chegou, este email nunca foi respondido por parte da Finlog e agora recebo uma chamada da Intrum com a cobrança de 412 euros! Eu é que estou em incumprimento?

Tal como outras queixas que vi aqui sobre a Finlog, o fecho do contrato é sempre um parto difícil.

Caso promovam o seguro de danos próprios avisem aos vossos clientes que o mesmo só é aplicável se o acionarem antes da entrega! Esta informação não está clara.

Aguardo resposta ao meu email e resolução.

Atentamente,
Data de ocorrência: 4 de junho 2021
KINTO
6 de julho 2021
Olá, Sra Thalita

Já enviamos a resposta para o seu e-mail mas deixamos abaixo exposto:

Desde já esperamos que se encontre bem,
Serve o presente para acusar a receção da sua reclamação relativamente a devolução da viatura com a matricula: 61-VN-40.

No que diz respeito à falta de documentação, nomeadamente o DUA, podemos referir que este documento foi enviado pela Finlog a 08/07/2019, sendo que o mesmo nunca foi levantado no balcão dos CTT.
Após vários contactos sem sucesso, não conseguimos enviar o mesmo documento para a correta morada. Em todo o caso, não estamos a debitar este valor no acerto final de recondicionamento, conforme poderá verificar no acerto de contas em anexo.

Como indicado anteriormente o seguro de danos próprios, é uma mais valia durante o tempo de contrato vigente. O mesmo está explicado na Cláusula Nona "Serviço de Danos no Veiculo em Sinistro", do Contrato de Quadro assinado entre as partes.
Ainda assim, somos a informar que o preenchimento de toda e qualquer Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA) deverá ser feito com o maior rigor e transparência, sob pena de desvirtuar os princípios contratuais que regem a relação contratual entre a FINLOG e a Thalita Araújo Alves, bem como o próprio instituto de participação de sinistros.

Convém ainda referir que, no que diz respeito à ocorrência de um sinistro, consta do contrato, devidamente outorgado entre as Partes, um procedimento detalhado, o qual deverá ser cumprido na íntegra sempre que ocorra um sinistro, sob pena de a FINLOG não poder aceitar participações de sinistro que não sigam o circuito acordado.

Assim sendo, incumbe à V/ Exas., aquando da ocorrência de um sinistro, quatro obrigações fundamentais e imprescindíveis para desencadear o restante procedimento:

1. Chamar as autoridades;
2. Preencher a DAAA;
3. Contactar a FINLOG através da assistência em viagem;
4. Enviar a DAAA via email para a FINLOG, seguindo o original por correio.

Após o cumprimento das obrigações supra, deverá a FINLOG intervir para efeitos de tratamento e resolução do sinistro, desencadeando todos os restantes procedimentos por forma a garantir uma célere e expedita solução para cada caso em concreto.
Nesse sentido, e atendendo ao procedimento em questão, não são aceites no final do contrato DAAA´s de sinistros ocorridos durante a vigência do respetivo contrato.

Por fim, relativamente aos danos assinalados lembramos que para que este processo de Recondicionamento seja coerente e transparente a peritagem é efetuada por uma entidade externa. A inspeção realizada pelo técnico da SGS identifica todos os danos presentes na viatura, tendo em conta as regras atualmente praticadas pelo manual de recondicionamento Finlog. Todos os danos encontrados são identificados, localizados e caracterizados quanto à gravidade, sendo o relatório elaborado de forma automática por um motor de cálculo desenvolvido pela EurotaxGlass e em funcionamento na maioria dos Países. Segundo a SGS, as marcas informam a Eurotax dos tempos de mão-de-obra e valores das peças, sendo esta base atualizada com regularidade (quinzenalmente), pelo que os valores apresentados no acerto final de contas são assim justificados e corretos.

Lamentamos todo o transtorno causado por esta questão e solicitamos que, caso continue a verificar qualquer não conformidade nos serviços que prestamos, nos exponha de imediato a situação via telefone ou e-mail.
6 de julho 2021

Não entendo esta resposta uma vez que eu já tinha recebido um email da vossa parte a informar que a reclamação havia sido encerrada e que o meu pedido tinha sido aceite. (em anexo)

Ainda em relação ao DUA, quando menciona "vários contactos sem sucesso" não sei do que se refere pois em anexo envio o vosso email a solicitar a morada e a minha respectiva resposta.

Em relação ao seguro contra danos próprios, não faz sentido preencher uma declaração amigável nem chamar as autoridades por causa de riscos que nem sei como nem quando ocorreram de tão significantes que são!
Tal como referiu este seguro é uma mais valia durante o tempo de contrato vigente que inclui o dia da entrega.

Continuo a aguardar a fatura para pagamento do acerto dos km que é o que realmente tenho em dívida.

Atentamente
Thalita Araújo avaliou a marca
2 de agosto 2021

Não volto a trabalhar com a Finlog nem recomendarei o seu serviço.