Como saber se o seu gato está desidratado?

Não é preciso ser veterinário para perceber se um gato está desidratado. Se bem que é certo que os sintomas de desidratação nos gatos tendem a ser subtis, sobretudo no início de um quadro de desidratação, os métodos para os detetar são fáceis de aplicar. Como consequência, basta ter alguma paciência para os colocar em prática e ter uma maior certeza, se o seu gato, está ou não desidratado.

De qualquer forma, não se trata de algo identificável à primeira vista, a menos que o problema tenha escalado ao ponto de se converter num caso muito sério, onde a saúde de forma geral do felino se encontra fortemente comprometida. Por isso, aplicar todos os métodos para detetar a desidratação nos gatos é algo que deve ser feito periodicamente.

Sintomas de um gato desidratado

Poucos donos se perguntam a cerca dos níveis de hidratação dos seus felinos, porque erroneamente consideram que os gatos vão estar sempre bem, devido à sua capacidade de autossuficiência e independência.

O ideal é manter-se atento aos possíveis sintomas de uma desidratação de um gato de vez em quando e fazer com que bebam mais água, sobretudo durante os meses de maior calor. Neste sentido, é bom aprender a reconhecer quais são os principais sintomas desta condição, de maneira a atuar em concordância com a maior brevidade possível.

Como saber se o meu gato está desidratado?

Um quadro de desidratação severo pode ser mortal para os gatos, mas por sorte detetar a falta de água precocemente é possível através dos seguintes sintomas e recomendações:

Elevado nível de CTR ou gengivas secas

O CTR refere-se à rapidez com que os vasos sanguíneos voltam a encher-se de sangue em uma determinada zona que tenha sido privada do fluxo normal.

O método para detetar este sintoma consiste em pressionar com um dedo a gengiva do gato durante uns segundos, até perceber que fica branca. Se depois de libertar a pressão, a zona tarda muito tempo a ficar com cor, poderá ser um indício de desidratação.

Adicionalmente, é importante reconhecer que, nos casos mais extremos, basta verificar que a gengiva está muito seca para suspeitar que o felino está a sofrer de desidratação.

Maior ritmo cardíaco e menor temperatura

Se o ritmo cardíaco do seu gato está mais acelerado do que o normal, inclusive num momento onde se encontra completamente tranquilo, também deve ser tido em conta como um possível sinal de uma desidratação.

Por sua vez, este sintoma leva ao aparecimento de outro como pode verificar ao tocar nas patas do animal, e se estas se encontram muito mais frias do que o habitual ou mais do que o resto do corpo, é momento de estar alerta de modo a evitar que o problema aumente.

Perda de elasticidade na pele

Um sintoma que não é tão fiável no caso dos gatos idosos, pode ser detetado pondo à prova a elasticidade da pele. Para isso, basta beliscar ligeiramente uma parte da mesma, e se a pele demorar muito a repor-se e a voltar à sua forma original, pode ser sinal que uma desidratação está a prejudicar a elasticidade da mesma.  

Nos casos mais avançados, é suficiente identificar se a pele se encontra muito seca.  

Falta de lubrificação e brilhos nos olhos  

Esses olhos brilhantes que caracterizam os gatos são uma boa maneira de saber se se encontram bem hidratados e saudáveis. Por isso, a falta desse dito brilho e lubrificação ocular, muitas vezes pode ser um sintoma de que um quadro de desidratação está em processamento.

Perda de apetite e ficar demasiado ofegante

Por último, estão os sintomas menos desejados, já que a sua manifestação é um indício de uma desidratação muito avançada, que esgotou os sistemas internos do gato, afetando o seu apetite e estado de humor.

No que diz respeito a estar demasiado ofegante, há que ter claro que é algo bastante comum nos cães saudáveis, mas nunca nos gatos, pelo que este sintoma implica uma atenção urgente por parte do veterinário.

Como prevenir a desidratação?

Os desconfortos para o seu gato e os momentos desagradáveis para si podem ser evitados ao aprender a prevenir a desidratação do gato. Para isso, há que ter em conta uma séria de dicas e conselhos para manter um gato bem hidratado:

  • Complementar a sua dieta com ração húmida.
  • Instalar uma fonte de água para gato, já que o movimento para eles é muito mais atrativo.
  • Como no anterior, abrir a torneira durante uns segundos também pode ser uma boa ideia para que beba mais água.
  • Colocar bebedouros em diversos pontos da casa para que tenha fácil acesso à água onde quer que se encontre.
  • Trocar a água dos bebedouros com uma certa frequência, de modo a que esteja sempre fresca e assim muito mais apetecível.
Drinkwell 12 litros fuente bebedero para mascotas

Drinkwell 1,2 litros fuente bebedero para mascotas

COMPRAR JÁ
Set de comedouro e bebedouro Outech

Set de comedouro e bebedouro Outech

COMPRAR JÁ

Como hidratar um gato que não quer beber água?

A comida húmida é sem dúvida das melhores formas de fornecer maiores níveis de líquido ao seu felino.  Do mesmo modo, em vez de manter os comedouros sempre cheios, o melhor é dosear a ração em pequenas quantidades para que coma várias vezes por dia, assim o seu instinto natural irá impulsioná-lo a beber água depois de comer. De qualquer modo, apesar de ser relativamente comum que um gato consuma pouca água, não é normal que deixe de beber por completo. Nestes casos, o melhor é levá-lo a uma consulta veterinária para descartar qualquer outro problema subjacente.

True Origins Pure Feline Multipack peixe 6 x 85 gr

True Origins Pure Feline Multipack peixe 6 x 85 gr

COMPRAR JÁ
Lata Catzilla peixe 90 g comida hmida para gato

Lata Catzilla peixe 90 g comida húmida para gato

COMPRAR JÁ
Nath Cat Adult Sterilised Gelatina Pollo 70 gr

Nath Cat Adult Sterilised Gelatina Pollo 70 gr


Esta informação é da exclusiva responsabilidade de kiwoko.