Férias com cães: O seu guia de 2021

Aproximam-se as férias, e para muitos, é o momento de planejar uma viagem perfeita, mas o que fazer com o seu melhor amigo canino? Se está a pensar organizar uma escapadela na companhia do seu animal de estimação, deve seguir algumas recomendações para organizar umas férias com cães.

5 conselhos para levar o cão de férias com sucesso

Destinos pet-friendly ou dog-friendly

Se já decidiu ir de férias com o seu cão, deve saber que não pode ir a qualquer lugar com ele. Existem destinos pet-friendly, quer dizer, locais em que os animais de estimação são aceites sem nenhum problema. Assim que, antes de comprar os bilhetes de avião ou de comboio, ou reservar o hotel, procure um destino que permita animais.

Entre em contacto com o hotel que escolheu para explicar as características do seu animal de estimação e informe-se das condições do alojamento.  O hotel também poderá proporcionar-lhe informação sobre os sítios da cidade que poderá visitar e que aceitem cães, para que possa ir com o seu melhor amigo canino a todo o lado.

Documentação para viajar com o seu cão

Se é a primeira vez que viaja com o seu animal de estimação, deve ter em conta que há uma série de documentos e requisitos que deve cumprir antes de embarcar com ele numa aventura. Para começar, o veterinário deve fazer uma avaliação do seu animal de estimação e administrar as vacinas necessárias.

Para umas férias com cães no estrangeiro (e em território nacional) irá necessitar de um certificado sanitário certificado pelo veterinário; o boletim de vacinas, com as vacinas em dia e também assinada e selada pelo veterinário, e um passaporte para animais domésticos. Precisa sempre deles? Se se mover pelo país, só irá necessitar do certificado sanitário e do boletim de vacinas. Para se mover pelos países da União Europeia, irá precisar do passaporte.

Como obter o passaporte? Poderá consegui-lo através da colocação de um microchip no cão e da vacina da raiva. O microchip é obrigatório, mas também é aconselhável levar o cão com uma placa com o nome e contacto. Além do mais, não se esqueça de levar a documentação original e cópia (devidamente traduzida, se viajar para um país estrangeiro de língua diferente).

No caso de ir de férias com cães para um país fora da União Europeia, deverá entrar em contacto com o consulado do país de destino para que o informem acerca dos requisitos dos animais de companhia. Contudo, não se esqueça de consultar os requisitos das companhias de transporte.

Kit de primeiros socorros canino

Se o seu animal de estimação requer medicação especial, também deve levá-la durante a viagem e fazer-se acompanhar da prescrição médica (traduzida). Recomenda-se a tradução quando viajar para o estrangeiro, para evitar que tenha problemas com o fármaco. Também é aconselhável levar um kit de primeiros socorros para problemas comuns como os gastrointestinais. Recorde-se que não pode nem deve medicar o seu animal de estimação com medicação para humanos.  

Se nas suas férias com cães embarcar para caminhadas ou planear um acampamento, leve também gazes, pensos e líquidos especiais para desinfetar. Mais vale prevenir do que remediar. Para os cães nervosos e que não estão acostumados a viajar durante longos períodos de tempo, o veterinário pode prescrever medicamentos que o ajudem a tranquilizar-se.

A viagem com o animal de estimação

O meio de transporte que escolher para as suas férias condiciona o seu animal de estimação. Para os trajetos na estrada, por exemplo, é necessária uma caixa de transporte de dimensões adequadas que deverá estar corretamente fixada. Sob nenhuma circunstância o seu animal de estimação deverá permanecer na caixa de transporte o tempo da viagem todo. É importante retirar o cão para que se espreguice, beba água, etc.  

Para as viagens de avião, cada companhia aérea tem os seus requisitos específicos. Assim que apenas terá que entrar em contacto com eles. Geralmente, os animais de estimação viajam no porão, são raras e contadas as ocasiões em que os cães podem viajar na cabine com os seus donos. Para as viagens de comboio, consulte a companhia para conhecer a informação indispensável.

Transportadora Outech Road Azul vrios tamanhos

Transportadora Outech Road Azul vários tamanhos

COMPRAR JÁ
TK Pet Madrid transportin para perros pequeos

TK Pet Madrid transportin para perros pequeños

COMPRAR JÁ

Como tratar do seu cão no novo destino?

Recorda-se que nem todos os cães são muito sociáveis e que a alguns custa adaptarem-se a sítios novos e desconhecidos. Uma vez que se encontrar no quarto do hotel escolhido, liberte o seu cão para que possa familiarizar-se com o lugar e o explore. Tente manter a calma o tempo todo, para que o seu cão não se stress e possa estar confortável no novo ambiente.  

Quando for de férias com cães, recorde-se de seguir todas as normas do local de destino (normas que deverá rever antes de chegar ao sítio) relativas aos animais de companhia. Lembre-se que as normas podem variar consideravelmente entre países e que todos têm as suas restrições.  Por exemplo, nem todas as praias são dog-friendly, e tampouco alguns parques e, claro, deve recolher os dejetos do seu animal de estimação, pois em alguns sítios poderá ser multado no caso de não o fazer.

Deixamos-lhe uma seleção de “Viajar com um cão no carro” e com os melhores destinos petfriendly. Não perca nada!
Outech Garrafa de viagem vrios tamanhos

Outech Garrafa de viagem vários tamanhos

COMPRAR JÁ
Bolsa transportable para snacks Outech

Bolsa transportable para snacks Outech


Esta informação é da exclusiva responsabilidade de kiwoko.