Keytime - Veículos Automóveis, Unipessoal Lda
  • kt2.geral@gmail.com

KT2 - Maus profissionais

Rui Ramos apresentou a reclamação
25 de dezembro 2019
A 30 de Agosto de 2019 foi assinada por Maria da Conceição Sebastião a documentação da compra da viatura Citroen C5 Break Diesel 29-CL-43, através do Contrato de Crédito n.º 1056185 do BiCredit à firma Keytime ? Veículos Automóveis, Unipessoal, Ld.ª, vendida como 100% redireccionada.

A viatura foi assim encaminhada para fazer a respectiva revisão a fim de ser entregue.

A 11 de Setembro de 2019 houve uma troca de e-mails com o Sr. (*), pessoa que vendeu a viatura, sobre a necessidade da viatura ser intervencionada num pequeno toque do para-choques frontal, onde foi alertado para um possível problema de ferrugem no farol de nevoeiro perto do local a pintar.

A 18 de Setembro, por correio electrónico o Sr. (*) informou que a carrinha estava pronta ao fim do dia.

Como não era possível fazerem a entrega da carrinha na morada ficou combinado o levantamento da mesma a 21 de Setembro, da parte da tarde.

O meu genro Rui Pedro Carreira Ramos e a minha filha Fátima Fernanda Sebastião Lourenço, deslocaram-se no dia e hora marcada da Malveira para a Quinta do Conde para ir buscar a carrinha.

A 21 de Setembro chovia e o farol de nevoeiro direito estava mesmo cheio de ferrugem, apesar do alerta por correio electrónico para o facto, resultado, não se trouxe a carrinha e deu para ver que afinal a seriedade e honestidade do vendedor/stand não era assim tão grande, dando o benefício da dúvida ao esquecimento, assim ficou para resolução da situação.

A carrinha ficou pronta ao fim do dia 25 de Setembro, combinando virem entregar a mesma dia 26 de Setembro, até á hora de almoço.

A 26 de Setembro, perto da hora do almoço, a carrinha lá apareceu e foi entregue, com assinatura de um documento por parte do meu genro Rui Ramos, estando até hoje à espera de cópia do mesmo e apenas uma chave.

No dia seguinte foi enviado o seguinte email:
Bom dia (*)
Ainda não deu para andar muito com a carrinha mas já notei algumas coisas muito desagradáveis.
Na altura, o que me fez interessar-me verdadeiramente pelo negócio era o facto de a minha sogra poder comprar uma viatura "totalmente recondicionada", pois assim evitava ter que recorrer a oficinas para verificar e reparar algumas anomalias.
Parece que não foi uma boa opção! Senão vejamos!
Preciso ter acesso por escrito às intervenções que foram feitas para saber a partir de agora as manutenções periódicas que constam do manual;
A peça que permite abrir o capô na fechadura está partida o que dificulta muito a sua abertura;
Os faróis direcionais estão com defeito, acusando no quadrante essa anomalia:
A luz de presença do farol do lado do condutor não funciona:
A luz xénon do lado do pendura não funciona;
Acusa no quadrante que "Sistema alerta de transposição da linha indicadora de via com defeito";
Os bancos da frente estão coçados e rotos, decerto pelo uso.
Gostava de saber como se resolver estas situações pois a maioria delas podia e devia ter sido resolvida quando esteve tantos dias na oficina para fazer a revisão, daí eu também não saber de que constou a revisão.
Agradeço pois que me informe como vamos revolver o assunto, posso aqui pedir a uma oficina para fazer o orçamento para resolver a situação e enviar para aí para evitar outros inconvenientes.
?Não esquecer que para ir à inspeção necessito do documento único da carrinha, que não entendo porque não veio.
Agradeço também que me faça chegar cópia dos documentos que envolveram o contrato de compra bem como notícias da 2.ª chave.
Grato
Rui Ramos

Este email foi enviado com conhecimento à firma.

Em ausência de resposta foi enviado mais um email:
Boa tarde (*)
Para que não pense que sou um aproveitador, no sábado referiu que eu exigia porque já tinha o crédito aprovado, de modo algum.
Não sou unhas-de-fome, estou a zelar por um conselho que dei à minha sogra sobre uma carrinha que até agora me deixa sem sono.
Não lhe falei do facto das escovas limpa vidros estarem gastas, do esguicho não funcionar, das luzes das palas não acenderem, dos travões quer de pé, quer de mão estarem gastos, da embraiagem pegar muito encima, do cinzeiro precisar de uma tala para fechar, do rádio não ter um som nítido, entre outros.
Falei do problema das luzes pois na origem (Citroen) no caso do farol xénon do lado do pendura que não acende, se precisar do farol são 1.930.39?, se for a lâmpada 165.58? e o balastro 439.06?, valores perfeitamente incomportáveis, enfim uma verdadeira desilusão de um stand com oficinas próprias em que devia ter sido feita uma revisão em condições antes do carro ser entregue, se tivesse o título de registo de propriedade para fazer uma inspeção decerto a carrinha chumbava!
Aguardo notícias

Recebi a seguinte resposta:
Boa tarde Sr. Rui
Em resposta ao seu email ao qual mereceu nossa melhor atenção, tenha em consideração que é uma viatura já com 13 anos, não poderia nunca estar no estado novo, normal ter desgaste em estado geral.
Relembro que o senhor esteve em nossa instalação onde viu a viatura e a única coisa que falou foi no farol de nevoeiro e uns riscos no para choques, informo que como confirmado por si na altura da entrega as suas exigências mereceram nossa maior atenção, sendo assim removidos os riscos e colocado um farol novo.
Relativamente à revisão, a mesma foi feita, foi feita a mudança de óleo, filtro de óleo, filtro de ar e também Kit de distribuição.
O documento do carro não foi entregue a si, porque para ser feito o registo automóvel a financeira precisa do mesmo.
Melhores cumprimentos

O email acima foi alvo da seguinte resposta:
Boa noite
Considera então normal que me seja entregue uma viatura anunciada como recondicionada sem ter as luzes a funcionar em condições, sendo que se a mesma for a uma inspeção ficará com esse tipo de anotações?
É por esse caminho que quer enveredar?
Agradeço que considere bem o assunto!
Cumprimentos

A partir deste momento foram feitas diligências no sentido de se tentar apurar afinal quais os problemas da carrinha.

A 4 de Outubro de 2019, na oficina da Citroen em Mafra, Carlos Simões, Ldª., foi feito o despiste de alguns dos problemas, tendo-se pago 59.16?, que se anexa e fomos informados que a viatura tinha tido um acidente do lado esquerdo frente, onde foram reparadas algumas coisas e recebemos dois orçamentos e fotografias, que se anexam, um para resolver o problema dos faróis no valor de 3906.29? e outro para resolver o problema do alerta da transposição de linha, no valor de 600.65?.

A 7 de Outubro num eletricista foram focados os faróis, de salientar que as lâmpadas e os balastros que estão montados não são os indicados para a viatura, para se poder andar com a viatura e foi substituída a antena de rádio, no valor de 54?, que anexa cópia.

Uma vez que começou a dar erro no quadrante que não era vigiada a pressão dos pneus, a viatura foi à Citroen e verificou-se a falta dos 4 módulos emissores de enchimento, com o valor de 124.55? cada, anexo orçamento.

O defletor por baixo do para-choques da frente está partido e a sua substituição custa 260.94?, a proteção inferior do motor também está em falta e custa 193.85?, anexam-se estimativas da Citroen e fotos.

A 22 de Novembro foi feita uma 2.ª chave da carrinha no valor de 55? de que se anexa cópia.

No dia 1 de Dezembro, a viatura acusou ?defeito no sistema anti poluição? e teve que ser rebocada, conforme documentos anexos.

O problema, segundo a oficina é que não tinha o líquido necessário ao filtro de partículas, tendo o mesmo sido reposto mas estando ainda por pagar, pelo que não anexo documento.

A 16 de Dezembro voltou a ter o mesmo problema ?defeito no sistema anti poluição?, estando a aguardar diagnóstico.
Data de ocorrência: 25 de dezembro 2019
Rui Ramos avaliou a marca