KuantoKusta Marca Recomendada Marca do Mês
PÁGINADOTCOM, S.A.

KuantoKusta - Falta de transparência no ranking dos produtos

João Silva apresentou a reclamação
12 de novembro 2019

Apenas coloquei esta reclamação/pedido esclarecimento devido a ausência de resposta do kuantokusta ao email que enviei há 15 dias diretamente para eles e cujo conteúdo segue abaixo.

Há pouco tempo comprei uma TV pela net e antes fui comparar o preço no Kuantokusta ( https://www.kuantokusta.pt/imagemsom/Televisores/Televisores-TV-LED-LCD/LG-4K-43UM7100PLB-p-3-381652 ), no entanto ao fazer a pesquisa e análise verifico estranhamente que vocês não ordenam os preços dos produtos nas várias lojas, o que não ajuda em encontrar a loja com o produto mais barato, visto que muitas das lojas com preços mais baixos estão no final da lista e não se percebe o motivo.

Descobri depois que poderia ordenar o preço clicando sobre a palavra "Preço", mas que nem sequer está destacada essa opção nem se percebe que dá para fazer isso, apenas me lembrei por causa da amazon.

Julgo que o kuantokusta como o comparador de referência nacional, tem a obrigação de ajudar mais o comprador a encontrar realmente o preço mais barato e ordenarem por defeito pelo preço mais baixo ou então destacarem mais a forma de ordenar por preço (com um seta ou colocar noutra cor) tal como faz a Amazon, porque assim o vosso critério de ordenação dos preços não é claro para o comprador que não percebe porque uma loja com preço mais alto aparece 1º que outra que tem o preço mais baixo e dificulta (como dificultou a mim) o processo de encontrar o preço mais baixo.

Além disso, sei que a UE no inicio deste ano legislou ( https://europa.eu/rapid/press-release_IP-19-1168_en.htm ) sobre a transparência do processo de ranking em plataformas online como a amazon, google e que julgo que também deverá abranger o kuantokusta, mas que pelos vistos não deve estar implementado na vossa plataforma.

Cumprimentos
Data de ocorrência: 12 de novembro 2019
15 de novembro 2019
Boa tarde João.

Em primeiro lugar, gostaríamos de lhe pedir desculpa por não termos respondido ao seu e-mail. Queremos que todos os nossos utilizadores tenham uma resposta em tempo útil, o que não aconteceu no seu caso. Faremos todos os esforços para tal não volte a acontecer.

A ordenação das lojas em cada página de produto no KuantoKusta segue vários critérios, entre os quais o preço mas também o tempo de entrega, por exemplo. No entanto, tal como fez, também é possível ordenar as lojas apenas pelo preço, clicando em "Preço".

Relativamente às diretrizes europeias que nos apresentou, estamos a cumprir as especificações apresentadas pelas mesmas.

Teremos todo o gosto em o ajudar com qualquer assunto que o incomode no KuantoKusta.
Agradecemos a sua compreensão e continuamos completamente disponíveis

Atenciosamente,
22 de novembro 2019

Agradeço a vossa resposta rápida, no entanto não faz sentido o tempo de entrega fazer parte do critério de ordenação, visto que essa informação nem aparece visível no kuantokusta, apenas aparece o preço e os portes de envio.

Fará sentido assim uma informação que nem é visível ao utilizador ser utilizada para ordenar os preços? Julgo que não.

Assim, continuo sem perceber (juntamente com certeza, com a maior parte dos vossos utilizadores) o critério de ordenação dos vossos preços, visto que não há nada na página que informe o utilizador acerca do vosso critério (confuso) de ordenação. Ou será que é em função daquilo que as lojas pagam a mais? Se assim é, deveriam informar o utilizador, para que este saiba que os preços que aparecem em cima são dos vossos parceiros que pagam mais e não os que têm os preços mais baratos.

Aliás, essa obrigatoriedade de transparência faz parte de um diretiva recente da UE ( https://www.consilium.europa.eu/pt/press/press-releases/2019/06/14/eu-introduces-transparency-obligations-for-online-platforms/ ) quer obrigar as plataformas online a cumprir, para que a informação mostrada ao utilizador seja fidedigna e não tendenciosa e vou citar o seguinte texto incluído na diretiva "... além disso, as plataformas deverão divulgar publicamente os principais parâmetros que determinam a classificação dos utilizadores empresariais nos resultados de pesquisa, bem como qualquer tratamento diferenciado que concedam aos bens e/ou serviços oferecidos diretamente por elas próprias ou por intermédio de qualquer empresa sob a sua alçada. "

E também porque motivo não destacam a ordenação por preço? Esse titulo da coluna aparece exatamente na mesma cor cinzenta em que estão as colunas Loja, Avaliação de Loja e Produto, sendo que nenhum destes é possível ordenar. Por isso, se só a coluna Preço dá para ordenar não deveria está estar destacada noutra cor e assim ajudarem o vosso utilizador a encontrar o melhor preço, que julgo ser o principal objetivo do kuanto kusta?

Acho o kuantokusta muito útil, mas estes aspetos que referi são, na minha opinião, criticas construtivas para melhorar o vosso serviço.
22 de novembro 2019
Bom dia João.

Agradecemos imenso o seu feedback. O nosso departamento jurídico deixa-nos tranquilos quanto ao cumprimento da legislação em vigor.
Esperamos que continue a usar a nossa ferramenta. no seu dia-a-dia.

Atenciosamente,
6 de dezembro 2019
Agradeço que até esclarecerem o processo de ordenação dos preços, não enviem solicitações para colocarem a reclamação como Resolvida.
Continuo a aguardar a vossa resposta clara sobre o processo de ordenação e porque motivo um artigo mais caro, aparece antes de um mais barato? Algo que questionei desde o inicio nesta reclamação e à qual ainda não obtive resposta clara.
21 de agosto 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos imenso o tempo que investiu em nos reportar a sua situação.
No seguimento da sua reclamação, achamos que a situação já se encontra resolvida. Contudo, se surgir alguma dúvida não hesite em contactar-nos.

Obrigado,