Construir o Futuro

Mobilidade sustentável - Descarbonização dos transportes públicos

Com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2050, Portugal pretende que o setor dos transportes e mobilidade alcancem uma redução de 40% das suas emissões, em relação a 2005.

Para atingir este objetivo é criado o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência – Descarbonização dos Transportes Públicos, financiado por via do Fundo Ambiental. Consciente da elevada contributo da sua atividade para atingir este objetivo comum, a Vimeca Transportes, Viação Mecânica de Carnaxide, Lda. candidatou-se a este fundo para a aquisição de 28 viatura elétricas e 14 postes de carregamento.

Os novos autocarros eléctricos de marca Zhong Tong foram parcialmente financiados através do incentivo dado às transportadoras, o qual consiste em 70% diferença entre o custo de um autocarro a gasóleo e o de um autocarro eléctrico.

O apoio financeiro concedido à Vimeca foi de 4,904 milhões de euros de incentivo público. O resultado foi bastante positivo, refletindo-se na redução de consumo de gasóleo, redução de emissões de GEE e de poluente atmosféricos da sua frota, contribuindo assim para descarbonização e transição energética do setor.

Origem

A Vimeca Transportes, Lda. foi constituída em 21 de setembro de 1931

Inicialmente assegurava uma ligação entre Carnaxide e Algés, no concelho de Oeiras, através de um veículo de tração animal. Na década de 30 adquiriu o primeiro veículo de tração mecânica.

Ao longo dos anos foi estendendo as suas ligações a outras localidades no concelho de Oeiras, sempre com rebatimento ao comboio na linha de Cascais, para as deslocações com destino a Lisboa. Nos finais dos anos 70 inicia um conjunto de ligações diretas a Lisboa.

Em setembro de 1995, adquire no processo de privatização da Rodoviária de Lisboa, os ex-Centros de Atividade de Transporte 3 e 4, passando a operar nos concelhos da Amadora, Oeiras e Sintra, com rebatimentos à CP Linha de Cascais, CP Linha de Sintra e Lisboa.

Em outubro de 2020 é criada a Viação Alvorada que resulta de um consórcio entre a Vimeca e a Scotturb, de forma a concorrer ao lote 1 do concurso de serviço de transporte público da AML.

A 31 de dezembro de 2022, a Vimeca efetuou a sua última viagem, passando a operar desde o dia 1 de janeiro de 2023 a Viação Alvorada.

CONTACTOS

Estrada Consiglieri Pedroso, 81 - Queluz de Baixo
2730-260 Barcarena

E-mail: [email protected]

LIVRO DE RECLAMAÇÕES

https://www.livrodereclamacoes.pt