Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, SA

Santos
Santos apresentou a reclamação
28 de novembro 2017

Exmos. Srs.

Serve a presente para denunciar o péssimo atendimento a que estive sujeito por parte dos profissionais dos Laboratórios Germano de Sousa. Refiro-me aos profissionais que prestam serviço no ponto de recolha em Resende e aos profissionais que contactei telefonicamente (sede), no dia 28 de novembro de 2017, através do contacto 212 693 530, que me desrespeitaram enquanto cliente e utilizador dos vossos serviços, e que caberá a V. Exas. identificar. No dia 28 de novembro de 2017 efetuei uma chamada através do contacto acima identificado, às 08:35h., questionando sobre a possibilidade de obter os resultados das minhas análises e da minha esposa, feitas previamente, através de correio eletrónico, explicando que tinha uma consulta médica nesse mesmo dia às 10:00h. na qual seria importante apresentar tais resultados. Convém referir que tive a preocupação antecipada em obter informação, no ponto de recolha, sobre os timing’s de apuramento de resultados, antes mesmo da recolha de sangue, bem como de contactar esse mesmo ponto, um dia antes, no dia 27 de novembro de 2017, às 12:00h., para saber se os resultados estariam prontos, disponibilizando-me para os levantar presencialmente e dando conta da urgência em obtê-los; a informação que me foi dada a partir de Resende foi que já tinham os resultados mas que faltava imprimi-los e como tal eu não devia lá passar para os levantar antes de me confirmarem telefonicamente sobre a conclusão do processo (qualquer impressora básica imprime 7 páginas por minuto; o documento solicitado tem 3 páginas). Tendo em conta que (dia 27) no ponto de recolha não houve a preocupação em dar resposta às necessidades do cliente, efetuei a tal chamada no dia seguinte, dia 28, para o contacto disponível no site, tendo obtido a seguinte resposta: “nós só podemos enviar os resultados por email se nos fizer o pedido por escrito, também por email, indicando o nome da pessoa e a data de nascimento, a quem se referem os resultados; assim que nos chegue o pedido nós enviamos logo.” O email foi elaborado e enviado às 08:45h. (ver anexo); passados 30 minutos fiz nova chamada telefónica porque não tinha recebido nada, sendo percetível a perplexidade e o desnorte por parte das pessoas que me atenderam, pedindo-me apenas para confirmar o nome e o email, garantindo-me que iria receber logo de seguida o solicitado; passados mais 15 minutos (30+15 =45) fiz nova chamada porque continuava a não receber nada e a hora da consulta aproximava-se. Depois de estar 45 minutos à espera do prometido email fui informado na 3ª chamada telefónica, por parte de um dos incompetentes (incompetência é pouco para classificar esta situação) que me atendeu, sobre a impossibilidade de enviar os resultados por parte do laboratório, e que essa função competia ao ponto de recolha onde realizei o exame (aqui comecei a ferver, e belisquei-me… queria acordar). Em estado de fervura e com imensa pressa para percorrer 30 Km até à clínica onde tinha consulta marcada, sem os resultados, e com uma hora de atraso, ainda tive a calma suficiente para contactar o ponto de recolha em Resende e pedir o favor de me enviarem os resultados, para o email, com urgência, porque tinha a consulta, etc, etc…: “sim senhor, vamos já tratar disso”; esperei mais 15 minutos e nada. Voltei a contactar o ponto de recolha perguntando se já tinham enviado, tendo em conta que a minha caixa de correio eletrónico continuava sem novidades, e qual não é o meu espanto na obtenção da seguinte resposta: “nós ainda não enviamos porque não temos internet, e quem tem que enviar os resultados é a secretaria do laboratório, mas não se preocupe que eu já os contactei e eles disseram que já lhe iam enviar os resultados”. Explodi interiormente, pensei “f... em que m… de país é que vivo?”, e tentei, com razão, sem tratar mal ninguém, desabafar, meio tom acima, com a palonça que me deixou “pendurado” ao telefone, presumo, por não ter poder de encaixe e achar que não deve dar a cara pela empresa que representa, ouvindo, no mínimo, as alegações do cliente. Vergonha! Depois disto tentei novamente contactar telefonicamente as duas partes para esclarecer o contraditório, e as mentiras proferidas, mas sem sucesso porque ninguém mais me atendeu. Acabei por receber os resultados no email às 09:56h., uma hora e onze minutos depois, remetidos pelo centro laboratorial. Faço esta reclamação porque é a segunda vez que a incompetência destes serviços me causa transtorno, e a primeira não foi menos grave que esta. Sugiro à administração da empresa reclamada a procura, nos centros de emprego, onde estão inscritos cerca de meio milhão de desempregados, de pessoas competentes para o exercício dos seus cargos.

Data de ocorrência: 28 de novembro 2017
6 de dezembro 2017
Exmo. Sr. Raul Santos Gomes
Vimos por este meio agradecer a sua reclamação e apresentar as nossas desculpas, pelo incómodo causado a V. Exa.
Após análise detalhada da reclamação apresentada por V. Exa. concluímos o seguinte:
 A inscrição de V. Exa e da sua esposa foram efetuadas no posto de colheitas de Resende, cujo posto pertence ao Laboratório do Grupo Germano de Sousa Porto.
 As análises ficaram completas e validadas biopatologicamente no dia 27/11, no entanto devido a problemas informáticos, não foi possível imprimir os resultados no posto de colheitas de Resende.
 No dia 28/11, quando contactou o laboratório central em Lisboa, a nossa colaboradora informou que teria de enviar um e-mail a solicitar o envio dos resultados de V. Exa e da sua esposa, sendo este um requisito de cumprimento obrigatório. No entanto a colaboradora deveria ter solicitado de imediato todos os seus dados, de modo a agilizar o mais rapidamente possível o envio dos resultados e verificar o estado do processo.
 O e-mail com todos os seus dados e da sua esposa, foi rececionado na Caixa de e-mail do Laboratório Central e enviado de imediato para o Laboratório do grupo no Porto para que pudessem proceder ao envio dos resultados o mais rápido possível.
 O resultado foi enviado por e-mail, pela secretaria do Laboratório do porto às 9h56.
Face ao acima exposto, concluímos que ocorreram uma sucessão de falhas de comunicação entre o Laboratório Central em Lisboa e no Porto, que não permitiram que os resultados fossem disponibilizados atempadamente.
Renovamos o nosso pedido de desculpas, e informamos V. Exa. que os colaboradores em questão foram devidamente repreendidos e foram reforçados os procedimentos internos, de modo a evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer. Além da experiência técnica que exigimos, é fundamental a nossa equipa partilhar a mesma filosofia de qualidade e excelência pela qual nos regemos.
Lamentamos mais uma vez todo o incómodo causado e esperamos continuar a manter a sua confiança nos nossos serviços.
Ficamos ao dispor para mais esclarecimentos que surjam.

Departamento da Qualidade
Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa
Esta resposta tem um anexo privado
Santos
Santos avaliou a marca
6 de dezembro 2017

Obrigado pelo feedback.

Exmo. Sr. Raul Santos Gomes
Ficamos ao dispor para mais esclarecimentos que surjam.

Departamento da Qualidade
Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa