Mediação Imobiliária - Agentes

Lar de Sonho - Burla em negociação de imóvel

Ricardo Correia
Ricardo Correia apresentou a reclamação
11 de março 2020
No passado dia 07 de Março 2020, fui com a minha esposa visitar um imóvel através desta "agência imobiliária".

Ficamos agradados com o imóvel visitado e manifestamos interesse em visitar o mesmo uma segunda vez (desta vez durante o dia) para ver tudo com mais detalhe.

No final da visita, contestamos (naturalmente) o valor do imóvel que estava demasiado inflacionado, apresentando uma proposta de valor. Apresentada a proposta, as consultoras imobiliárias presentes indicaram de imediato que só com a apresentação de um sinal no valor de 400€ é que iriam negociar o valor do imóvel com o proprietário.

Indicamos que não daríamos o sinal pretendido sem garantia de negociação (afinal de contas o proprietário poderia não aceitar a proposta). 5 minutos depois, voltamos a ser abordados pela viatura das comerciais, que nos colocou as coisas da seguinte forma "já falamos com o diretor, ele consegue segurar no valor que propuseram ou até consegue ainda baixar mais, mas para isso temos de reservar o imóvel com o pagamento dos 400€, agora e em dinheiro". "Não têm nada a perder" - segundo elas.

Nesta abordagem, agressiva.. acabamos por ceder e pagar os 400€ (existindo uma fotografia do documento que retirei), porque as consultoras nem isso queriam fornecer.

Acontece que, hoje, dia 11 tivemos a notícia de que a minha esposa ficou sem o projeto em que se encontrava a trabalhar (a recibos verdes), e assim sendo não obtemos aprovação para um crédito bancário, nem nos queremos comprometer com isso, numa fase atribulada como esta.

Fomos à "imobiliária" em questão, expôr a situação, e foi-nos negada a devolução dos 400€ pagos, alegadamente porque estava-mos a desistir do imóvel, que ainda nem negociado estava em termos de valores, porque desde então não nos tinham comunicado nenhum valor final acordado com o proprietário.

Posto isto, apresentamos reclamação por escrito no livro de reclamações (reclamação esta que tentou ser dissuadida por pelo menos 3 vezes). Foi-nos indicado que durante o dia nos dariam uma resposta à situação.

Nada foi dito. Foram efetuadas diversas chamadas para os contactos da empresa, recusadas. Chegaram ao ponto de atender telefonemas negando serem funcionários desta "imobiliária". E no final de contas atendeu uma outra pessoa, que aparentemente nada sabia do processo (nem nós sabíamos da existência desta pessoa), que informa que ainda não está nada resolvido e que vai apresentar alguma resposta durante o dia de amanhã.

Considero esta prática lamentável por parte das "agências imobiliárias". No fundo, tentam sempre burlar os clientes em 400€ com a promessa de que vão cumprir com os valores negociais que o cliente pretende.

Saliento que o uso de " ao longo do texto na referência à tipologia deste negócio foi 100% propositado, uma vez que estão longe de prestar um serviço digno e leal aos seus clientes/potenciais clientes.
Data de ocorrência: 11 de março 2020

Olá, boa tarde. Será que é possível saber qual a agência em questão? De que zona? Obrigada!