Ayvens

LeasePlan - Carro avariou 6x em 6meses

Eduardo
Eduardo apresentou a reclamação
15 de janeiro 2019

No dia 17/05/2018 adquiri uma viatura no centro CarNext da Leaseplan no parque das nações. Passado dois dias, quase tive um acidente porque o pedal da embraiagem ficou preso no fim num cruzamento e comecei a notar que o mesmo chiava quando era pressionado.

Após contactar a Leaseplan da situação, disseram que era apenas um problema que era necessário sangrar a embraiagem. No outro dia fui levantar a viatura e voltou tudo a acontecer colocando em risco a minha vida e a dos ocupantes. Contactei novamente a Leaseplan e após o perito ver o carro recebi a seguinte resposta:

" Após uma verificação mais aprofundada da embraiagem da viatura, chegamos á conclusão que é necessária a sua substituição. "

Assim que me entregaram o carro, mais problemas apareceram:

- Constantemente a informar que estava com bateria fraca
- Chiava quando travava
- As chaves deixaram de funcionar e o carro só abria em modo manual
- Barulho de chocalho na roda direita dianteira
- Camera de macha atrás não funcionava
- Radio bloqueava
- ...

Perante todas estas avarias desloquei-me novamente ao stand da Leaseplan onde os funcionários realizaram uma análise detalhada da viatura e disseram-me que... "não notamos qualquer problema".

Perante esta resposta voltei a deslocar-me ao stand da leaseplan e apresentei 3 reclamações no livro, tendo o caso passado para o departamento da qualidade da Leaseplan onde finalmente fui bem atendido por Bruno Nunes que rapidamente e desde o início sempre me tentou ajudar. Anexei vídeos das várias avarias https://drive.google.com/open?id=1ORPtpBHQkXw7GBZFyBGZ5tOvkqG1x3m0

Perante esta reclamação e depois de já ter perdido o meu tempo de trabalho, a Leaseplan mandou novamente intervencionar o automóvel e aparentemente resolveu os problemas.......Até ao dia seguinte em que o carro voltou novamente a chocalhar algo metálico das rodas.

Voltei novamente ao stand, contactaram a qualidade, etc... até que voltaram a intervencionar o automóvel.

E finalmente... lá estava o carro, ao fim de 2 meses a funcionar! Pensava eu....

Na noite de natal, às 00:30 o carro voltou a aparecer novamente com avarias mas desta vez eram sinais de avaria no motor e no sistema de controlo de estabilidade do carro.

Enviaram o carro para arranjo no dia 26/12/2018, todos os dias enviei emails à Leaseplan mas somente ao dia 08/01/2018 fui contactado por eles após ter enviado um email em que resolvia o contrato, dizendo eles e passo a citar " No caso presente, após diagnóstico da Bosch Car Service-CPM & M, a LeasePlan autorizou a substituição de um relay e de um sensor pressão de gases de escape, não sendo previsível novo incidente relacionado. "

E pensava novamente eu que tinha o problema resolvido mas a novela não acabava aqui. No dia 13/01/2019 às 21:30 o carro voltou novamente a dar erros no motor e no sistema de controlo de estabilidade. Era meia noite quando cheguei a casa porque tive de esperar pelo reboque, taxi, levantar o carro de substituição a gasolina ( frisar que comprei um carro a Gasóleo uma vez que faz parte das minhas ferramentas de trabalho) Completamente frustado pelo atendimento e serviço desta instituição, enviei novo email à email dizendo que no dia seguinte iria estar no stand e só sairia de lá quando me resolvessem o problema.

Assim o fiz, eram 9:15 do dia 14/01/2019 e fui novamente ao stand, sentei e falei com um dos comerciais que única coisa que soube dizer foi "A Leaseplan não foge aos problemas, vamos resolver" mas atitudes concretas não existiram. Uma das comerciais ao ouvir-me já enervado resolveu saltar da sua cadeira aos berros comigo e de mão no ar dizendo "Você hoje nunca vai sair daqui com nada resolvido e vai aguardar noutra sala que este é o nosso local de trabalho e o seu problema pode até ser desgaste", para que não me tirassem dali resolvi escrever sete folhas no livro de reclamações.

Uma vez que estes funcionários não contactavam a sede porque " só vamos enviar as suas reclamações quando for embora " resolvi eu mesmo ligar para a sede da Leaseplan e dizer que não ia sair dali, quem me atendeu, Bruno Nunes disse-me "compreendo e lamento toda a situação, até às 13:00 horas de hora irei dar-lhe feedback" perante uma ação concreta da Leaseplan retirei-me do stand.

Alguém que cumpriu a palavra e ligou-me rapidamente a dizer que a Leaseplan estava a tratar da devolução da viatura, no entanto, os procedimentos da empresa obrigava a que:
- devido ao tempo que tem a viatura será aplicada uma desvalorização relativamente ao preço que pagou
- poderá também trocar de viatura, mas escolha uma viatura próxima desse preço para ver se conseguimos fazer algo

Portanto, perante tudo isto hoje é dia 15/01/2019 e ainda não fui contactado, na altura em que pretendi comprar a viatura deram-me um valor para a retoma em apenas.... 2h!! Já passaram mais de 24h e já passaram mais de duas semanas desde que lhes pedi que cancelassem o contrato.

Em resumo:
- Gastei o meu tempo
- O meu dinheiro em revisões oficiais da viatura
- Perdi horas e horas de trabalho
- Não pude estacionar ao pé de casa e paguei tudo do meu bolso porque é necessário distico
- Enervei-me vezes sem conta e ainda não tenho uma resposta

Perante tudo isto ainda me dizem que vão aplicar uma desvalorização. E quem me paga todos os problemas e chatices que tive com esta viatura e que a maior parte já os tinha quando foi vendida?

Resolvi publicar tudo isto online para que as pessoas tivessem noção desta situação. Sendo ou não um caso singular é claramente um caso lamentável e que não está de acordo com a imagem que a Leaseplan transparece.

Data de ocorrência: 15 de janeiro 2019
Eduardo