LeasePlan

LeasePlan - Data da Matrícula diferente da data do livrete

Marco Alexandre Fernandes Rodrigues
Marco Rodrigues apresentou a reclamação
6 de agosto 2014

No passado mês de Abril de 2013 adquiri uma viatura VW Golf 1.9 TDI através da LEASEPLAN. Já conhecia a viatura uma vez que era "carro de serviço" de uma amiga, pertencia à empresa onde trabalha. Desde sempre a viatura esteve matriculada como sendo de Agosto de 2008.
Em Abril de 2013 e uma vez que o automóvel iria ser entregue à LEASEPLAN pela empresa onde a minha amiga trabalha, decidi comprar o mesmo, pois tinha perfeito conhecimento do seu estado e conservação.
Desde o primeiro dia que a viatura está matriculada como sendo de Agosto de 2008, mas para minha surpresa, na semana passada, ao levar o carro à inspecção periódica, foi confrontado com a seguinte situação: O carro está matriculado como sendo de Agosto de 2008, mas na verdade é de Julho de 2008, informação que consta no livrete, da qual nunca me apercebi.
Ao ligar para o serviço de atendimento ao cliente da LEASEPLAN e mais tarde para o imtt, foi informado que não existe engano no livrete mas sim na matricula, ou seja, foi-me vendido um automóvel de Julho como sendo de Agosto. Em nenhuma ocasião foi informado que o automóvel era de Julho, e nenhum dos documentos que assinei mencionava o mesmo.
Ao expor a situação à LEASEPLAN, e existindo a diferença de um mês na matricula, situação que poderia levar à apreensão da viatura e pela qual eu teria de responder, foi me dito que iriam fazer matriculas novas, e que me pagariam o valor da re-inspecção, dada a diferença da matricula e do livrete, a viatura chumbou na inspecção.
Posteriormente questionei a LEASEPLAN do facto de me terem vendido uma viatura de Julho como sendo de Agosto, pois o valor que paguei, e pelo qual efectuei o negócio, foi referente a uma viatura de Agosto. Foi informado que nada podiam fazer, pois para eles, venderam um carro de Julho, e apenas poderiam pedir desculpa pelo lapso.
No meu entender a LEASEPLAN é responsável por este engano, e não eu, não posso aceitar que apenas peçam desculpa pelo lapso. Havendo a diferença de 1 mês na matricula, a viatura não tem o mesmo valor, tendo eu o direito de considerar este negócio fraudulento.
Por último, referir que este não é o primeiro " contratempo" que tenho com a LEASEPLAN, no ultimo ano. Em Setembro de 2013 cobraram na mensalidade + 76€ referente ao IUC, que já se encontrava liquidado uma vez que é anual, e mais tarde, em Dezembro 2013, recebi uma carta a informar do agravamento do seguro, de uma reparação que nunca fiz nas oficinas que trabalham em parceria com a Leaseplan, apenas pedi orçamento.

Data de ocorrência: 6 de agosto 2014