Ayvens Marca Recomendada Marca do Mês

LeasePlan - Embraiagem em garantia

José Castanho apresentou a reclamação
30 de setembro 2022
Em Junho de 2020 comprei um Fiat Tipo, com cerca de 20000 kms. Passados cerca de 15000 km foi detetada uma avaria na embraiagem que obrigou que a mesma fosse substituída. Esta situação foi assumida pela Leaseplan ao abrigo da garantia de 3 anos.
Passados cerca de 44000 kms o carro encontra-se com o mesmo problema, sendo que a Leaseplan não assume os custos da substituição da embraiagem, pois é um componente de desgaste não abrangido pela garantia. Não compreendo como um veículo com cerca de 80000 kms tenha necessidade de substituição da embraiagem por duas vezes.
Não é de todo uma situação normal num carro com esta idade / kms, pelo que a Leaseplan deveria assumir os custos de substituição da embraiagem.
Data de ocorrência: 16 de agosto 2022
4 de outubro 2022

Conforme resposta enviada a 29/9/2022 por email, ao cliente.

Obrigado.
Com os melhores cumprimentos
4 de outubro 2022
Essa é uma questão que vocês têm que ver com a oficina onde ficou o meu carro, que me foi indicada por vocês.
Eu não entendo nada de mecânica, nem de componentes defeituosos ou não. Só sei que o carro está com um problema, que me impede de o utilizar e que me está a causar um grande transtorno.
Esse tipo de esclarecimentos devem solicitar à oficina e verificar a origem do problema que é recorrente, e que volto a dizer, não é de todo normal.
19 de outubro 2022
FIAT TIPO | 50 VE 51

L
loja Roady <loja@roadyXXXXXXXXX.pt>
Para: Você

qua, 19/10/2022 16:25
Boa tarde Sr. José,

Junto relatório da intervenção na viatura 50 VE 51.

Cpts

Após desmontagem da embraiagem e do volante do motor constatou-se que estes componentes apresentavam desgaste avançado. Tecnicamente recomendou-se a substituição do kit de embraiagem completo, do volante do motor e do bombito recetor da embraiagem. Atendendo ao histórico da viatura, reportado pelo cliente, e perante a kilometragem percorrida (81.976 kms), parece-nos que a frequência de substituição destes componentes (duas vezes em pouco mais de 80.000 kms) é anormal, sugerindo durabilidade reduzida para este tipo de peças.
15 de novembro 2022

Conforme resposta enviada no dia 7/11/2022 por email, ao cliente.

Esclarecemos não existir uma quilometragem definida para a durabilidade da embraiagem, isto é, o seu desgaste está diretamente relacionada com o tipo de utilização a que é sujeita.

No caso concreto, reiteramos não ter sido identificada qualquer anomalia no funcionamento do sistema que possa ter promovido o desgaste prematuro da embraiagem e do volante do motor.

Com os melhores cumprimentos
15 de novembro 2022
Nada foi resolvido. Ou seja, de forma unilateral entenderam que está resolvido, quando o que deveriam fazer era contatar a oficina para perceber o que aconteceu. Não deveriam passar essa responsabilidade para mim é simplesmente “lavar as mãos”
16 de novembro 2022

Conforme comunicações anteriores, sublinhamos que o processo foi acompanhado pela nossa área técnica, não tendo sido comunicado ou identificado qualquer anomalia por parte da oficina no funcionamento do conjunto embraiagem/volante do motor ou concretamente da bomba de embraiagem.

Efetivamente, a existência de uma anomalia seria facilmente identificada ao longo dos 47.000 Km/2 anos que a viatura realizou após a 1.ª substituição da embraiagem e/ou no limite reproduzida no ensaio de estrada que a oficina realizou no dia 16/08, o que não se verificou.

Neste ponto, esclarecemos que a primeira substituição da embraiagem/volante do motor ocorrida em 08/2020 (2 meses após a venda) quando a viatura registava 33.302 Km, decorreu da identificação de folga no volante do motor, situação corrigida com a substituição deste componente juntamente com a embraiagem e que pela especificidade da situação foi assumida pela garantia.

Referente à comunicação sobre a durabilidade de uma embraiagem, reiteramos a informação na qual, na ausência de anomalia como é o caso, não existe uma quilometragem definida porque a mesma está condicionada e associada ao tipo de utilização a que é sujeita.

Pelo exposto, reforçamos os esclarecimentos efetuados ao longo do processo de reclamação, nos quais é comunicada a ausência de anomalias no funcionamento do conjunto embraiagem/volante do motor, sendo esta intervenção identificada ao abrigo da garantia contratual como material de desgaste.

José Castanho avaliou a marca
16 de novembro 2022

Comportamento incorreto perante uma situação em que a responsabilidade é única e exclusivamente da Leaseplan. Apesar de terem dado como concluído, a situação não está resolvida. O esclarecimento do que aconteceu à embraiagem, deve ser pedido a oficina para onde a vossa empresa me encaminhou. É óbvio que nunca mais irei recorrer a esta marca e não recomendo a ninguém. Na verdade recomendo que não a utilizem.