LeasePlan

LeasePlan

Lease Plan Portugal - Comércio e Aluguer de Automóveis e Equipamentos Unipessoal, Lda

LeasePlan - Embraiagem em garantia

81320222
José Castanho apresentou a reclamação

Em Junho de 2020 comprei um Fiat Tipo, com cerca de 20000 kms. Passados cerca de 15000 km foi detetada uma avaria na embraiagem que obrigou que a mesma fosse substituída. Esta situação foi assumida pela Leaseplan ao abrigo da garantia de 3 anos.
Passados cerca de 44000 kms o carro encontra-se com o mesmo problema, sendo que a Leaseplan não assume os custos da substituição da embraiagem, pois é um componente de desgaste não abrangido pela garantia. Não compreendo como um veículo com cerca de 80000 kms tenha necessidade de substituição da embraiagem por duas vezes.
Não é de todo uma situação normal num carro com esta idade / kms, pelo que a Leaseplan deveria assumir os custos de substituição da embraiagem.
04 out 2022
LeasePlan adicionou uma resposta

Conforme resposta enviada a 29/9/2022 por email, ao cliente.

Obrigado.
Com os melhores cumprimentos

04 out 2022
José Castanho adicionou uma resposta

Essa é uma questão que vocês têm que ver com a oficina onde ficou o meu carro, que me foi indicada por vocês.
Eu não entendo nada de mecânica, nem de componentes defeituosos ou não. Só sei que o carro está com um problema, que me impede de o utilizar e que me está a causar um grande transtorno.
Esse tipo de esclarecimentos devem solicitar à oficina e verificar a origem do problema que é recorrente, e que volto a dizer, não é de todo normal.

19 out 2022

FIAT TIPO | 50 VE 51

L
loja Roady
Para: Você

qua, 19/10/2022 16:25
Boa tarde Sr. José,

Junto relatório da intervenção na viatura 50 VE 51.

Cpts

Após desmontagem da embraiagem e do volante do motor constatou-se que estes componentes apresentavam desgaste avançado. Tecnicamente recomendou-se a substituição do kit de embraiagem completo, do volante do motor e do bombito recetor da embraiagem. Atendendo ao histórico da viatura, reportado pelo cliente, e perante a kilometragem percorrida (81.976 kms), parece-nos que a frequência de substituição destes componentes (duas vezes em pouco mais de 80.000 kms) é anormal, sugerindo durabilidade reduzida para este tipo de peças.

LeasePlan adicionou uma resposta

Conforme resposta enviada no dia 7/11/2022 por email, ao cliente.

Esclarecemos não existir uma quilometragem definida para a durabilidade da embraiagem, isto é, o seu desgaste está diretamente relacionada com o tipo de utilização a que é sujeita.

No caso concreto, reiteramos não ter sido identificada qualquer anomalia no funcionamento do sistema que possa ter promovido o desgaste prematuro da embraiagem e do volante do motor.

Com os melhores cumprimentos

15 nov 2022
LeasePlan alterou o estado para Resolvida
José Castanho adicionou uma resposta

Nada foi resolvido. Ou seja, de forma unilateral entenderam que está resolvido, quando o que deveriam fazer era contatar a oficina para perceber o que aconteceu. Não deveriam passar essa responsabilidade para mim é simplesmente “lavar as mãos”

José Castanho reabriu a reclamação
LeasePlan adicionou uma resposta

Conforme comunicações anteriores, sublinhamos que o processo foi acompanhado pela nossa área técnica, não tendo sido comunicado ou identificado qualquer anomalia por parte da oficina no funcionamento do conjunto embraiagem/volante do motor ou concretamente da bomba de embraiagem.

Efetivamente, a existência de uma anomalia seria facilmente identificada ao longo dos 47.000 Km/2 anos que a viatura realizou após a 1.ª substituição da embraiagem e/ou no limite reproduzida no ensaio de estrada que a oficina realizou no dia 16/08, o que não se verificou.

Neste ponto, esclarecemos que a primeira substituição da embraiagem/volante do motor ocorrida em 08/2020 (2 meses após a venda) quando a viatura registava 33.302 Km, decorreu da identificação de folga no volante do motor, situação corrigida com a substituição deste componente juntamente com a embraiagem e que pela especificidade da situação foi assumida pela garantia.

Referente à comunicação sobre a durabilidade de uma embraiagem, reiteramos a informação na qual, na ausência de anomalia como é o caso, não existe uma quilometragem definida porque a mesma está condicionada e associada ao tipo de utilização a que é sujeita.

Pelo exposto, reforçamos os esclarecimentos efetuados ao longo do processo de reclamação, nos quais é comunicada a ausência de anomalias no funcionamento do conjunto embraiagem/volante do motor, sendo esta intervenção identificada ao abrigo da garantia contratual como material de desgaste.

16 nov 2022
LeasePlan alterou o estado para Sem resolução
José Castanho avaliou a marca

Comportamento incorreto perante uma situação em que a responsabilidade é única e exclusivamente da Leaseplan. Apesar de terem dado como concluído, a situação não está resolvida. O esclarecimento do que aconteceu à embraiagem, deve ser pedido a oficina para onde a vossa empresa me encaminhou.
É óbvio que nunca mais irei recorrer a esta marca e não recomendo a ninguém. Na verdade recomendo que não a utilizem.