LeasePlan

LeasePlan - Exclusão de Garantia

Rui Lopes apresentou a reclamação
24 de outubro 2016

Boa Tarde,

Venho por esta via apresentar umam reclamação relacionada com uma viatura adquirida na LeasePlan, em meados de Março do presente ano, ou seja pouco mais de seis meses, com 2 anos de garantia. Desde então o carro deu entrada na oficina 3 vezes. A ultima vez foi no dia 14 de Outubro com a embraiagem totalmente danificada. Claro está que como é considerada d desgaste a LeasePlan afirma que não está abrangida pela garantia. Isto a qualquer pessoa sensata faria sensato dizer que de facto até poderia ser considerado normal. Mas vamos aos factos. O carro foi adquirido com 45000KM, neste momento ainda não chegou aos 65000KM, ou seja, menos de 20000KM, metade doas quais em autoestrada. Foi-me vendido mais caro por ter poucos quilómetros dizendo que nem sequer era um carro usado, mas sim, seminovo, enfim conversa de vendedor. Mais, o carro foi supostamente sujeito a todo o tipo de vistoria e revisões po técnico independentes e altamente qualificados e sérios, segundo a LeasePlan. Foi-me ainda afiançado que teriam sido trocadas as pastilhas, óleo e filtro e que o carro estava, portanto como novo, pois tinha de facto sido submetido a todos os testes e mais algum. Pois passado seis meses e 19000KM, não se justifica o desgaste da embraiagem, após tantos testes e garantir que o carro estava como novo, até me informaram que o carro teria sido bastante estimado pois teria sido conduzido por um motorista da administração de uma empresa bastante conhecida, que não vou referir o nome pois não tem envolvimento. De facto, não um condutor que esteja sempre com o pé na embraiagem mesmo só apoiado em andamento. E de facto nada justifica o que sucedeu. Pessoas com carros iguais só efetuaram troca de embraiagem de origem passados muitos KM acima dos 100000KM, se quisesse um carro com esses encargos teria pago menos por um modelo superior mas com quilómetros nesses valores, e que de facto teria sido a minha preferência, mas dado que este tinha pouco quilómetros foi me sugerido pelo vendedor optar por este que apesar de uns milhares de euros mais caros teria mais tempo sem grandes intervenções mecânicas, assim fique com um carro com menos extras, mais caro (bastante), contudo pelos vistos com os mesmo problemas de uma carro de cento e tal mil quilómetros. Sinto-me por isto extramente ludibriado e desiludido face às expectativas criadas em torno de uma empresa que até aqui me parecia ser de confiança. Penso que de facto a avaria não se trata de ser devido a desgaste, mas sim devido à peça já não estar nas devidas condições quando foi entregue a viatura e pelos vistos por lapso, pois espero que não seja só conversa e técnicas de venda, não foi vistoriada devidamente.
Claro que terei de assumir um encargo de 1100€ para substituição da peça, ao fim de 6 meses e 19000KM, mais valia ter optado pelo veiculo que tinha todos os extras que desejava mais quilómetros, contudo mais barato cerca de 5000€, ainda ficava com saldo positivo.
É de facto bastante revoltante a situação. Não tendo alternativa só poderei efetuar o pagamento do meu bolso e avisar todos quantos pensam em adquirir uma viatura na LeasePlan, pensarem muito bem, pois pelos visos pagar mais por um carro com menos KM não garante que não tenham os problemas de um carro mais barato e com mais do dobro dos quilómetros.

Data de ocorrência: 24 de outubro 2016
24 de outubro 2016
Boa Noite,

Aproveito ainda para anexar o orçamento apresentado pelo Oficina indicada pelo LeasePlan, que por lapso não indiquei.
Esta resposta tem um anexo privado
25 de outubro 2016
Recebi a seguinte resposta,
Todos nós sabemos o que é uma embraigem, e como eu disse está avariada. Eu não fui o unico condutor, aliar dois terços do tempo que a viatura andou nem sei quem a conduziu, peloa resposta da LeasePlan depreendo que até vir para para as minha mãos e que a "besta" a conduzir sou eu. Cçaro que a viatura não foi cuidado. Mas quem estimará mais uma viatura uma pessoa que pagou mill«hares de euros pela mesmo ou uma à qual a viatura é usar e depois vir outra nova??? Eu conduzi um terço do tempo (19000km) , não sei como foi conduzida os outros dois terço (45000km).
Por isso muito cuidado quando vos venderem uma viatura na LeasePlan como semi-nova e muito bem cuidada, pois podem dar as garantias que quiserem mas apesar de garantirem que está em perfeitas condições quando há um problema destes, somos nós que ficamos com o onús de não saber conduzir. Não é so o KIT de embraigem mas si também o volante bimassa...enfim... é o custume para vender é tudo facilidades e garantias, quando chega à altura escudam-se atrás de papeis.

"Estimado Sr. Rui Lopes,

Na sequência da reclamação apresentada vimos por este meio esclarecer o motivo da recusa da substituição do kit de embraiagem ao abrigo da garantia.

Conforme condições gerais da garantia, com as quais concordou na assinatura da mesma, o grupo da embraiagem encontra-se excluído da garantia vigente.

Adicionalmente, os factos indicam que os materiais foram sujeitos a sobreaquecimento por patinagem(fotos em anexo). Dado que o sistema funciona a pedido do condutor através do comando do pedal e não existem automatismos por se tratar de um sistema hidráulico, os danos decorrem do tipo de utilização e não estão configurados como desgaste normal decorrente de utilização.

Aproveitamos a oportunidade para informar que o contrato não prevê cedência de viatura de substituição no caso da activação da garantia.

Pelo exposto, lamentamos informar não encontrar argumentos técnicos que possam alterar a decisão da recusa de garantia.

Informamos estar disponíveis para qualquer esclarecimento que julgue necessário.

Com os melhores cumprimentos

www.leaseplan.pt

Descubra o mundo LeasePlan:
Corporate | PME e Particulares | Usados de Qualidade | +Soluções Automóveis
6 de novembro 2016
Informo que desconheço a resolução da mesma, porque o assunto não está encerrado sendo que o mesmo irá ter que ser resolvido em tribunal, acho ainda que não questionarem o queixoso sobre a veracidade da resolução lamentável.
25 de novembro 2016
Já informei que a questão não está concluída e por isso seguirá o trâmites legais, pelo que não está concluídas lamento ter de pedir pela segunda vez que alterem o estado da queixa.
Rui Lopes avaliou a marca
6 de novembro 2016

A questão está longe de estar resolvida aliás a questões irá seguir para tribunal