Ayvens Marca Recomendada Marca do Mês

LeasePlan - Extensão de garantia volkswagen (auto maran)

Gilberto Duarte apresentou a reclamação
16 de outubro 2019
Venho por este meio demonstrar a minha indignação relativamente à extensão de garantia proporcionada pela LeasePlan.
Na sequência de uma avaria alertada pelo visor do meu veículo de marca VW, modelo Golf (comprado em Abril de 2015), desloquei-me a oficina Auto Maran Coimbra - Volkswagen no dia 16 de Outubro de 2019.
Aquando da recepção do veículo na oficina, apresentei o documento de extensão de garantia ao funcionário da recepção e deixei o veículo para a reparação da avaria, esperançoso de que a extensão de garantia iria cobrir os custos da anomalia.
Mais tarde o mesmo funcionário que me tinha atendido, ligou-me a informar-me de que a avaria se devia a necessidade de uma vela de incandescência e que tinham entrado em contacto com a Leaseplan que lhes tinha dito que a extensão de garantia proporcionada só tinha validade até aos 5 anos ou 90.000 km, e como o veículo nesse momento apresentava 90.331 km não respeitava esse limite e por isso teria de cobrir os custos de reparação.
Mandei avançar com a reparação, visto ter necessidade de me deslocar diariamente para o meu local de trabalho e escola do meu educando, para além das outras deslocações necessárias, no entanto fiquei com a impressão que me estavam a "passar a perna".
Depois de ir buscar o carro arranjado e pago a quantia de 76,06€, fui para casa e observei o documento de extensão de garantia (Contracto de Condições Gerais de Extensão de Garantia datado de 08/12/2015), enviado para minha casa através de carta datada de 11 de Dezembro de 2015, por meio de carta simples, pela LeasePlan e verifiquei que em nenhum local faz referência aos 90.000 km.
Na clausula 7.ª - Caducidade do contracto - refere no seu n.º1 - alínea c) o seguinte: O presente contracto caduca sem necessidade de qualquer notificação adicional com a verificação de qualquer dos factos seguintes; c) Realização integral da quilometragem contractada estipulada nas "Condições Particulares".
Tentei averiguar na Internet quais as condições particulares da LeasePlan, mas não tive sucesso visto não as ter encontrado em lado nenhum.
Nos referidos documentos de que sou portador e que me foram enviados para minha casa, em nenhum consigo encontrar as condições particulares aludidas.
Ou seja, sinto-me enganado por não ter sido informado aquando da compra do veículo do n.º de quilómetros limite da garantia, quer pela marca, quer pelos documentos enviados para minha casa.
Concluindo a presente queixa, desejo ser ressarcido do valor despendido na reparação, uma vez que não fui informado do limite de quilómetros da garantia, apesar de isso ser uma obrigação por parte dos vendedores/prestadores do serviço. Os mesmos devem informar os clientes de todos os detalhes da garantia.
Atentamente,
Data de ocorrência: 16 de outubro 2019
24 de outubro 2019
Resposta enviada por email a 24 outubro 2019

Estimado Senhor Gilberto Duarte,

No seguimento da Vossa reclamação lamentamos a ocorrência e o transtorno causado.

Efectuada análise aos documentos associados a este processo, verificamos que o contrato, assinado pelas partes, faz referência aos 90.000 quilómetros. Juntamos as condições particulares para vossa apreciação.

Efectivamente, este contrato vigora durante determinado período ou quilometragem, conforme condições Gerais.

Neste sentido, e verificando que o veículo apresenta uma quilometragem superior aos 90.000, teremos que concluir que o contrato caducou, de acordo com as condições gerais e particulares.

Referimos ainda que a intervenção reclamada, se o contrato se encontrasse em vigor, não estaria coberta pela garantia por se tratar de material de desgaste.

Pelo exposto, lamentamos mas não poderemos ir ao encontro das Vossas pretensões.

Estamos disponíveis para o esclarecimento de qualquer questão adicional.

Com os nossos melhores cumprimentos
27 de outubro 2019
Continuo a não conhecer as condições particulares.
Atentamente,
28 de outubro 2019
As condições particulares seguiram no email enviado no passado dia 24 de outubro.
Voltamos a adicionar o documento em causa aos anexos.

Com os melhores cumprimentos
Gilberto Duarte avaliou a marca