Ayvens

LeasePlan - Garantia - reclamação

Joel Soares
Joel Soares apresentou a reclamação
14 de dezembro 2018
No passado dia 28 de Novembro de 2018, na sequência de uma anomalia identificada no veículo, este foi encaminhado pela LeasePlan para a oficina que, após a realização do respectivo diagnóstico, identificou três avarias:

- num dos injetores;

- no volante bimassa do motor; e

- na bateria.

Depois de ter sido solicitada a activação da garantia, foi-me transmitido pela oficina que a LeasePlan iria assegurar apenas o custo da reparação das duas primeiras avarias – num dos injectores e no volante bimassa – e não iria custear última - a substituição da bateria.

Em geral, a apreciação da LeasePlan não merece a minha discordância. Mesmo no que se refere à decisão de não custear a substituição da bateria, aceito-a na medida em que a sua avaria possa decorrer do desgaste associado ao seu normal uso.

No entanto, no que se refere à substituição do volante bimassa do motor, fui informado de que a sua substituição implicaria também a substituição da embraiagem. A não substituição simultânea do kit da embraiagem, implica a perda de garantia do volante bimassa. Assim, venho por este meio solicitar que a activação da garantia solicitada à LeasePlan inclua também a substituição do kit de embraiagem, assegurando assim, por parte do fornecedor, a garantia do volante bimassa a instalar.

De acordo com as informações fornecidas pela oficina, o kit de embraiagem actualmente instalado no veículo encontra-se em perfeitas condições de funcionamento. Assim, faço notar que não estou a solicitar a sua substituição pelo facto de este apresentar qualquer tipo de anomalia ou necessitar de reparação. Esta solicitação visa apenas assegurar, por parte do seu fornecedor, a garantia do volante bimassa do motor a ser colocado em substituição do que está avariado.

Note-se que, numa situação hipotética de futura avaria do volante bimassa, o seu fornecedor – e até, eventualmente, a entidade que faz a sua aplicação - poderá eximir-se das suas responsabilidades, escudando-se na não substituição neste momento do kit de embraiagem, e assim transferir para outrem os custos de uma reparação que lhe deviam ser imputados.

A terminar esta exposição gostaria de salientar que ao longo deste processo não tenho revelado qualquer tipo de aproveitamento da LeasePlan como demonstra, por exemplo, a dispensa de uma viatura de substituição a que teria direito na sequência da avaria do meu veículo.

Face ao exposto, solicito que o pedido de activação de garantia efectuado seja reavaliado e, dessa forma, inclua também a substituição do kit de embraiagem.

Esta foi a minha exposição por e-mail à Leaseplan, posteriormente a sua reposta foi a seguinte:
"Exmo. Sr. Joel Soares,

No seguimento do vosso e-mail, informamos que a embraiagem não se encontra abrangida pela Garantia ( material de desgaste ).

Deverá junto da entidade que vendeu viatura expor a situação.

Ficando ao vosso inteiro dispor para os esclarecimentos que entendam necessários sobre este assunto,".

Venho por este meio pedir novamente a análise desta situação, pois, pela resposta, fiquei com a impressão que o meu e-mail nem sequer foi lido. Argumentar apenas que "a embraiagem não se encontra abrangida pela Garantia ( material de desgaste)" não tendo em consideração o motivo que leva a essa substituição não é correto nem ético.

Os melhores cumprimentos,
Data de ocorrência: 14 de dezembro 2018
Ayvens
3 de janeiro 2019
Estimado Senhor Joel Soares,

Após análise do incidente, informamos que não obstante a não contextualização da substituição da embraiagem no âmbito da garantia (material de desgaste/oficina informa que peça não necessita de substituição), entende a LeasePlan face á especificidade do processo propor assumir a titulo excecional e comercial 50% do valor do kit de embraiagem.
Reforçamos lamentar todos os transtornos decorrentes deste incidente, sublinhando o total e incondicional empenho da LeasePlan na resolução do mesmo.

Na expectativa de termos esclarecido convenientemente o assunto em apreço, informamos manter a nossa total disponibilidade para esclarecer qualquer questão futura que julguem necessária.

Bruno Nunes
Joel Soares
Joel Soares avaliou a marca
19 de agosto 2019

Embora tenha sido possível chegar a um acordo, este apenas foi conseguido após efectuar reclamação e um período prolongado onde o processo não apresentou desenvolvimentos.