LeasePlan Marca Recomendada Marca do Mês

LeasePlan - Insistência em coagir o cliente em pagar algo indevido.

Manuel Gomes Correia
Manuel Correia apresentou a reclamação
15 de dezembro 2016

A empresa da qual dou gerente, a meados de 2015 alugou 3 viaturas á Leaseplan.
Em abril de 2016 a viatura 88-QF-79 OPEL INSIGNIA, foi alvo de ataque dum RATO. Contactado o apoio ao condutor, mandaram-me entregar o carro numa oficina, porque seria efetuada uma participação de chassis, entregaram-me de imediato um SKODA FABIA a gasolina, de acordo com o que estava contratado. Até aqui tudo Bem.
3 dias depois, sou contactado, que não iriam cobrir a reparação, como tal deveria autorizar a reparação ás minhas custas e devolver a viatura de substituição. Claro que me opus. Assim se passaram duas semanas,
Segundo o atendimento a clientes da LEASEPLAN, o sinistro não está coberto pela garantia de atos de vandalismo, porque o agente (RATO) é conhecido. Insisto que com todas as Garantias contratadas haverá certamente forma de uma delas cobrir o prejuízo insólito. Além do mais em nenhum lado as apólices referem que estão excluídos, danos provocados por ratos. Pelo Lei geral de seguros em Portugal, em matéria de seguros o que não está excluído passa a estar incluído.
Assim se passa mais uma semana e eu de SKODA a consumir gasolina. Apesar de insistirem para entregar a viatura de substituição, não o poderia fazer pois tinha de trabalhar.
Posteriormente volto a ser contactado pelos mesmo serviços, solicitando-me para assumir que estacionei a viatura em local propício a RATOS, que assim já acionariam a GARANTIA TOTAL e a reparação seria feita. Claro é, que ninguém estaciona onde já sabe que tem ratos, não poderia assumir tal coisa.
Contudo pediram-me para acionar a Garantia Total. Assinei a Participação com a ressalva que a mesma foi a pedido da LEASEPLAN e que não aceitaria que qualquer débito, nem agravamento de seguro.
OK, duas semanas depois tenho a Viatura reparada, ao todo foram quase 6 semanas, claro continuei a andar de SKODA a Gasolina. Quando ao abrigo da GARANTIA TOTAL A VIATURA de substituição por Contrato deverá ser uma igual, equivalente ou superior.
Espanto meu, quando em Agosto/2016 Recebo uma fatura com a o débito da franquia no valor de 615,00€. Devolvo-lhe a fatura porque não faz sentido, é contrario a tudo o que foi dialogado, além do mais assim sendo, sinto-me no direito de lhes faturar o diferencial das 6 semanas de utilização entre o SKODA / INSIGNIA, e a diferença entre o Diesel e a Gasolina, ou seja neste caso o valor de 1845,00€. Perante uma eventual minha faturam, foram rapidíssimos na resposta, não aceitam.
No início de outubro uma das viaturas teve necessidade de ir á oficina para reparação dum sinistro, espanto meu que a LEASEPLAN fez a apreensão da viatura na oficina, com base na falta de pagamento .
No presentem fazem-me coação para que pague todos os débitos:
615,00€ de agosto ref. franquia da Garantia Total.
1.032,00€ referente aos meses out-nov-dez 2016, correspondente aos meses em que a viatura está apreendia em oficina por ordem da LEASEPLAN.
Como as 3 viaturas foram contratualizadas em simultâneo, recebemos uma fatura única. Como tinha uma viatura apreendia (sem falar nos problemas e prejuízos causados), mandei suspender o pagamento da fatura de outubro e de novembro, pretendo que sejam separados os valores por viatura.
Claro que também quero que me paguem os 1845€ que entendo ter direito.
Espantemo-nos com a Carta que recebo hoje, ASSUNTO: IMCUMPRIMENTODO CONTRATO-QUADRO DE ALUGUER OPERACIONAL DE AUTOMÓVEIS. Coagindo-me com o prazo de 8 dias para pagar, com a ameaça da anulação do contrato e recolha das viaturas.
Indigno-me, como é possível ?
Um Diretor Geral como o Sr. Dr. Francisco Javier Contreras Garcia, ter na sua equipa, pessoas que pedem ao cliente que assuma que estacionou num sitio que propicio a RATOS, que aceite a pressão, ameaça e coação sobre os clientes, sem que alguém os ouça corretamente.

Caro Diretor Geral Sr. Dr. Francisco Javier Contreras Garcia, porque sou um homem de palavra honrada, até poderei vir a pagar tudo, mas contrariado. Por isso nunca me calarei e em todas as instituições irei apresentar esta reclamação.

Data de ocorrência: 15 de dezembro 2016
6 de janeiro 2017
Estimado Sr. Gomes Correia,

Acusamos a recepção da reclamação referente à matricula acima identificada, a qual agradecemos.

Como já tivemos oportunidade de esclarecer anteriormente, a anomalia verificada na viatura (cabos ruídos por ratos), não se encontra coberta pelo nosso contrato de manutenção.

Adicionalmente, informamos que, ao accionar a cobertura de seguro "Garantia Total", fica sujeito ao pagamento da franquia.

Pelo acima exposto, consideramos que o valor de franquia debitado, encontra-se correcto.

Ficamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Alexandra Pereira
Quality Manager
LeasePlan Portugal
Manuel Correia
13 de janeiro 2017
Exma. Sra. D. Alexandra Pereira,

Tal como já respondido a 23 de dezembro último, a sua resposta carece de informação e conteúdo.
Anexo email.

Solicito uma resolução satisfatória do tema, pois sinto-me profundamente lesado com a situação.
Tal como dito anteriormente estou a dar-lhes a oportunidade de reconsiderarem, uma situação que se arrasta desde abril-2016.
Por favor responda-me ás questões colocadas com factos.

Cumprimentos
Gomes Correia
Esta resposta tem um anexo privado
1 de fevereiro 2017
De acordo com nosso email de 26/1/2017