Ayvens

LeasePlan - Recusa de garantia

Alexandre Pereira
Alexandre Pereira apresentou a reclamação
2 de setembro 2020
Adquiri à Leaseplan em 30.11.2017 uma viatura FIAT 500 com a matricula 09-QJ-60 que dispunha de um período de garantia de 36 meses ou 60000 kms.

Em Junho de 2020 (com cerca de 15000 kms efectuados desde a compra) o tablier começou a rasgar na zona do airbag do passageiro sem que o veiculo tenha sofrido qualquer acidente, desconhecendo-se se o defeito é do tablier ou do próprio air-bag que está a forçar o tablier.

Contactada telefonicamente a LeasePlan, foi-me informado que deveria deslocar-me à empresa VLX em Agualva Cacém para a resolução do problema.

Nessa oficina somente tiraram fotos ao tablier para remeterem à LeasePlan e obterem autorização de reparação.

Dois dias volvidos, em 25.06.2020, fui contactado pela oficina informando-me que a LeasePlan tinha recusado a garantia.

Desde essa data, já envie dois e-mails à LeasePlan sobre este assunto, recebendo respostas inacreditáveis, sempre com o mesmo intuito de isentarem-se das suas responsabilidades e com base em argumentos e justificações, que para além de contraditórias, são totalmente descabidas.
Mencionam que o tablier é um elemento estético da viatura, ou que air-bag não faz parte dos componentes cobertos (apesar da garantia indicar expressamente instrumentos de bordo), ou que a causa é decorrente da utilização, ou, reconhecendo não existir qualquer má utilização, que a avaria resulta das oscilações da viatura, ou que a viatura não apresentava no tablier qualquer defeito no momento da aquisição (como se a garantia não servisse precisamente para esses casos), ou mesmo que a avaria se manifestou somente quase 3 anos depois da aquisição.

Se tudo isto não fosse suficientemente grave, acresce o facto de o air-bag ser um elemento de segurança dos ocupantes, tendo por esse facto uma importância e responsabilidade acrescidas, pois um eventual disparo acidental, ou um não disparo em caso de acidente frontal, poder provocar danos físicos consideráveis, pelo que importa realçar que a LeasePlan não se responsabiliza no período de garantia pelo correcto funcionamento dos elementos de segurança e protecção de ocupantes dos veículos que comercializa.
Data de ocorrência: 2 de setembro 2020
Alexandre Pereira
29 de setembro 2020
Passado praticamente um mês e a Leaseplan não de digna sequer a dar uma resposta à reclamação. Elucidativo!
Ayvens
30 de setembro 2020

Reclamação respondida conforme email enviado no dia 14 de julho e reiterado novamente por email nos dias 09 e 29 de setembro.

Muito Obrigado
Com os melhores cumprimentos