LeasePlan

Lease Plan Portugal - Comércio e Aluguer de Automóveis e Equipamentos Unipessoal, Lda

Agosto de 2019

Locação Operacional e Renting

Telefone: 707202020

Lagoas Park, Edifício 6
2740-244 Porto Salvo

servico.cliente@leaseplan.pt

LeasePlan - Sucessivas avarias e garantia da viatura

Fátima Récio apresentou a reclamação

No dia 28.08.2017 adquiri à LeasePlan a viatura Ford Focus com a matricula 84-OV-19. No dia 9 de Fevereiro de 2018, a mesma foi reparada numa das vossas oficinas, após queixa de consumo excessivo de liquido refrigerador (de 2 em 2 dias teria de reatestar). Encontrei-me então privada do uso da viatura durante cerca de um mês, o necessário para a reparação. Foi detetado um defeito na junta da cabeça do motor e igualmente foi substituído um injector. Para além do transtorno de me encontrar privada da minha viatura, fui obrigada a deslocar-me de 3 em 3 dias à Turiscar para fazer prolongamentos da reserva de viatura de substituição, pagar o prolongamento do meu bolso e só posteriormente, a LeasePlan assumiu tal pagamento. No dia 22.10.2018, acende-se uma luz de aviso com a informação "Avaria no motor, contactar oficina". Novamente imobilizo a viatura, aciono a garantia de usados e a viatura é rebocada para a oficina Carbrain, vossa parceira. Desta feita, nova avaria nos injectores e fui informada pela oficina que terei de suportar do meu bolso uma substituição do Óleo e filtro no valor de 128€, pois foi-me dito que a garantia não cobria trocas de óleo e filtro. Ora o óleo havia sido trocado em Março, menos de 7 meses antes. Novas deslocações à Turiscar, em Carnaxide, de 3 em 3 dias para sucessivos prolongamentos de viatura de substituição, com transtornos para a minha vida pessoal e profissional, durante cerca de 1 mês. Tendo colocado esta questão à Leaseplan, foi respondido pelo Exmo. Sr. Pedro Nuno Silva, que passo a citar: "Em relação ao óleo e filtro, em caso de ser necessária a sua substituição, seja em caso de avaria ou por manutenção, o mesmo terá que ser assumido pelo cliente, conforme condições gerais da garantia. "
Mencionei por email ao Exmo. Sr. Pedro Silva que, de acordo com os termos da garantia que me foi fornecida, menciona, na alínea C) Eventos Cobertos: "Nota: O custo da substituição de filtros de óleo, lubrificantes, líquidos e anticongelantes, será suportado pela Garantia desde que decorrente de reparação de uma avaria coberta."
O Exmo. Sr. Pedro Dias afirmou desconhecer tal situação (...), mas que de qualquer forma, a Leaseplan não iria assumir tal encargo, pelo que para poder proceder ao levantamento da minha viatura fui obrigada efetuar tal pagamento.
Em Janeiro de 2019, novamente luz de aviso de mudança de óleo, cerca de 2 meses após a última mudança. Contacto a garantia a reportar a situação e…silêncio.
Necessitando da viatura para trabalhar e transportar 2 menores, suportei nova mudança de óleo e filtro do meu bolso e estranhando sucessivas avarias e desconformidades, solicitei o relatório de avaria da 2ª intervenção, à semelhança do que havia sido efetuado na 1ª e que a viatura fosse devidamente analisada numa oficina parceira da Leaseplan. Até hoje…silêncio.
No dia 29.04.2019, novamente se acende a luz de mudar o óleo e "Avaria no motor, contactar Oficina". De imediato e pela 3ª vez, aciono a assistência de usados Leaseplan, solicitando o envio da viatura para a oficina TOP CAR Alfragide.
Após análise das várias situações e reporte das anteriores avarias sou informada da necessidade de nova troca de óleo e respetivo filtro, bem como da necessidade de limpar o filtro de partículas, pois com as sucessivas avarias verificadas nos injetores, o filtro entrou em estagnação, não efetuando as necessárias regenerações, devendo tal procedimento ter sido efetuado nas anteriores reparações, sobe pena de comprometimento do próprio motor...
Contactado telefonicamente o serviço de Garantia Usados Leaseplan, sou informada de que a LeasePlan novamente declina qualquer responsabilidade no assunto, pois a mudança de óleo e filtros e FAC não está abrangida pela garantia.
A viatura não é utilizada dentro da cidade, fazendo eu diariamente vários Km em autoestrada e com o depósito de combustível nunca inferior a 1/4, não existindo motivos, para o óleo se encontrar contaminado, a não ser pelas várias anomalias verificadas na viatura, conforme referido pela oficina.
É certo que uma mudança considerada de manutenção normal ou decorrente do uso, teria logicamente de ser suportada por mim. No entanto, não é o caso, o óleo necessita de ser trocado, por se encontrar contaminado e contaminado pelo mau funcionamento de componentes do motor que se encontram associados.
A Leaseplan está a declinar o accionar da garantia, mesmo que tal mudança necessária seja decorrente de avarias cobertas pela garantia; mesmo com informação da Oficina com a qual têm protocolo assinado (não fui eu que referi que tal necessidade é decorrente das anteriores avarias e já deveria ter sido efetuada...).
Necessito de resposta quanto a este assunto, quanto ao pagamento da mudança de óleo e filtro, bem como a limpeza do filtro de partículas, pois a mesma não é derivada do uso e desgaste normal, mas sim devida às avarias que têm sido verificadas na viatura que adquiri à Leaseplan.
Não tendo obtido resposta nem o prolongamento da viatura de substituição e necessitando da viatura para trabalhar, novamente suportei do meu bolso a quantia de 352,28€ da última reparação, cuja restituição solicito à Leaseplan.
20 Mai2019
LeasePlan adicionou uma resposta

Resposta remetida por email a 16/5/2019.

20 Mai2019
LeasePlan alterou o estado para Resolvida
23 Mai2019
Fátima Récio adicionou uma resposta

Na sequência da reclamação apresentada e da resposta da Leaseplan, cumpre-me dizer que a minha reclamação está em resolução. Existe uma disponibilidade da Leaseplan para resolver a situação, mas até à presente data, não me encontro ressarcida dos prejuízos em questão. Oportunamente comunicarei a resolução da reclamação.

23 Mai2019
Fátima Récio reabriu a reclamação
01 Jul2019
Fátima Récio alterou o estado para Resolvida
01 Jul2019
Fátima Récio avaliou a marca

A leaseplan resolveu a situação que deu origem a esta reclamação, considerando-me satisfeita e ressarcida pelos prejuízos que tive.