Tendência Verde - Unipessoal Lda
    Chamada para rede móvel nacional
  • Rua Dona Estefânia 177
  • geral@lemonfit.pt

Lemon Fit - Cancelamento de inscrição e reembolso

Maria Campos apresentou a reclamação
10 de agosto 2022
No dia 04/08/2022 inscrevi-me no ginásio Lemonfit Olaias e paguei 25 euros pelo valor da inscrição, em campanha de pré abertura. No dia a seguir (05/08/2022) solicitei à gestora o cancelamento e reembolso do valor da inscrição. Após alguma troca de e-mails, a gestora disse no e-mail que iriam proceder ao cancelamento e reembolso. Pediram para ir às instalações falar com o responsável. Fui e disseram que não vão proceder ao reembolso dos 25 euros da inscrição, quando no contrato não diz nada em contrário, para além de terem dito que iam devolver. Preenchi a reclamação no Livro de Reclamações. Quero o reembolso do valor que me é devido ASAP. É suposto ficarem com o valor da inscrição de um contrato que cancelei em tempo útil? No contrato não menciona que perco o direito ao valor. Onde estão os direitos do consumidor? Cumprimentos. Maria João Campos
Data de ocorrência: 10 de agosto 2022
24 de agosto 2022
Dada a ausência de resposta da Lemonfit, reforço a minha reclamação.
Gostaria que me informassem onde está escrito no contrato a cláusula que confirma o que dizem: “esta inscrição garante a vaga de sócio fundador até à abertura do clube, não sendo este valor reembolsável “.
Acrescento que falei e troquei e-mails com gestora do Lemonfit que me confirmou o cancelamento e reembolso (conforme e-mails anexos que enviei) e que falei pessoalmente com directora financeira do mesmo clube que também me confirmou o reembolso do valor da inscrição, via transferência para o meu IBAN.
A mim parece mais um caso de má fé da Direção do clube, que por qualquer razão optou por não reembolsar o valor que me é devido. Prova disso são as conversas e e-mails anexos.
7 de setembro 2022
Ainda sem qualquer resposta ou solução… volto, uma vez mais, a reforçar a minha reclamação:

Inscrevi-me e paguei inscrição na campanha de pré-abertura do Lemonfit Olaias. Em tempo útil, conforme está no contrato, procedi ao cancelamento e pedido de reembolso do valor da inscrição. Foi-me confirmado o cancelamento e respetivo reembolso, verbalmente e por escrito, pela gestora e pela diretora financeira do ginásio. No dia seguinte, recebi e-mail da gestora a dizer que tenho de ir ao clube falar com um Sr. Antóino (Direção do clube) pois só ele poderia fazer o reembolso. Fui, conforme combinado. Esperei um bocado e não me recebeu pois supostamente estaria em reunião. Falei com Diretora Financeira que me confirmou o reembolso por transferência bancária para a minha conta. Fui embora, descansada por estar tudo resolvido. No dia seguinte, a gestora liga-me outra vez para me informar que teria de ir ao ginásio novamente falar com o tal Sr. Antóino pois só ele me poderia fazer o reembolso?!?!?! Contrariada, lá fui outra vez. Depois de tentar convencer-me a ficar no ginásio, mantive a decisão e reforcei o pedido de cancelamento e reembolso da inscrição. Indo contra o que está no contrato, numa decisão que só pode ser de má-fé e despeito, o Sr. Antóino negou e disse que não me iria reembolsar o que é meu por direito. Fiquei perplexa e muito chateada. Fiz reclamação no Livro de Reclamações, na DECO e no Portal da Queixa.

Como é possível reterem o dinheiro que não lhes pertence, não havendo cláusula alguma que refira isso? Como é possível agirem assim após garantirem a devolução? Como é possível gozarem assim com quem poderia ser cliente num futuro? Como é possível que ajam ao sabor do momento, conforme lhes apetece, sem quaisquer limites ou consequências? Como podem empresas/pessoas agirem assim, sem cumprirem o contrato e a lei? Parece aqui existir uma necessidade de sentirem superiores agindo de forma criminosa contra o consumidor. É uma vergonha, falta de respeito, de consideração e de carácter!

O nome encaixa na perfeição para o tipo de espaço que é: Lemonfit = Ginásio Limão, um espaço azedo, gerido por pessoas amargas, que provoca acidez severa aos consumidores.
Lemon Fit
9 de setembro 2022
Exma Senhora.

Segue infra transcrição da resposta prestada à DECO:

Exmos. Senhores,

No seguimento, da resposta dada anteriormente, venho reforçar a nossa posição.

A cliente efetuou o pagamento dos 25€ como forma de inscrição não reembolsável, para garantir e beneficiar de um desconto comercial que estava mencionado no contrato assinado.

Nunca nos opusemos ao termino do contrato, quer pelo periodo de carencia, que por livre e espontânea vontade da cliente, cujo o contrato só iniciará na data de abertura do ginásio. Assim o contrato nunca entrou em vigor, quer por datas e ou pagamentos realizados/vencidos.

Em relação à situação que a cliente diz que o valor seria reembolsado. A cliente abordou ocasionalmente uma funcionaria que estava a sair dos nossos escritório, que por acaso era do departamento da contabilidade, à qual apenas citou que “vinha levantar os 25€ da inscrição”, ao qual a colega respondeu que se o Diretor do clube já tivesse dado autorização que lhe comunicaria e ela faria a transferência.

Falei pessoalmente com a Cliente, ao qual teve atitudes lamentáveis e utilizou palavreados inapropriados.

Queremos efetivamente clientes no nosso estabelecimento, lamentamos o sucedido, mas fomos muito explícitos quer no momento da compra, quer no momento do desfecho do contrato ao qual procedemos rapidamente.

Com os melhores cumprimentos
A equipa lemonfit
9 de setembro 2022

Eis a minha contra-resposta aos vossos falsos argumentos:

Lemonfit: “A cliente efetuou o pagamento dos 25€ como forma de inscrição não reembolsavel, para garantir e beneficiar de um desconto comercial que estava mencionado no contrato assinado.”

Eu: Quero que me digam, uma vez mais, onde está isso escrito? Nas provas que tenho e que anexei (contrato e e-mails) não está nada escrito, antes pelo contrário.

Lemonfit: “Dessa inscrição resultou na oferta material de merchindising, cujo o custo está associado à inscrição.”

Eu: Quanto ao merchandising que falam, foi uma T-shirt que eu devolvi na presença do staff da recepção, da directora financeira do espaço e de uma amiga que estava comigo, quando me desloquei ao Lemonfit para receber o reembolso (conforme email/prova da gestora).

Lemonfit: “O motivo pela qual não quis continuar com o contrato, prende-se por não ter uma oferta de um serviço adicional ao serviço contratado (serviço de toalhas), do qual não podemos garantir a oferta.”

Eu: O motivo do cancelamento não tem nada a ver, aliás, como se pode ver que no contrato, não há qualquer referência a isso. Estava no meu direito de cancelar, como o fiz em tempo útil, tal como consta no contrato.
De qualquer maneira, tentaram que eu ficasse no ginásio e até me ofereceram 1 mês de toalhas. Tirem as vossas conclusões.

Lemonfit: “Nunca nos opusemos ao termino do contrato, quer pelo periodo de carencia, que por livre e espontânea vontade da cliente, cujo o contrato só iniciará na data de abertura do ginásio. Assim o contrato nunca entrou em vigor, quer por datas e ou pagamentos realizados/vencidos”.

Eu: Gostaria que me explicassem como o contrato apenas se inicia na abertura do ginásio, uma vez que foi paga a inscrição mencionada no mesmo?
E reforço, não havendo cláusulas de não reembolso, como pago uma coisa que não usufruí e não tenho direito ao seu reembolso?
Não há quaisquer limites nem lei nem direitos do consumidor? Cada um faz o que quer como quer? Como é possível que ajam ao sabor do momento, conforme lhes apetece, sem quaisquer limites ou consequências?

Lemonfit: “Em relação à situação que a cliente diz que o valor seria reembolsado. A cliente abordou ocasionalmente uma funcionaria que estava a sair dos nossos escritório, que por acaso era do departamento da contabilidade, à qual apenas citou que “vinha levantar os 25€ da inscrição”, ao qual a colega respondeu que se o Diretor do clube já tivesse dado autorização que lhe comunicaria e ela faria a transferência”.

Eu: Vou novamente explicar a situação:
Primeiro, tenho e enviei-vos provas (emails) com a confirmação de reembolso por parte do staff.
Segundo, a história que o Lemonfit conta da diretora financeira não está correcta.

Passo a explicar:
Na primeira vez que me desloquei ao ginásio, conforme mutuamente combinado (ver emails/provas anexos), o Sr. António não me podia receber, esperei um bocado e após cerca de 20 minutos de espera, sem resposta e enquanto questionava o Staff da recepção apareceu a diretora financeira que perguntou o que se passava. Expliquei o sucedido e sim, eu disse que estava ali para confirmar cancelamento e receber o reembolso, tal como emails trocados com a gestora (ver provas anexas) que me confirmou o reembolso. Por isso sim, estava ali para receber o que é meu por direito, com confirmação do staff do ginásio. Assim, a diretora financeira disse que iria tratar do assunto, até porque era ela que fazia os reembolsos, anotou o meu nome, confirmou o meu IBAN e disse que ia proceder ao reembolso.

Lemonfit: “Falei pessoalmente com a Cliente, ao qual teve atitudes lamentaveis e utilizou palavreados inapropriados.
Queremos efetivamente clientes no nosso estabelecimento, lamentamos o sucedido, mas fomos muito explicitos quer no momento da compra, quer no momento do desfecho do contrato ao qual procedemos rapidamente.”

Eu: Nem vou entrar por aí, uma vez que o comportamento da empresa/pessoas está demasiado aquém do correto, com atitudes de má-fé, despeito e desonestidade.

Quanto ao serem explícitos, é inacreditável. Onde está isso escrito? Em nenhum momento me foi dito que o valor da inscrição não era reembolsável,
nem nada consta no contrato, o qual anexei como prova. Enviei as provas (emails da gestora, que me fez Inscrição e contrato, a confirmar reembolso). Concordarão comigo que se me tivesse dito algo sobre não reembolso, jamais me enviaria 2 e-mails com confirmação do reembolso, certo?
Ou as coisas funcionam assim, paga-se um serviço, não se usufrui do mesmo, o cliente cancela em tempo útil como diz no contrato, eles cancelam prontamente, mas dizem ao consumidor olhe desculpe lá, não diz em lado nenhum nem foi informada, mas o dinheiro é nosso, não o vamos devolver.

Quero justiça e quero o meu dinheiro de volta. Acima de tudo, quero evitar que pessoas destas façam o que querem, como querem, sem sofrerem qualquer consequência e que outras pessoas passem pelo mesmo que eu, às mãos destas pessoas desonestas e sem limites.

23 de setembro 2022
Ainda sem resposta. Continuo a aguardar.