BCM, Bricolage S.A

Leroy Merlin - Encomenda online anulada, após pagamento, sem qualquer explicação ao cliente e sem devolução do dinheiro

VITOR GOMES apresentou a reclamação
21 de fevereiro 2021
Boa noite,
No dia 14/02/2021 efetuei uma compra online para ser levantada em 20/02/2021.
Optei por efetuar o pagamento via MBWay.
Coloquei a encomenda no carro do site do Leroy Merlin, do qual sou cliente.
Optei pelo pagamento pelo método acima descrito e efetuei a validação da compra no meu smartphone com a App em causa.
O pagamento ocorreu de imediato (19:18), sem qualquer problema tendo sido gerado um comprovativo de pagamento e sido retirado o valor da compra do banco ao qual o cartão está associado (verificação efetuada hoje, dia 21/02/2021 por volta das 12 horas).
Desloquei-me ao AKI/Leroy de Viseu, no dia 21/02/2021 para levantar a encomenda, uma vez que a mesma estaria para levantamento desde as 11 horas do dia 20/02/2021..
Antes da deslocação retirei um "print" da minha conta do Leroy, onde constava a indicação de encomenda anulada, sem mais explicações. Mais verifiquei que na App MBWay constava indicação de pagamento concretizado.
Ao tentar levantar a encomenda fui informado de que a encomenda tinha sido anulada e que o valor poderia ter sido devolvido para o banco.
Tentei consultar os movimentos bancários de imediato mas não estavam disponíveis no momento e o multibanco no local também não se encontrava a funcionar, segundo fui informado.
Ao chegar a casa verifiquei que o valor tinha sido retirado da minha conta bancária e não tinha sido devolvido.
Ou seja, fiquei sem o dinheiro desde o dia 14/02 e sem os produtos comprados.
Para mais fiz a deslocação para nada.
Tenho, infelizmente, tido uma série de situações inadmissíveis num conjunto de recentes compras online e isto tem de ser denunciado de todas as formas possíveis.
No portal da queixa junto da entidade reguladora e junto das associações de consumidores.
Estas empresas não podem considerar que os clientes podem ser tratados desta forma porque os clientes ficarão calados como se nada tivesse acontecido.
Uma compra online é um contrato entre o cliente e o fornecedor (comerciante) o primeiro paga a mercadoria e o segundo fornece os produtos que vendeu na forma e dia combinados/contratados.
Não é o que acontece neste e noutros casos.
O cliente fica sem o dinheiro, o comerciante fica com a mercadoria no seu stock para continuar a vender a outro cliente e, parece, que ainda ficará com o dinheiro do cliente...por alguns dias ou semanas...
No final de todo o processo, o cliente ainda tem de efetuar nova compra, do mesmo material, que já comprou uma vez, para a qual perdeu o seu tempo na escolha do mesmo, gastou o seu tempo e dinheiro para se deslocar e levantar a mercadoria que não lhe foi entregue e, ainda vai ter de voltar a deslocar-se para efetuar nova compra!!!
Data de ocorrência: 21 de fevereiro 2021
Leroy Merlin
24 de fevereiro 2021
Exmo. Sr.

Esperando continuar a merecer a sua preferência, estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento ou sugestão via site em: * PROIBIDO *://www.leroymerlin.pt/Site/Contactos.aspx.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

A Equipa Relação Cliente Omnicanal
26 de fevereiro 2021
Estamos no dia 26/02/2021 e ainda não fui informado de que podia levantar o material que comprei no dia 14/02/2021...
No entanto o material foi pago no dia e hora em que coloquei o último produto no carro de compras online.
O valor pago saiu da minha conta bancária na sequência da opção de compra disponibilizada pelo site do Aki/Leroy.
Esta resposta tem um anexo privado
Leroy Merlin
27 de fevereiro 2021
Exmo. Sr.
Esperando continuar a merecer a sua preferência, estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento em https://www.leroymerlin.pt/pt/contactos
27 de fevereiro 2021
Boa noite,
Vou aguardar que me seja entregue o material que paguei no dia 14/02/2021, durante o dia de amanhã.
Outra solução não será aceitável.
Eu comprei o material porque preciso dele.
A vossa obrigação é de me entregar o que me venderam.
VG
VITOR GOMES avaliou a marca
16 de março 2021

O Leroy Merlin/Aki é um espaço comercial que não foi criado para apoiar os clientes. É um espaço onde se aproveitam dos mesmos. Nas lojas (físicas) raramente se encontra um funcionário com formação adequada, quando se consegue encontrar algum... Todas as vezes que preciso de ajuda tenho de percorrer centenas de metros para encontrar um colaborador. Pagamento demorado, com caixas de pagamento numa disposição sem condições básicas de acesso. Um modelo sem visão.