BCM, Bricolage S.A

José Modesto
José Modesto apresentou a reclamação
29 de dezembro 2019
Exmos Senhores,

Venho apresentar a minha reclamação e indignação pela fraude e publicidade enganosa perpetrada pela loja Leroy Merlin na compra online de um esquentador da marca Ariston.
Assim no passado dia 16-12-2019 efetuei a compra online de um esquentador a gás butano Ariston 14L/min Atmosférico Blucontrol B, pelo valor de 239€ incluindo 69,99€ de instalação (conforme anexos de confirmação de encomenda e pagamento).
A entrega e a instalação ficaram automaticamente marcados para dia 07-01-2020.
No dia 19-12-2019 telefonaram-me da loja Leroy Merlin da Amadora a informar que o equipamento não iria ser entregue por indisponibilidade em stock da loja e que o mesmo equipamento estaria descontinuado, ou seja que deixaria de ser fabricado (devido a uma norma que tem a haver com emissões poluentes) e que não iriam encomendar mais. Fiquei estupefacto com a situação, alegando que já havia pago antecipadamente o equipamento e a sua montagem. Disseram-me que no site, quando eu efetuei a encomenda o artigo não estaria em stock e que no contrato com o cliente as entregas só se fariam mediante disponibilidade de stock em loja. Salientei que apesar disso o site permitiu que efetuasse a encomenda e o pagamento da mesma e que isso era incorreto e leviano da parte da loja e que solicitava que pelo menos me fizessem a substituição desse artigo por outro com características idênticas não me importando com a marca. Disseram-me que essa situação teria um custo acrescido (para quase o dobro), questionando depois o facto do esquentador de 14L que havia escolhido ser um exagero para uma casa de banho e uma cozinha apenas e propuseram um esquentador de capacidade mais fraca (por sensivelmente menos 40€ que o que havia encomendado e pago) mas que o circuito de tubagem de água não tivesse mais do que 10m de comprimento, caso contrário, não teria força suficiente para regular a temperatura da água. Apesar de ter descartado perentoriamente esta situação, lembro-me que até lhes questionei da hipótese de experimentar o esquentador que eles propunham mas na condição de que caso não funcionasse faria a sua troca. Entretanto eles disseram que não aceitariam a troca e justificaram com o fraco argumento da água calcária entrar no circuito de filtragem e já não ser possível a retoma do equipamento, ficando assim à responsabilidade do cliente o equipamento “empatado”.
Optei assim pela devolução do dinheiro ao que me foi restituído ao fim de 2 ou 3 dias, no entanto estou indignado e um pouco revoltado com a forma de atuação desta loja. Na verdade penso que para eles parece muito mais fácil perder um cliente, deixando-o mal servido, do que tentar prestar um bom serviço de qualidade apresentado soluções viáveis e o mais idênticas possível às características da escolha do cliente, ao invés que contra-argumentar e dar soluções inadequadas e inaceitáveis.
Data de ocorrência: 29 de dezembro 2019
Leroy Merlin
29 de dezembro 2019
Exmo. Sr.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

A Equipa Relação Cliente Omnicanal
José Modesto
8 de janeiro 2020
Exmos Senhores,

Fui contactado no final da semana passada por um representante Leroy Merlin da loja da Amadora.
Todo o diálogo resumiu-se a desculpas e um convite sem compromisso a passar pela loja dando a entender por entre linhas uma possível atenção, mas nunca me foi confirmado de que tipo. Voltei a frisar que não houve negociação e que no inicio do processo a loja recusou a substituição do produto descontinuado por um de características parecidas e que na substituição por um de qualidade inferior, caso este não se adaptasse ás características do circuito, impossibilitaria a troca e não houve qualquer renegociação acerca disso, visto ser esse o meu objectivo. Lamento, mais mais uma vez a loja, falhou e não teve capacidade para resolver esta questão da forma mais correcta, honrosa e viável.
Mantém-se a minha indignação e por isso também a minha reclamação.