BCM, Bricolage S.A

Leroy Merlin - Reclamação sobre assistência técnica/ garantia de equipamento

Bruno Santos
Bruno Santos apresentou a reclamação
18 de fevereiro 2019 (editada a 22 de fevereiro 2019)
Venho por meio desta, expressar o meu desagrado e desilusão, para com o Leroy Merlin de Alfragide, face ao pedido de assistência técnica que solicitei relativamente a um termoacumulador de 100L, da marca Equation, que adquiri dia 22/04/2018.

No passado mês de Janeiro (9 meses após a compra) o equipamento começou a pingar água pela base, concretamente no botão de regulação de temperatura, pelo que, desloquei-me à loja onde o havia adquirido, no dia 26.01.2019, para saber com poderiam solucionar o problema. Foi-me informado que deveria solicitar uma assistência técnica para que pudessem analisar a situação. Efectuei o pedido de assistência e aguardei até à 5.ª feira seguinte, dia 31.01.2019 pela visita do técnico. Este disse-me que a parte interior do equipamento teria que ser trocada ou trocarem o equipamento por outro novo mas que iria enviar o relatório para o Leroy Merlin, para que este pudesse decidir o que fazer.

Na semana seguinte, como não me diziam nada, desloquei-me à loja para saber informações e quando não foi o meu espanto quando me informam verbalmente, que o reparador Atlantic, diz que a reparação não se encontra no âmbito da garantia pois com base no relatório do técnico, verificaram que a avaria se deveu ao excesso de pressão verificada na canalização que tinha cerca de 5 bares ou invés de cerca de 4 e que para o evitar, o equipamento teria que ser montado por um técnico certificado. O equipamento foi montado por um canalizador.

Eu discordo totalmente desta resposta pelos seguintes pontos:
• No acto da compra, o vendedor que me aconselhou, disse-me que deveria levar um filtro de fosfatos para melhorar a qualidade da água e desta forma aumentar a durabilidade do mesmo, mas em momento algum nenhum funcionário me informou que teria que contratar um técnico certificado para a montagem, para que não perdesse a garantia;
• No manual de instruções não vem explicito que se não contratar um técnico certificado para a montagem, que perdia a garantia;
• O equipamento vinha com uma válvula de segurança anti-retorno que está montada correctamente, conforme o técnico viu e documentou, através da qual, quando há uma sobrepressão a água é por aí expelida, por questões de segurança.

Além destes pontos, já solicitei que me mostrassem o relatório para que possa verificar esta informação com uma entidade isenta, o que me foi inicialmente recusado e posteriormente aceite, mas aguardo há cerca de 15 dias pelo mesmo não tendo até agora nada recebido. Pedi também uma declaração escrita acerca desta decisão do Leroy Merlin e até agora nada recebi. Hoje efectuei uma reclamação no Livro de Reclamações, assim como, pedi um manual de utilizador para confirmar as informações do mesmo e disseram-me que não tinham, mas que me iriam enviar por email.

Enfim, penso que esta situação é de lamentar pois estou há quase 1 mês sem água quente em casa, com 2 crianças menores, e não vejo resolução breve para esta situação.
Esperava uma outra atitude de uma empresa a quem até à data só tinha pontos positivos a apontar, mas que me desiludiu com esta atitude.
Espero que tenham consciência e que me consigam resolver esta situação, a qual é insustentável para uma família.
Data de ocorrência: 18 de fevereiro 2019
Leroy Merlin
19 de fevereiro 2019
Exmo. Sr.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

A Equipa da Voz do Cliente Leroy Merlin
Bruno Santos
26 de fevereiro 2019
Exmos. Senhores,
Continuo a aguardar a vossa resposta,
Obrigado pela atenção