BCM, Bricolage S.A

Leroy Merlin - Remodelação de cozinha

Dolores Mendes apresentou a reclamação
31 de dezembro 2020
No final de Janeiro do corrente ano de 2020, após conversa telefónica, sobre a remodelação de uma cozinha, com a funcionária Neide Marques da Secção de cozinhas de Leiria, fui informada que no início de Março, chegariam novas cozinhas e me comunicava para eu ir escolher os módulos.
A 13 de Fevereiro, recebi orçamento no montante de 25 euros, do Sr. António José Ferreira, para se deslocar a Pombal a fim de fazer o projecto da cozinha.
Fui aguardando na esperança de uma comunicação e nada.
Veio a “Pandemia”
A 28 de Maio, desloquei-me pessoalmente à Leroy Merlim a Leiria, tendo sido atendida pela funcionária Catarina Virgílio, verificando que de facto havia o pedido, estava registado e já com o projecto feito. Embora não tivesse correto, lá arranjou algumas desculpas, para minimizar as falhas de comunicação, enfim.
Após conversa, fomos então escolher toda a cozinha e realizou o orçamento.
A 29 de Maio, via telefone, solicitei novo orçamento incluindo eletrodomésticos.
No mesmo dia desloquei-me de novo a Leiria para concretizar a encomenda, ficando a previsão de entrega para 16 de Junho.
Agora começa o filme…

A 8 de Julho
Chega a transportadora para deixar todo o material no passeio. Como não tinha sido esse o acordo, telefonei para Leiria. A funcionária falou com a transportadora que foi arrogante e com respostas indelicadas (para não dizer mais). Carregaram novamente o material de forma grosseira e foram embora levando o material.
Voltaram na semana seguinte, com o material em duas carrinhas diferentes da que tinha vindo anteriormente e com alguns jovens, mal-educados, brincando com o material a subir as escadas.
Conclusão, grande parte daquele material ficou danificado, conforme foi constatado pelo técnico da montagem, tendo o mesmo, comunicado e requisitado a sua substituição.
Dia 6 de Agosto, sou informada por correio electrónico, que no dia 10, a transportadora viria recolher o material danificado e entregar o novo.
Dia 10 chega a transportadora, recolhe o material e informa que por lapso não tinha trazido as peças de substituição, mas que pelas 16h o vinham entregar.
Às 14h30m, mais um telefonema dizendo que só chegavam às 19h e, pelas 17h outro telefonema a informar que afinal não vinham.
Dia este que sendo o meu aniversário, tinha compromissos que adiei para que a entrega fosse feita…
Quase um mês passado e a cozinha meia montada, meia por montar.
Depois, quando se diz montar a cozinha, pressupõe-se que seja tudo, afinal não é verdade… A montagem da placa a gás não foi feita pelo técnico que se propôs a montar a mesma. Conclusão:
Como não estava a fazer conta com esta situação, tive de procurar quem o fizesse, tornando-se um grande transtorno. Além de mais gastos, estive 8 dias sem gás, obrigada a ir comer fora, pois não consegui arranjar alguém que resolvesse de imediato.
Com todos estes atrasos, fui também obrigada a alterar as minhas férias, e até uma consulta, com algumas consequências.
Iniciei o pagamento da cozinha sem ter a certeza de que a vinham montar.
Lamento muito toda esta irresponsabilidade, pois acreditei que era uma boa empresa, afinal não corresponde à verdade, pelo contrário. A falta de organização e comunicação é gritante!
Continuei ainda à espera de uma porta que também veio danificada.

Segunda parte do filme
Dia 20 de Agosto ao deslocar me à Leroy a Leiria, para adquiri acabamentos para a bancada da cozinha, que não vieram junto com a mesma por falta de cuidado na elaboração do projeto, fui informada que tinha pontos negativos no cartão porque tinha devolvido material.
Pergunto porquê?
Quando encomendei a cozinha fui incentivada a comprar material a mais porque era preferível do que faltar, uma vez que o podia devolver sem qualquer problema.
O material que foi devolvido foi porque vinha estragado, não foi devolvido para ficar por eu não o querer, mas sim para ser substituído.
Seria eu obrigada a ficar com o material danificado?
Depois de todos estes transtornos, ainda sou punida?
Sou eu a culpada?
Qual é o critério adaptado?
Não basta todo o prejuízo, transtorno, incomodo e ainda ser castigada?
Como é possível numa empresa com esta dimensão, haver tanta injustiça e incompetência?
Mais:
Constatei que em Leiria é uma empresa, em Coimbra é outra.
Quando me desloquei a Leiria a comprar os acabamentos, só existiam 4 cantos de rodapé, aqueles que anteriormente falei que o projeto não incluía por falha da equipa que projetou. Perguntei quando chegariam mais, fui informada que o fabricante, já não fornecia mais.
Desloquei-me a Coimbra (mais gastos), para ver se conseguia material igual e aproveitar que a montagem seria feita nesses dias, gentilmente fui informada que dentro de uma semana já estariam disponíveis, contrariando a informação dada na loja de Leiria.
Agradeço uma resposta a estas situações e apelo para que tomem medidas, para que não aconteça a outros clientes aquilo que me aconteceu a mim. Mais, esta reclamação será tornada pública caso não tenha resposta digna e justa a todo este processo que vem desde fevereiro!

Dia 19 de setembro avancei para reclamação na página da Leroy online. Em novembro recebi uma carta que simplesmente “pedia desculpa pelo sucedido” e que junto trazia um vale de 20 euros “para compensar” e “para descontar em compras na loja”(!). Considero isto uma ofensa… uma esmola… uma falta de tudo…
Além disso, por cada x euros era suposto ter um valor de vale também, o qual até à data também não chegou informação.
Como se não bastasse, tenho 171 pontos negativos no cartão, correspondentes a 171 euros “devolvidos”, o que não corresponde à verdade. Corresponde sim a várias peças de material com defeito que teve de ser trocado para a montagem da cozinha.

À data de hoje, 31 de dezembro de 2020, 10 meses depois, tenho ainda uma porta da cozinha por montar…

Exposta a situação, solicito o devido cuidado que merece, almejando uma compensação justa pelos prejuízos materiais e transtornos morais que me trouxe, que não foram poucos…

Grata pela atenção e disponibilidade prestada.

Pombal, 31 dezembro 2020
Orçamento nº. 49163
Mª Dolores Mendes
Data de ocorrência: 31 de dezembro 2020
Leroy Merlin
6 de janeiro 2021
Exma Sra

Informamos que a sua reclamação foi encaminhada para o devido departamento.

Agradecemos o seu contributo para uma possível melhoria na nossa oferta de produtos e serviços.

Esperando continuar a merecer a sua preferência, estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento ou sugestão através do site em https://www.leroymerlin.pt/pt/contactos

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos

Equipa Relação Cliente Omnicanal
20 de janeiro 2021

Passaram 20 dias e ainda não obtive resposta...

Continuo a aguardar...
27 de janeiro 2021
E empresa já me contactou, ironicamente a oferecer-me um cheque de 130€ em compras na loja.
Logicamente não é solução.
Mantenho a reclamação almejando que se resolva da melhor maneira...justa!

17 de fevereiro 2021

O tempo continua a passar e a reclamação mantém-se sem resolução...

Foi enviado email para a ASAE.
Cmpts
18 de março 2021
A reclamação continua a aguardar solução.
Entretanto a ASAE já foi contactada bem como O CNIACC.

Aguardo....
Leroy Merlin
19 de março 2021
Exma. Sra,

Informamos que a situação exposta foi encaminhada ao departamento correspondente, para nova análise, pelo que será contactada com a maior brevidade possível.

Agradecemos o seu contributo para uma possível melhoria na nossa oferta de produtos e serviços e, esperando continuar a merecer a sua preferência, estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento ou sugestão através do site em https://www.leroymerlin.pt/pt/contactos

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos

Equipa Relação Cliente Omnicanal
Dolores Mendes avaliou a marca
2 de maio 2021

Além do péssimo serviço prestado no que respeita a prazos, falta de consideração pelo cliente, má conduta, a forma como gerem os trabalhos e pontos do cartão cliente, etc, o serviço final não é de qualidade, uma vez que, o forno encastrado pinga água, as letras que indicam os bicos da placa do fogão já vão a desaparecer e alguns acabamentos, denotam fraca qualidade tanto nos materiais como na execução do serviço. Estou mais do que arrependida pelo meu investimento financeiro e emocional com este processo... Não recomendo a ninguém, nem eu própria lá voltarei a adquirir qualquer tipo de material.