Smartphones e Gadgets - Marcas
  • apoio.reclamacoes@lge.com

LG Electronics - Arranjo de LG G3, dentro da garantia recusado

Zenaida Lima apresentou a reclamação
31 de outubro 2015

Há algumas semanas o meu LG G3, que se encontra associado à MEO, começou a fazer shut down e restart sem motivo aparente. Quando a frequência deste comportamento anómalo começou a aumentar, decidi pesquisar na net se haveria outros casos como o meu. Constatei, para meu espanto, tratar-se de um problema relatado a nível mundial relativamente ao equipamento em questão. Basta colocar no google "LG G3 desliga-se sozinho" ou "LG G3 shut down" para se encontrarem inúmeros testemunhos deste problema. Face a isto dirigi-me ao Jumbo Box, local onde adquiri o telemóvel, e expus a situação. O funcionário recomendou que procedesse ao envio do telemóvel para a fábrica. Foi isto que fiz. Passadas duas semanas recebo um telefonema no qual fui informada que o meu telemóvel apresentava vestígios de humidade e que o arranjo seria cerca de 300 euros. Saliento que este relatório foi emitido pelos serviços técnicos da MEO associados à LG.
Fiquei estupefacta porque sei o cuidado que sempre tive com o equipamento e que não houve qualquer negligência da minha parte. Tive o pressentimento de que esta seria a desculpa da LG para fugir às suas responsabilidades e não assumir a garantia do telemóvel. Constatei que tinha razão dado que de imediato encontrei outras reclamações na net de pessoas que alegaram o mesmo problema e cuja resposta da LG foi a mesma...humidade. O problema é recorrente e a resposta ao cliente também é sempre a mesma.
Estou disposta a ir até às últimas consequências quanto a esta questão. O problema técnico do telemóvel é, certamente, ao nível da placa gráfica que é sabido ser o componente mais caro do equipamento. Com a quantidade de pessoas a nível mundial que apresentam a mesma questão, também se torna evidente ser um problema de origem. O caminho mais fácil é alegar humidade no telemóvel dado que é um problema difícil de ser rebatido pelo cliente e desta forma a LG não assume que alguns dos seus equipamentos vieram com defeito de origem. Irei contactar a LG, diretamente, e a DECO e se necessário irei apresentar a minha reclamação à LG Global.
Sem outro assunto,

Data de ocorrência: 31 de outubro 2015
4 de novembro 2015
Boa tarde.

Confirmamos a recepção do seu email o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Para o devido encaminhamento da situação, solicitamos que sejam confirmados os seguintes dados:
- número de série (iniciado por 3 dígitos, seguido de letras e restantes dígitos)
- Imei
- e-mail de consumidor final

Aguardamos o seu contacto para o nosso Centro de Informação ao Consumidor através do número 808 785 454 (Horário: Dias úteis das 9h00 às 20h00) ou via email.

João Oliveira
4 de novembro 2015
Exmo. Sr. João Oliveira,

Agradeço, desde já, o seu contacto. Informo que o telemóvel em questão ainda se encontra na posse dos vossos técnicos dado que, naturalmente, recusei o orçamento de 300 euros que me foi apresentado.. Os motivos desta minha recusa estão claramente expostos na minha queixa inicial. Até ao momento não obtive qualquer feedback por parte dos vossos serviços técnicos.
Por o telemóvel não se encontrar em minha posse não poderei facultar o emei do mesmo mas posso acrescentar as seguintes informações às anteriormente enviadas.
-LG G3 preto
-nº de série: 354153063315344 (Este é o número que consta na ordem de reparação como sendo o número de série do telemóvel)
-email: zenaida71@gmail.com

Acrescento que já informei a ASAE quanto a esta situação estando estes a aguardar a reclamação escrita que irei elaborar caso a solução do problema não seja a desejada.
Manifestei, junto desta entidade, a estranheza perante o facto de não existir uma equipa técnica, independente, que possa intervir e corroborar os diagnósticos lançados, avulso, pelos técnicos das marcas no sentido de incumbir ao consumidor o ónus da culpa e o pagamento da reparação de equipamentos dentro do prazo da garantia.
O LG G3 tem um problema de origem. A nível mundial são centenas, os relatos do comportamento anómalo que me levou a entregar o meu telemóvel para arranjo.Se o meu telemóvel, eventualmente, apresentar humidade então a mesma advém, não da minha negligência, mas sim do facto de a capa plástica que a LG decidiu utilizar neste modelo, para o tornar mais leve do que o concorrente directo da samsung, não isolar, minimamente, o telemóvel face a condições ambientais normais. Ainda assim estou certa de que não há qualquer humidade no meu equipamento e que o problema em questão, à semelhança do que acontece com centenas de outros relatos, diz respeito a um problema de funcionamento da placa gráfica. Espero que a LG reflicta dado que, em 12 meses a vossa marca apresenta, só neste espaço, 14 reclamações, sendo algumas delas em tudo idênticas à minha. Ainda assim tenho esperança que a confia que depositei na vossa marca não será gorada.
Ficarei a aguarda um novo contacto da vossa parte .
Sem mais assunto de momento,
9 de novembro 2015

Confirmamos a recepção do vosso e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Para uma análise mais cuidada sobre a situação exposta informamos que a mesma foi encaminhada internamente, de forma que contamos facultar-lhe uma resposta com a máxima brevidade.

Para sua referência o seu contacto ficou registado com o número VCE151105058042.

Para qualquer informação adicional não hesite em contactar-nos.

David Peixoto
3 de dezembro 2015
Exma. Sr.ª Zenaida Lima,

Acusamos a recepção da sua comunicação, referente ao artigo LG D855 com o IMEI 354153063315344, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No que se refere à situação por si exposta e após análise por parte do nosso Departamento Responsável, junto do nosso Serviço Técnico Oficial Clarity Technology, vimos por este meio reiterar a resposta facultada. Em anexo está disponível o relatório fotográfico onde poderá verificar que o equipamento apresenta oxidação provocada por acção externa, normalmente motivada por líquidos ou exposição a um elevado nível de humidade.

Deste modo, a LG apresenta a total disponibilidade para proceder à reparação do equipamento após aceitação do orçamento apresentado, uma que as condições gerais de garantia não suportam avarias motivadas por uma utilização em desconformidade com “Directrizes para uma utilização segura e eficiente” presentes no manual do utilizador do equipamento LG D855.

Gostaríamos ainda de esclarecer que os nossos equipamentos estão construídos de modo a poderem ser utilizados diariamente com níveis de humidade normais.

Não obstante, lamentamos qualquer transtorno e incomodo que esta situação lhe possa causar.

LG Electronics
Esta resposta tem um anexo privado
Zenaida Lima avaliou a marca
3 de dezembro 2015

Estou na mesma situação desde Julho, com outro equipamento da LG, que pegou fogo durante a carga. A marca tambem me acusa de ter humidade no equipamento. Realmente essa questão, da assistência técnica independente, é bastante pertinente. Até acho que eles adulteram o estado dos equipamentos para não assumirem responsabilidade. Estou disponível para apresentar queixa à ASAE em conjunto consigo.