Smartphones e Gadgets - Marcas
  • apoio.reclamacoes@lge.com

LG Electronics - Falta de assistência

Ismael Duarte apresentou a reclamação
8 de janeiro 2020
Este reclamação pretende um tripo efeito: 1- Reclamar, 2-Avisar possíveis clientes LG, 3-Pedir ajuda a quem possa.

Tenho uma máquina de lavar roupa LG F1092TDw1. Uma máquina com menos de 5 anos e comprada num dos fornecedores nacionais.
Recentemente a placa principal da máquina queimou. Nada mais natural, as peças avariam e contra isso nada a fazer.
Contatei o fabricante, LG, convencido que mesmo com um custo relativamente elevado resolveria o problema.
Surpresa, a LG informa que não tem este componente para substituição!! Ou seja, uma máquina de 600€ fica inutilizada e sem hipótese de reparação. Na minha opinião! INACEITÁVEL!
Desta forma, qualquer cliente que compre um equipamento LG pode-se ver privado do mesmo logo que termine a garantia.
Data de ocorrência: 8 de janeiro 2020
14 de janeiro 2020
Muito desapontado com a LG, era uma das minhas marcas favoritas.
Não responde, não resolve ... uma tristeza.
15 de janeiro 2020
Exmo. Senhor Ismael Duarte,

Acusamos a recepção da sua comunicação, referente ao artigo LG F1092TDW1, com o número de série 302PWQT07332, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No que se refere à situação exposta e após análise por parte do nosso Departamento Responsável, informamos que devido à idade do produto algumas peças não se encontram disponíveis para encomenda, sendo a placa principal, uma dessas peças.

Com isto, recomendamos que a sua máquina seja verificada por um Centro Técnico Oficial LG, de modo a que seja validada a avaria e apresentada uma possível reparação.

Caso pretenda que seja encaminhado um pedido de assistencia para o equipamento em questão, pedimos por favor que nos indique a sua morada completa.

Não obstante, lamentamos qualquer transtorno que esta situação lhe possa estar a causar.

15 de janeiro 2020
Transcrevo as respostas enviadas à LG

"Continuo a considerar inaceitável que uma máquina comprada em 2013, com uma garantia sobre o motor de 10 ANOS, ao fim de 6 anos não tenha peças de substituição!! Ainda mais grave quando essa peça é a principal e inutiliza toda a máquina.
A máquina já passou por todas as análises necessárias e está identificada a avaria, necessita do modulo principal. Não vejo motivo para gastar mais dinheiro em análises adicionais para obter os mesmos resultados. A Vossa deslocação e análise é gratuita?
A reparação do módulo também não é possível! A LG garantiu isso ao cobrir toda a placa com uma goma o que impede a análise e substituição de 99% do material.
Com tudo isto, como é possível recomendar ou mesmo voltar a confiar numa marca que age desta forma?"

e posteriormente

"Resumindo. Lamentável, nada abonatório da marca LG.
Tenho uma lata com algumas peças, inútil, com o símbolo da LG na frente.
Farei reflectir a minha insatisfação pelos meios que conseguir."
16 de janeiro 2020
Exmo. Senhor Ismael Duarte,

No que se refere à situação exposta, informamos que a garantia do motor de 10 anos é uma garantia voluntária oferecida pela LG para os nossos produtos, essa garantia é para os componentes indicados, neste caso o motor. Essa garantia só é válida para uma reparação efectuada pelos centros técnicos oficiais, que validam a sua anomalia. Para a peça indicada para que seja apresentada uma solução, a avaria tem que ser validada pelos nossos centros técnicos que têm a devida formação para trabalhar com os produtos LG.

A avaliação de anomalias por qualquer outro centro fora da nossa rede de centros técnicos oficiais não tem qualquer validade para a LG e nesse sentido o processo é tratado como uma venda de peça ou acessório comum, que neste caso não está disponível e nesse sentido não é possível adquirir o componente.

Conforme indicado anteriormente, para uma possível reparação ou solução o produto deverá ser verificado por um centro técnico oficial, sendo que os custos dessa verificação serão sempre da responsabilidade do cliente.

16 de janeiro 2020
Exmos Srs.
Resumidamente, pretendem cobrar mais uma reparação para chegar à inevitável conclusão da necessidade da placa de controlo e confirmarem que a mesma já não fabricam.
Ou seja.
Além de uma técnica de marketing muito prejudicial ao cliente, ao considerarem obsoletas peças num curto espaço de tempo e obrigarem os utilizadores a comprar novos produtos, além disto, querem ainda lucrar com assistências técnicas inúteis.
Afirmam que a garantia de 10 anos é voluntária! É verdade, e à custa dessa garantia com um grande autocolante na frente da máquina, convencem os clientes a comprar o produto. Claro que nessa altura ninguém imagina que acabam por ficar com uma lata com algumas peças!!
Procurando na internet pela referencia da placa, encontramos inúmeros resultados de utilizadores com o mesmo problema. Nas plataformas de venda em 2ª mão (como o OLX) encontram-se as mesmas máquinas à venda por baixo valor por terem o módulo principal avariado.
Como é óbvio, não vos vou dar o prazer de continuar a lucrar com mau serviço pagando mais uma assistência inútil, já chega!!
FICA O AVISO A QUEM PENSE COMPRAR LG
17 de janeiro 2020
Exmo. Senhor Ismael Duarte,

No que se refere à situação exposta, informamos que a LG Portugal à semelhança de todas as outras marcas dá uma garantia de 2 anos obrigatória na lei, a LG não afirma mas dá uma garantia voluntária de 10 anos em alguns dos componentes principais da máquina, que neste caso é no motor Direct Drive.
Todos os processos de reparação efectuados por centros técnicos oficiais têm sempre uma solução para o cliente final, independentemente dos anos do produto ou das peças necessárias estarem disponiveis ou não.

Foi ainda indicado ao Sr. Ismael Duarte que para ser apresentada uma solução o produto deverá ser verificado por um centro técnico oficial, de forma a validar a anomalia da peça indicada e a sua causa.

Essa validação deve ser acompanhada com a prova de compra do produto para que seja confirmado o proprietário da máquina e o tempo de utilização.

A LG encontra-se inteiramente disponivel para reparar o seu equipamento num centro técnico oficial ou em caso de impossibilidade encontrar uma solução que se encontre dentro das suas expectativas.

Mais informamos que esta mesma reclamação já nos tinha chegado através da nossa plataforma à qual foi respondida prontamente com toda esta informação.

17 de janeiro 2020
Excelente!!
Copiar / colar resposta anterior é muito motivador e demonstra uma vontade extrema na resolução. Muito bem.
Continuem assim. Os utilizadores e improváveis futuros clientes julgarão essa falta de carácter e qualidade.
28 de janeiro 2020
Exmo. Senhor Ismael Duarte,

No seguimento da situação exposta, reiteramos a informação prestada na resposta anterior de que, a LG encontra-se inteiramente disponivel para reparar o seu equipamento num centro técnico oficial ou em caso de impossibilidade encontrar uma solução que se encontre dentro das suas expectativas.

Esta é a posição final da LG Electronics Portugal, tomada após nova análise de todo o processo.

Como tal, serve a presente comunicação para informar que registamos o seu descontentamento .

Não obstante, lamentamos qualquer transtorno e incomodo que esta situação lhe possa estar a causar.

28 de janeiro 2020
Excelente. Registado o descontentamento, se quiseres paga (mas o melhor é comprar uma nova máquina) e tudo está resolvido.

Não considero resolvida, pelo contrário. Considero-me lesado por uma estratégia de marketing muito opaca e centrada no lucro com total indiferença para com o cliente.

29 de janeiro 2020
Exmo. Senhor Ismael Duarte,

Esta é a posição final da LG Electronics Portugal, tomada após uma exaustiva análise de todo o processo. Como tal, serve a presente comunicação para informar que registamos o seu desacordo mas que o processo ficará encerrado da nossa parte.

29 de janeiro 2020

30 de janeiro 2020
Exmo. Senhor Ismael Duarte,

No seguimento da situação exposta, reiteramos a informação prestada na resposta anterior.

Esta é a posição final da LG Electronics Portugal. Como tal, serve a presente comunicação para informar que registamos o seu desacordo mas que o processo encontra-se encerrado da nossa parte.

30 de janeiro 2020

Ismael Duarte avaliou a marca
5 de janeiro 2021

Apenas voltaria a usar pois tendo equipamentos da marca não tenho grande escolha