Smartphones e Gadgets - Marcas

LG Electronics- Garantia duvidosa e mau apoio ao consumidor

Joao Ferreira apresentou a reclamação
9 de outubro 2015

Boa tarde.

Vinha, desta forma, expor uma situação que me aconteceu aquando da necessidade de ativação de garantia de um equipamento LG.

Tenho diversos produtos LG mas no que respeita a telémoveis sou cliente desde 2007 quando adquiri um U8500 passando por outros equipamentos até que, no ano transato, adquiri um LG G2 (LGD802).

Passado uns meses após a compra comecei a notar problemas no telemóvel: começaram com o monitor intermitente, telemóvel intermitente, reboot automático e depois destes "sintomas" deixou de funcionar... tudo isto no espaço de uma semana.

Sigo o processo normal da garantia e entrego na loja onde realizei a compra (Radio Popular) no dia 04 de Setembro que depois encaminhou o equipamento para os agentes de reparaçao (Clarity Technology). Mais tarde recebo uma resposta a dizer que o equipamento apresentava liquidos no interior e que por essa razão não se encontrava coberto pela garantia na marca. Uma vez que sempre tive cuidado com o telemóvel (encontrando-se em estado irrepreesível) e que nunca o coloquei dentro ou sequer junto a água fiquei espantado com a situação e fiquei inclusivamente desconfiado da veracidade ou da intenção do agente. Para agravar tudo isto ainda me enviam um orçamento de reparação de 407.87 Euros quando o telemóvel me custou novo cerca de 325 euros... o que para mim demonstra uma falta de bom senso e desrespeito para com o cliente. A juntar a isto e após negado o orçamento ainda continuo à espera da entrega do telemóvel uma vez que não o devolveram dentro do prazo previsto (já passaram neste momento 35 dias).

Ora, considerando esta situação sinto-me enganado e como cliente venho desta forma demonstrar o meu descontentamento e visto que nunca tinha tido problemas deste género com a LG, mostrar que provocou uma quebra de confiança na marca da qual nao esperava este tipo de comportamento.

Não sei se este tipo de problemas é comum com o modelo ou com o agente reparador em questão, mas, nao tendo o telemóvel entrado em contacto com água, é uma situação sem dúvida desconfortável e desmotivante para quem investiu desta forma num equipamento considerado de referencia e no meu entender, que não é propriamente barato.

Informo ainda que depois de contactar o apoio técnico LG no dia 5 de Outubro não obtive qualquer tipo de resposta.

Com os melhores cumprimentos

Data de ocorrência: 9 de outubro 2015
12 de outubro 2015
Encontro-me neste momento a discutir o caso com o apoio técnico da LG (através do site LG Portugal). Colocarei mais informações assim que possível.
19 de outubro 2015
A LG enviou nova resposta que nada acrescenta à recebida inicialmente. Sendo que mantive uma utilização normal e adequada ao equipamento só me resta concluir má vontade ou tentativa de fraude por parte desta empresa que não quer reparar a avaria ao abrigo da garantia (de realçar que a reparação é cara e o telemóvel está descontinuado o que nao lhes permite a sua substituição). Depois disto serei obrigado a resolver a situação de outra maneira apresentando queixa oficial.

Tendo no meu agregado familiar mais 2 telemóveis LG G2 e muitos outros equipamentos (2 televisores, um frigorifico, um microondas e máquina de lavar loiça), a primeira vez que necessito de ativar uma garantia deparo-me com uma situação deplorável e vergonhosa de uma empresa que julgava ser referência na área, sendo que entretanto farei tudo o que estiver ao meu alcance como cliente para promover o meu descontentamente e abandonar a compra de aparelhos desta marca.
21 de outubro 2015
Exmo. Sr. João Maia,

Acusamos a recepção da sua comunicação referente ao artigo LG modelo D802 com o IMEI: 354198060527623, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No que se refere à situação por si exposta e após análise por parte do nosso Departamento Responsável, junto do nosso Serviço Técnico Oficial Clarity Technology, vimos por este meio reiterar a informação anteriormente prestada, onde foi indicado que concluímos que foram detectados vestígios de oxidação no interior do equipamento por exposição a níveis elevados de humidade ou líquidos.

Segundo as condições gerais de garantia, os danos provocados por um dos elementos externos mencionados, invalidam a garantia. Deste modo, a conclusão da reparação do seu equipamento apenas poderá ser realizada mediante orçamento.

Justificando o valor do orçamento apresentado, os artigos novos são sujeitos a alterações comerciais da responsabilidade do revendedor, situação que não influencia o valor das peças para reparação ou venda, uma vez que o mesmo é fixado a quando a data da comercialização. Para além das peças necessárias para a reparação, acresce ainda o valor da mão-de-obra.

Não obstante, lamentamos qualquer transtorno e incomodo que esta situação lhe tenha causado, sendo que todo este processo ficou registado com o nº de processo VCE151013050526.

Estamos inteiramente disponíveis para qualquer esclarecimento ou informação adicional caso necessite. Poderá contactar o nosso Centro de Informação ao Consumidor através do número 808 785 454 (Horário: Dias úteis das 9h00 às 20h00) ou via e-mail.

Atentamente,

CIC, Centro de Informação
9 de novembro 2015
Que a Clarity não tem interesse na reparação não é difícil de preceber.. agora o que é realmente vergonhoso é empresas como a LG compactuarem com este tipo de atitude, exporem-se desta maneira e descredibilizarem-se perante os seus próprios clientes.

Mais vergonhosa ainda é a resposta aqui obtida em que o CIC da LG se limita a chamar de mentiroso ao consumidor para fazer valer a sua posição; estou completamente de consciencia tranquila para voltar a afirmar que o telemóvel em questão NÃO foi sujeito a elevados níveis de humidade ou líquidos pois sempre tive o devido cuidado com ele e para mim tudo isto é uma tentativa de fraude para não existitem custos a cumprir o contrato de garantia. É precisamente com situações destas que se escolhem as marcas e se fala ou não bem delas mas infelizmente quem está à frente são por vezes pessoas sem brio suficiente para o perceber e dar respostas como aqui já vi escritas em que a LG responde a um cliente que independentemente do numero de vezes que o telemóvel apresente o mesmo problema a empresa só faz aquilo a que é obrigada por lei que é a reparação (ou tentativa de reparação).
Sinceramente da minha parte já desisti de tentar resolver isto a bem...já perdi confiança na marca e não voltarei a ser seu cliente nesta e noutras áreas.
9 de novembro 2015

Informamos que reclamação em questão já se encontra resolvida, desde o dia 19/10/2015, data em que foi enviada a nossa resposta, registado como processo LG VCE151013050026

Até à data, não recebemos qualquer outra comunicação por parte do cliente.
Atentamente,
CIC, Centro de Informação ao Consumidor
12 de novembro 2015
Receber até receberam. Pelo menos mais dois emails através do vosso site.
O apoio ao consumidor da LG é que me deixou de responder.

Cumprimentos
Joao Ferreira avaliou a marca