Smartphones e Gadgets - Marcas
LG Electronics Portugal, SA
  • Rua Vitor Câmara, N 2, Piso 2, Edfifício D Amélia, Quinta da Fonte
    2770-229 Paço de Arcos
  • apoio.reclamacoes@lge.com

LG Electronics - Máquina de lavar e secar roupa: má qualidade e péssima assistência técnica

Cristina Santos apresentou a reclamação
24 de maio 2019

Comprei no dia 14/10/2017 uma máquina de lavar e secar roupa LG que avariou no dia 22/03/2019 (começou a fazer muito barulho e a deitar óleo para a roupa). Como estava dentro da garantia, uma empresa de reparação (at informatica) contactada através da assistência LG veio fazer a reparação no dia 28/03/2019 mas trouxe a peça errada e portanto não reparou nada... só voltou para fazer finalmente a reparação no dia 04/04/2019. Estive mais de 10 dias sem máquina. Ontem, dia 21/05, dois meses depois da primeira avaria, voltou a avariar (faz um barulho enorme na centrifugação, parece ter uma peça solta), hoje ao ligar para a assistência foi-me dito pela mesma empresa (at informática) que em principio será necessário substituir novamente uma peça (fizeram o diagnóstico sem ver a máquina) e que a peça só chegará no dia 29/05/2019 e só depois dessa data irão então agendar a reparação. Pergunto se é normal as máquinas LG avariarem com esta frequência e se são normais estes tempo de espera na reparação. Ou seja no mínimo mais 10 dias sem máquina... se correr bem .... De facto, nos últimos dois meses vou estar 20 ou mais dias sem a máquina a funcionar. Recordo que é uma máquina com menos de dois anos, que apesar de estar na garantia avaria frequentemente e a marca não tem capacidade de reparar num tempo razoável.
Não recomendo eletrodomésticos da LG!

Data de ocorrência: 24 de maio 2019
29 de maio 2019
ATUALIZAÇÃO:

Depois desta queixa aqui colocada foram buscar-me a máquina a casa mas não a substituíram e agora dizem que afinal a peça não chega no dia 29 de maio (hoje, uma semana depois da avaria) mas sim, talvez no dia 4 de junho... Ou seja 15 dias depois de a máquina ter avariado....

Recordo que, em março, estive também mais de 10 dias sem máquina por falta de capacidade da LG para reparar. A máquina tem menos de 2 anos e está na garantia mas a LG não tem capacidade de a reparar. Comprei uma máquina para não ter máquina pois está sempre avariada e à espera das peças para reparação.

Das duas uma: ou a LG é de facto uma marca de péssima qualidade com uma assistência técnica totalmente ineficiente ou eu sou um caso raro e comprei uma máquina da LG que calhou com defeito e nesse caso a única coisa razoável que a marca podia fazer era dar-me uma máquina nova.

Dizem-me que não está nas condições de garantia dar uma máquina nova mas sim repara-la. O triste é que também são totalmente incompetentes para a reparar, dizem que não à peças disponíveis... O facto de não terem peças disponíveis não indicará que afinal o meu caso não será o tal caso raro, pergunto eu?
30 de maio 2019
Atualização:
Recebi agora (dia 30/5) um email da LG a dizer o seguinte:

"Exmo. Srª. Cristina Santos,
Acusamos a recepção da sua comunicação, referente ao artigo LG F4J6TM0W, com o número de série 708PNZQ35853, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
No que se refere à situação exposta e após análise por parte do nosso Departamento Responsável, informamos que actualmente o seu equipamento já se encontra reparado e em testes na oficina do nosso Centro Técnico AT – Informática.
Posteriormente será contactada para agendamento da entrega do produto na sua residência.
Mais informamos que a LG Portugal apenas pode proceder à reparação do seu equipamento ao abrigo da garantia e não a troca.
Não obstante, lamentamos qualquer transtorno e incomodo que esta situação lhe tenha causado.
Atentamente,
CIC, Centro de Informação ao Consumidor
LG Electronics"

Acho verdadeiramente desonesto e de uma falta de ética enorme enviarem-me este email. Acabo de ligar para o Centro Técnico AT – Informática que me informou que a máquina não está pronta e não pode ser entregue amanhã (dia 31/05) de forma nenhuma.
Ou seja, qual o sentido deste email? Por-me à espera dum telefonema a dizer que vão entregar a máquina e assim enganar-me por mais uns dias para ver se não continuo a descrever a vergonhosa assistência da LG nas redes sociais? Não funcionou.

Quando poderei ter a minha máquina de volta? Só essa informação me interessa e neste momento já passaram 9 dias desde que participei a avaria da máquina e o que na prática sei é que tenho de esperar pelo menos até segunda feira (ou seja 14 dias depois de avariar) e mesmo isso não é certo pois não tive confirmação de ninguém que segunda feira a reparação está complemente finalizada nem quando será a entrega.

A situação continuará a ser descrita nas redes sociais pois os potenciais clientes da LG têm o direito de saber a assistência técnica que os espera caso comprem eletrodomésticos desta marca. Relembro que esta situação se repete, em março passei pela mesma situação com esta mesma máquina (máquina que não tem dois anos).
Eu sei que a LG ao abrigo da garantia procede à reparação do seu equipamento e não à troca, contudo os clientes compram as máquinas na expectativa da assistência ser minimamente eficaz o que pela segunda vez em dois meses, no meu caso, não se verificou.
LG Electronics
4 de junho 2019
Exmo. Srª. Cristina Santos,

No que se refere à situação exposta e após análise por parte do nosso Departamento Responsável, informamos que o Serviço Técnico Oficial AT – Informática deslocou-se a sua morada na data de 03 de Junho de 2019 e procedeu a entrega do equipamento devidamente reparado.

Lamentamos desde já a demora no processo mas conforme foi indicado no email anterior, o equipamento foi reparado e encontrava-se em testes de certificação, o que impossibilitou uma entrega de forma mais célere.

Atentamente,
CIC, Centro de Informação ao Consumidor
LG Electronics
Cristina Santos avaliou a marca
4 de junho 2019

Pela segunda vez em dois meses a máquina LG de lavar e secar roupa na garantia, avaria. Dia 21 de maio comuniquei a avaria, dizem-me sem ver a máquina que só dia 29 de maio chega a peça necessária e só depois dessa data podem agendar a ida à minha residência para fazer a reparação. Não acho razoável este tempo de espera e coloco uma queixa no Portal da Queixa. Depois da queixa vão ao meu domicilio buscar a máquina e quando ligo a perguntar o diagnóstico dizem-me que afinal a peça necessária só chega dia 4 de junho e só depois dessa data a máquina pode ser reparada e posteriormente devolvida ao meu domicílio. Descrevo o que aconteceu nas redes sociais, em particular na página facebook da LG, depois disso a LG informa-me dia 30 de maio que a máquina afinal já está arranjada. Achei interessante que a minha descrição nas redes sociais do caso fez aparecer uma peça antes do tempo. Como a LG me diz que a máquina já está arranjada ligo para o serviços técnicos a pedir que me entreguem a máquina no dia 31. Nos serviços técnicos dizem-me que a máquina está "em testes" e que não pode ser entregue no dia 31. No dia 3 de junho a máquina chega finalmente ai meu domicílio. Falta ver por quanto tempo... Em resumo má qualidade e péssima assistência. Fazer queixa nas redes sociais (visível a todos) ajuda a que a assistência técnica seja um nadinha menos lento.