Smartphones e Gadgets - Marcas
  • apoio.reclamacoes@lge.com

LG Electronics - Máquina de lavar louça

Maria Elisa apresentou a reclamação
20 de maio 2019
Adquiri em 19/07/2015, na Rádio Popular, do Parque Mondego, Coimbra, uma máquina de lavar louça, da marca LG D1453WF SNº312KWGG5S151, com o preço de venda ao público de 599,99 euros. Fazendo fé na publicidade do seu avanço tecnológico e na sua qualidade e na campanha de dedução do I.V.A. , avancei para a sua aquisição.
Em 20/04/2016, reportei uma avaria, cujo diagnóstico, levou à substituição da base completa (fundo da máquina).
Em 01/03/2018, após nova avaria, levou à substituição de uma peça denominada casing pump.
Em 06/03/2019, de novo, foi necessário substituir uma peça, desta vez, o batente/interruptor.
Acrescento a tudo isto, o montante já despendido, com as taxas de deslocação e a mão de obra, que rondam os 200 euros, para além do tempo de paragem da máquina, que medeia entre a comunicação da avaria, até à recolha da máquina e posterior entrega, após reparação e que ultrapassa, no total, mais de dois meses.
Acrescento que todas as intervenções foram efectuadas por Parabólica Radical, representante oficial da marca, em Coimbra.
Para finalizar, informo que tenho em mãos uma nova avaria, ocorrida em 18/05/2019 e, por ser fim de semana, comunicada hoje à Parabólica Radical, aguardando a marcação da visita do técnico, que, espero bem, ocorra ainda esta semana.
Torno pública esta minha queixa, para alertar os consumidores dos factos ocorridos e, aguardo que a própria LG, diga de sua justiça, tendo em conta o que relatei.
Data de ocorrência: 20 de maio 2019
24 de maio 2019
Exma. Senhora Maria Elisa Fonseca,

Acusamos a recepção da sua comunicação, referente ao artigo LG D1453WF, com o número de série 312KWGG5S151, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No que se refere à situação exposta e após análise por parte do nosso Departamento Responsável, informamos que o Serviço Técnico Oficial Parábola Radical deslocou-se à sua residência no dia 22-05-2019 e não foi detectada qualquer anomalia no equipamento. Foram feitos vários testes ao artigo no local e não foi cobrado qualquer valor pela deslocação do técnico.

Mais informamos que o Serviço Técnico Oficial Parábola Radical, analisou todo o histórico de reparações referente ao seu equipamento, e de facto foi confirmado o atraso nas peças, no entanto, foram cerca de 30 dias no total e não 2 meses como a Srª Maria Elisa Fonseca indica. Relativamente aos valores pagos anteriormente, os mesmos estão dentro da norma, consoante o serviço prestado.

Não obstante, lamentamos qualquer transtorno e incomodo que esta situação lhe tenha causado.

29 de maio 2019
LG Electrnics,
Em resposta à v/comunicação de 24 de Maio, apraz-me registar o seguinte:
Propositadamente, ou, por qualquer outra razão, a v/comunicação deteve-se no que era acessório, esquecendo-se do essencial. Repito que o essencial eram as sucessivas avarias registadas, num tão curto espaço de tempo, numa máquina de lavar louça LG, com o preço de venda ao público, de 599,99 euros (não é, propriamente, uma máquina barata). E, quanto a isto, a LG Electronics, nada disse, para além do trivial de lamentar o transtorno e o incómodo causados. Quase dizendo, perdoem-me a expressão: "É a vida"!
Se a LG Electronics reler, atentamente, a minha queixa, verificará que, em nenhum momento, ponho em causa, a actuação da Parábola Radical e, só a menciono, para frisar que todas as intervenções foram realizadas pelo representante oficial da marca. Não questionei, nem questiono, o trabalho realizado pela Parabólica Radical, muito pelo contrário, saliento mesmo, o seu profissionalismo e a qualidade das suas prestações.
No que diz respeito à ultima anomalia e que levou à deslocação do técnico, no dia 22/05/2019, quero afirmar que o que verifiquei é que a máquina, após o enxaguamento, não avançava no programa, dando a indicação OE, no visor, não escoando a água do seu interior. Pormenorizo esta situação, pois, pela leitura da v/comunicação, deixaram, sibilinamente, no ar, a ideia de que não teria havido qualquer anomalia, o que repudio veementemente.
O facto de não ter sido cobrado qualquer valor pela deslocação do técnico, numa atitude, quase diria, paternalista, não me adoçou a boca.
Quero, a terminar, solicitar à LG Electronics uma resposta à essência da minha queixa, isto é, as sucessivas avarias verificadas e não à actuação da Parabólica Radical, que não está, nem esteve, minimamente em causa.
4 de junho 2019
Exma. Senhora Maria Elisa Fonseca,

No que se refere à situação exposta e após análise por parte do nosso Departamento Responsável, informamos que todos os equipamentos tecnológicos e não só os LG são passiveis de anomalias e não nos é possível prever quando estas irão suceder. Por este motivo, a LG Portugal encontra-se sempre disponível para auxiliar os seus clientes de modo a que estas sejam solucionadas com o menor incomodo possível para o mesmo.

Mais informamos que toda a informação por si disponibilizada ficou registada e aproveitamos, desde já, para lhe agradecer o envio da sua comunicação pois com estas informações é nos possível melhorar os nossos serviços e apoio ao cliente.

5 de julho 2019
LG Electronics,

Ponderei, séria e longamente, se responderia à v/ última comunicação, já que, é minha convicção que, dessa toca não sai nenhum coelho.
Apesar disso, entendi que o deveria fazer, aproveitando uma pausa nos afazeres e nos compromissos do dia a dia e aprestava-me para o fazer, quando fui confrontada com uma nova situação (que não é, de todo, uma situação nova) que veio alterar essa minha intenção.
De facto, ontem, dia 4 de Julho, deparei-me com nova avaria da máquina em apreço, a quinta verificada, desde a sua aquisição em 19/7/2015, não chegando, portanto, a ter 4 anos de uso!
Pelo que fica exposto, deixarei para mais tarde as considerações que pretendia fazer, àcerca de todas as situações verificadas, aguardando a análise que a LG Electronics produzir, tendo em vista, o registo das sucessivas avarias da máquina em causa.
11 de julho 2019
Exma. Senhora Maria Elisa Fonseca,

Acusamos a recepção da sua comunicação, referente ao seu artigo LG D1453WF, com o número de série 312KWGG5S151, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No que se refere à situação exposta, e após análise por parte do nosso departamento responsável, informamos que apenas é possível da parte da LG Electronics Portugal reparar o seu equipamento sob orçamento. Assim, e para proceder à reparação do mesmo sob orçamento, bastará contactar directamente o serviço Técnico Ofical Parabola Radical, através do número de telefone 239 491 822 (de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 18h.

Não obstante, lamentamos qualquer transtorno que esta situação lhe possa estar a causar, estando inteiramente disponíveis para qualquer esclarecimento ou informação adicional caso necessite.