Smartphones e Gadgets - Marcas
LG Electronics Portugal, SA
  • Rua Vitor Câmara, N 2, Piso 2, Edfifício D Amélia, Quinta da Fonte
    2770-229 Paço de Arcos
  • apoio.reclamacoes@lge.com

LG Electronics - Máquina de Secar LG RC9055AP2F sem rotação de duas vias do tambor

Carina T. apresentou a reclamação
2 de março 2017

No passado dia 13 de Janeiro de 2017, comprei uma máquina de secar nova da LG: RC9055AP2F de 9 quilos.
Na semana seguinte ao experimentar a máquina constatei que a máquina não roda para os dois lados ao contrário do que é anunciado no website da máquina: “Tambor rotativo de duas vias”. Esta falha condiciona a secagem de qualquer peça maior tais como lençois, quer sejam de adulto ou criança. Em anexo junto o resultado da secagem de lençois em que o interior fica completamente encharcado e que com o peso que gera, faz a máquina deslocar-se! Este é o estado dos lençois com apenas 15 minutos de programa decorridos…

Ainda dentro do prazo experimental de 15 dias, no dia 24-Jan-2017, reportei a falha diretamente à LG (CNU170124957532/VCU170125011678) e também à loja onde adquiri a máquina (DHE) para que a máquina fosse substituída por uma igual mas sem defeito.

Da reclamação directa na LG:
Após esta data e inclusive hoje 2-Março-2017, já telefonei diversas vezes para a LG que me responde sempre que esta situação foi encaminhada para o departamento de máquinas de secar mas até à data de hoje não recebi qualquer tipo de apoio. Não deixa de ser surreal que no dia 16-Fev-2017 recebi uma chamada da LG para saber o meu grau de satisfação com esta assistência, o que me leva a crer que a LG não tenciona solucionar este problema...

Da reclamação feita na DHE:
No próprio dia veio a casa um técnico da LG para avaliar o defeito, em que a assistência altamente incompetente do técnico constou no seguinte:
• O diagnostico automático da máquina não indica erro pelo que está tudo bem… “Estas máquinas são mesmo assim e não há nada a fazer. Eu não posso mudar as funcionalidades da máquina. Se não gosta como funciona, deve contactar a loja e tentar devolver”
• Quando confrontado com o estado dos lençóis (lençóis castanhos nas imagens em anexo), apresentou a solução de que devo experimentar secar um lençol de cada vez… Noto que o programa de algodão indica que a máquina aceita uma carga de 9 quilos.
• Indiquei-lhe que o problema está no facto da máquina não rodar nos dois sentidos e mostrei-lhe que no site da LG está especificado que a máquina possui um tambor rotativo de duas vias. O técnico garantiu-me que roda, pelo que lhe pedi que me mostrasse. O técnico mostrou-me a rotação inferior a um quarto de volta no arranque do programa. Realço que após isto, o programa (qualquer que seja) roda sempre e apenas no sentido horário até ao final.
A máquina de secar anterior que tínhamos (de outra marca) rodava efetivamente para os dois lados assim como a nossa atual máquina de lavar roupa da LG (já com 13 anos) ainda o faz.
Sinceramente, um atendimento deste género (por parte de um técnico), denigre o nome da LG e é ofensivo para o cliente, já para não falar de todos os inconvenientes gerados pela sua completa falta de profissionalismo e competência.

Reportei detalhadamente o sucedido por email para a LG e DHE, porém apesar de todos os contactos e da reclamação pelas duas vias: LG e DHE, continuo com uma máquina defeituosa e sem qualquer tipo de solução o que é frustrante e revoltante!

A máquina efetivamente tem um problema pois não gira nos dois sentidos como indicado. A única outra hipótese que vejo, é ser publicidade enganosa por parte da LG… mas ninguém melhor que a LG para esclarecer esta situação, coisa que não acontece…

Data de ocorrência: 2 de março 2017
8 de março 2017
Boa tarde, Sr.ª Carina Torcato,

Confirmamos a recepção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Para uma análise mais cuidada sobre a situação exposta informamos que a mesma foi reforçada internamente, de forma que contamos facultar-lhe uma resposta com a máxima brevidade.

Para qualquer informação adicional não hesite em contactar-nos.

10 de abril 2017
Exma. Sr.ª Carina Torcato,

Acusamos a recepção da sua comunicação, referente aos artigos LG RC9055AP2F com o S/N. 610KWXD4E562, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No que se refere à situação por si exposta e após análise por parte do nosso Departamento Responsável, vimos por este meio informar, que será apresentada a melhor solução comercial para o reclamado, solução essa que será apresentada o mais breve possível e a titulo excepcional, pela loja onde foi celebrado o contracto de compra e venda.

Não obstante, lamentamos a demora na resposta, assim como, qualquer transtorno que esta situação lhe possa estar a causar.

Caro Centro de Informação ao Consumidor,

Como devem calcular, esta situação está a causar um enorme transtorno, pois comprei a máquina em Janeiro e sempre foi impossivel secar lençois ou peças grandes no secador. Já estou à espera da resolução do problema há 3 meses.

Na vossa resposta indicam "que será apresentada a melhor solução comercial para o reclamado, solução essa que será apresentada o mais breve possível e a titulo excepcional, pela loja onde foi celebrado o contracto de compra e venda." Podem por favor, esclarecer o que isto significa e que entidade é suposto me contactar?

A vossa resposta data de dia 10, e hoje dia 24 continuo à espera do contacto da DHE ou da LG para me apresentarem a solução para este problema.

Relembro que a máquina deveria ser substituida, pois tem um defeito de origem e que reportei o problema dentro do prazo experimental de 15 dias: O tambor não gira nos dois sentidos!

Agradeço uma resolução rápida e efetiva do problema, pois esta situação já ultrapassou todos os limites do que é aceitável.

Caro Centro de Informação ao Consumidor,

Relembro que a máquina deveria ser substituida, pois tem um defeito de origem e que reportei o problema dentro do prazo de experimentação de 15 dias: O tambor não gira nos dois sentidos!

Boa tarde, Sr.ª Carina Torcato,

Confirmamos a recepção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

11 de maio 2017
Caro Centro de Informação ao Consumidor - LG,

4 meses passaram desde que me foi entregue um artigo defeituoso da LG. Há um mês disseram que iriam entrar em contacto comigo para resolver a situação, porém continuo sem receber qualquer contacto e solução da vossa parte.

A atitude da LG e o propositado protelar desta situação é vergonhoso e irei tomar as devidas ações para que esta situação seja resolvida definitivamente.

29 de maio 2017
Boa tarde, Sr.ª Carina Torcato

Acusamos a recepção da sua comunicação, referente ao artigo LG RC9055AP2F com o S/N. 610KWXD4E562, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Conforme combinado telefonicamente, vimos por este meio comunicar que a solução comercial já se encontra em progresso pela loja revendedora onde foi celebrado o contracto de compra e venda. Infelizmente a resposta foi mais demorada, uma vez que houve uma dificuldade de comunicação entre a loja revendedora e o seu fornecedor, que é o cliente directo da LG Electronics Portugal e a quem foi dada autorização, para iniciarem a solução comercial.

Não obstante, lamentamos a demora na resposta, assim como, qualquer transtorno que esta situação possa ter causado.