Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
20,5%
Tempo Médio de Resposta
6,3%
Taxa de Solução
22,1%
Média das Avaliações
32,1%
Taxa de Retenção de Clientes
33,3%
Ranking na categoria
Smartphones e Gadgets - Marcas
1 BQ 44.6
2 Oneplus 40.1
3 HTC 27.2
...
LG Electronics22.2
LG Electronics Portugal, SA
  • 808785454
  • Rua Vitor Câmara, N 2, Piso 2, Edfifício D Amélia, Quinta da Fonte
    2770-229 Paço de Arcos
  • apoio.reclamacoes@lge.com

LG Electronics - Orçamento de Reparação mais elevado que o produto - Cobrança

Sem resolução
Miguel Joaquim Pecurto Cabaço
Miguel Cabaço apresentou a reclamação
13 de março 2018

Pelo presente venho reclamar do orçamento apresentado pela MEDIA MARKET e pelos serviços de assistência da LG, o que faço nos termos e com os seguintes fundamentos:

DOS FACTOS:
• Em finais de Novembro de 2014 comprei um telefone LG G3 no Media Market de Benfica (Lisboa).
• O telefone funcionou até Fevereiro de 2018, ou seja, durou 3 anos e 3 meses.
• Dirigi-me ao vendedor (Media Market) dia 04/03/2018, no sentido de ser arranjado, tendo-me sido cobrado o valor 25 (vinte e cinco euros) para envio e orçamento na LG.
• Fui notificado por mensagem electrónica no dia 9/03/2018 que o orçamento do arranjo é de €:236,46 euros. A mensagem apenas referia o preço sem outros pormenores.
• Contactei por telefone o Centro de assistência de Benfica do Media MArket e referiram-me que a placa do telefone estava estragada.

DOS MOTIVOS:
Relativamente ao comportamento da LG e MEDIAMARKET:
Venderam um produto cuja expectativa de vida não é, nem pode ser de 3 anos. Nos termos do art. 4º da Lei de Defesa do Consumidor:
Os bens e serviços destinados ao consumo devem ser aptos a satisfazer os fins a que se destinam e a produzir os efeitos que se lhes atribuem, segundo as normas legalmente estabelecidas, ou, na falta delas, de modo adequado às legítimas expectativas do consumidor.
Não obstante o telefone não estar já coberto pela garantia, não seria expectável para mim, nem para um consumidor normal, que o telemóvel apenas durasse 3 anos.
Não houve qualquer uso anormal do mesmo, e se durou menos do que o expectável deveria ter sido explicado o “porquê”. Não foi, até ao momento, dado a conhecer pormenores sobre a avaria.
Por outro lado, o orçamento de conserto apresentado é absolutamente desrazoável, visto ser superior ao valor do próprio telefone. Nesta data compram-se telefones novos e equivalentes mais baratos que o valor em que orça o arranjo.
Assim, ao apresentar um orçamento superior ao valor do telefone, a LG “empurra”o consumidor normal a recusar o arranjo, por ser exorbitante e desrazoável face à compra de um novo.
Ora isto traduz-se na inexistência prática de assistência. (Violação directa do art. 9º/5 da Lei de Defesa do Consumidor).

Mas o pior, é que o cliente ao recusar o orçamento por desproporcional, a LG e a Media Market não deixam de cobrar o valor de 25 euros, sem qualquer proveito para o consumidor.
Assim é sempre fácil à LG e à MEDIAMARKET fazerem dinheiro com o cliente, o qual é lesado duas vezes: 1 - com o artigo defeituoso fornecido, 2 - com um valor de assistência cobrado. Tenha conserto, ou não. E para que não, basta inflacionar o arranjo.
Apesar de tudo, sempre se diga que a MEDIAMARKET informou que o valor de 25 euros seria abatido no valor do arranjo. E que se recusasse o arranjo, o valor não seria devolvido.
O que a Mediamarket não esclareceu foi que o cliente lesado poderia ficar sem os 25 euros, se o orçamento fosse incomportável e mais caro que o produto novo e o cliente fosse “obrigado” a recusá-lo por esse motivo.
Ou seja, não esclareceu que a desrazoabilidade do orçamento por superior ao valor do próprio produto implica a perda dos 25 euros.
Note-se que os 25 euros não são para pagar o trabalho da MEDIAMARKET de envio à LG. Se assim fosse, o valor não poderia ser abatido no orçamento da LG (e assim é, nos casos em que seja aceite pelo cliente).
Com este comportamento, a MEDIAMARKET acaba por criar uma penalização do cliente pela “não aceitação” do orçamento ainda que este seja desproporcionado.
E nos termos do disposto no art. 9º /6 da Lei de Defesa do Consumidor:
É vedado ao fornecedor ou prestador de serviços fazer depender o fornecimento de um bem ou a prestação de um serviço da aquisição ou da prestação de um outro ou outros.

E nos casos em que o Cliente não aceita o orçamento, a MEDIAMARKET não permite que esse valor seja deduzido em outro produto, e acaba por locupletar-se com (mais) um valor sem qualquer proveito do cliente.
Ou seja, o prejuízo para mim será sempre o valor de um telefone novo + 25 euros.

Acresce ainda que:
Nos termos do art. 8º da Lei do Consumidor
A obrigação de informar impende também sobre o produtor, o fabricante, o importador, o distribuidor, o embalador e o armazenista, por forma que cada elo do ciclo produção-consumo possa encontrar-se habilitado a cumprir a sua obrigação de informar o elo imediato até ao consumidor, destinatário final da informação.
No caso concreto não só não fui advertido que:
O valor dos 25 euros seria colocado em factor de risco de “sorte ou azar”, nem que haveria orçamento superior ao prejuízo da perda do telefone, e que neste caso (não o aceitando obviamente) perdia este valor.
O orçamento do qual fui notificado por mensagem electrónica não esclarece de forma suficiente o problema técnico deste e o preço, conforme art. 8º.

Data de ocorrência: 13 de março 2018
LG Electronics
14 de março 2018
Boa tarde, Sr. Miguel Cabaço,

Confirmamos a recepção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Para uma análise mais cuidada sobre a situação exposta informamos que a mesma foi encaminhada internamente, de forma que contamos facultar-lhe uma resposta com a máxima brevidade.

Para sua referência o seu contacto ficou registado com o número VCU180314047716.

Para qualquer informação adicional não hesite em contactar-nos.

Atentamente,
Vasco Dias
CIC, Centro de Informação ao Consumidor

Descubra a melhor qualidade de imagem através da tecnologia LG OLED - * PROIBIDO *://www.lg.com/pt/lgoled
LG Electronics
16 de março 2018
Exmo. Sr. Miguel Cabaço,

Acusamos a recepção da sua comunicação referente ao artigo LG modelo D855, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No que se refere à situação por si exposta e após análise por parte do nosso Departamento Responsável, vimos por este meio informar que o orçamento apresentado, não depende das alterações comerciais da responsabilidade dos revendedores que influenciam o preço de revenda ao público. Assim posto, o valor das peças para reparação ou venda, é fixado aquando a data de comercialização da LG Electronics. Para além das peças necessárias para a reparação, acresce ainda o valor de logística e da mão-de-obra.

No entanto, a entidade Media Markt reserva os direitos sobre as condições dos seus serviços e por isso qualquer esclarecimento adicional deverá ser reencaminhado para o serviço pós-venda da mesma.

Não obstante, lamentamos qualquer transtorno e incomodo que esta situação lhe esteja a causar.

Estamos inteiramente disponíveis para qualquer esclarecimento ou informação adicional caso necessite.
Atentamente,

CIC, Centro de Informação
LG Electronics
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.