Smartphones e Gadgets - Marcas

LG Electronics - PCB tem vestígios de oxidação

ELISIO FRANSCISCO SÁ DE ALMEIDA
ELISIO ALMEIDA apresentou a reclamação
19 de julho 2014

Adquiri o telemóvel descrito em 27.11.2013, pelo preço de 139,90€, que foi oferecido no Natal (dezembro de 2013)
Decorridos 6 meses, deixou de funcionar adequadamente.
Foi enviado para a assistência técnica através da Rádio Popular, onde foi adquirido, em 28.06.2014.
Resposta da assistência técinca (i.e. Clarity Technology):

Reparação não abrangida pela garantia. Custo da reparação: 105,83€.
Supostamente a "PCB tem vestígios de oxidação".

Coloquei a queixa no Livro de Reclamações da Rádio Popular, tentei enviar a mesma via email para a LG mas este serviço não está disponível.

O telemóvel nunca foi sujeito a condições ambientais adversas, apenas foi utilizado de forma comum pelo seu utilizador.

Adquiri dois telemóveis iguais na mesma data. Ambos têm o mesmo tipo de utilização. Será de esperar que dentro de pouco tempo vá ocorrer o mesmo à segunda unidade?

É admissível esperar que a oxidação ocorra no período de tempo decorrido?

Os componentes eletrónicos utilizados não têm garantias de proteção contra a oxidação em condições de utilização normais?

Questões:

1 - Como é possível um cliente defender-se desta alegação uma vez que quando adquire o produto não tem forma de verificar a integridade dos componentes eletrónicos ao nível de eventuais processos de oxidação que estejam a decorrer, nem acompanha as deligências tomadas pelo serviço de assitência técnica podendo assegurar-se de que o diagnóstico é o correcto?

2 - Os eventuais processo de oxidação não deveriam iniciar-se nos componentes de metais menos nobres, como os parafusos?

3 - Qual a percentagem de telemóveis que apresentam oxidação nos seus componentes no universo de telemóveis que registam anomalias de funcionamento durante o período de garantia? Este dado é bastante pertinente para permitir ao consumidor interpretar de forma adequada as ocorrências.

Grato pela atenção.

Data de ocorrência: 19 de julho 2014
22 de julho 2014

No seguimento do seu email, o qual mereceu a nossa melhor atenção, informamos que para uma análise mais cuidada sobre a situação exposta a mesma foi encaminhada internamente. Contamos facultar-lhe uma resposta com a máxima brevidade.

Para sua referência o seu contacto ficou registado com o número VCE140721003306.

Para qualquer esclarecimento ou informação adicional poderá contactar o nosso Centro de Informação ao Consumidor através do número 808 785 454 (Horário: Dias úteis das 9h00 às 20h00) ou via email.

Atentamente,
Mário Serafim
CIC, Centro de Informação ao Consumidor
1 de agosto 2014
Exmo. Sr. Elísio Sá de Almeida,

Acusamos a recepção da sua última comunicação, referente artigo LG E460, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No que se refere à situação por si exposta e após análise junto do nosso Serviço Técnico Clarity Technology, vimos por esta forma informar que foram efectivamente detectados vestígios de humidade em componentes do seu telemóvel, conforme poderá verificar no relatório em anexo.

Desta forma, como poderá verificar nas condições de garantia, a situação referida não se encontra abrangida pela garantia do fabricante. Como tal, a conclusão da reparação do seu equipamento apenas poderá ser realizada mediante orçamento.

Gostaríamos ainda de esclarecer que os nossos equipamentos estão construídos de modo a poderem ser utilizados diariamente com níveis de humidade normais. De forma a aparecerem marcas como as apresentadas no relatório elaborado pelo nosso Serviço Técnico Oficial, é necessário expor o equipamento a líquidos mesmo que em quantidade reduzida. Neste caso em específico, verifica-se que os vestígios de humidade ou contacto com líquidos incidem sobre o conector de auscultadores.

Em relação às questões que nos coloca, indicamos que ao adquirir produtos da LG Electronics Portugal, deverá ter em conta que se trata de uma marca de confiança, com vários anos de existência no mercado, em vários segmentos comerciais e linhas de produto, sendo que existem processos de qualidade e auditoria definidos pela marca, que são cumpridos pelos nossos parceiros comerciais e serviços de assistência.

Quanto à questão de situações semelhantes, são sempre variáveis, não existindo um padrão de modelo ou percentagens semelhantes de ano para ano, Por vezes, sendo situações que são tratadas como fora de garantia, alguns clientes não recorrem aos Serviços Técnicos Oficiais da marca, acabando por optar por entidades externas à LG. No entanto, podemos referir que quando existem situações deste género em que é excluída a garantia, é sempre explicado ou comprovado o motivo para tal, através de relatórios de análise técnica detalhada.

Não obstante, lamentamos qualquer transtorno e incómodo que esta situação lhe possa causar.

Mais informamos que estamos inteiramente disponíveis para qualquer esclarecimento ou informação adicional caso necessite. Poderá contactar o nosso Centro de Informação ao Consumidor através do número 808 785 454 (Horário: Dias úteis das 9h00 às 20h00) ou via e-mail.

Atentamente,
CIC, Centro de Informação ao Consumidor
LG Electronics
Esta resposta tem um anexo privado

Chego a pensar que a LG e a Clarity agem de forma fraudulenta no que toca a garantias...sempre a "esquivarem-se" alegando oxidação e liquidos nos seus produtos. Já aconteceu também comigo mas a lição está aprendida.. LG nunca mais!