Smartphones e Gadgets - Marcas

LG Electronics - Publicidade enganosa, burla e concorrência desleal

Manuel
Manuel apresentou a reclamação
9 de junho 2013

Boa Noite. Vejam como a LG electrónics portugal, enganou pelo menos um consumidor. Apresentam uma campanha promocional onde oferecem uma cam coorder 3D na compra de uma TV LED 3D de valor superior a 900€. A campanha segundo o prospecto promocional decorreria entre 22 de Outubro de 2012 a 31 de Dezembro do mesmo ano. Para poder ser contemplado com a referida oferta, o ocnsumidor teria que registar a sua compra em determinado site da LG. É verdade que o prospecto promocional pomposo e sugestivo, referia em letras "minusculas" o seguinte: Oferta limitada ao stock existente"- Muito bem. Sucede que, (eu) o consumidor(otário), adquiriu uma TV LG no dia 25 de Novembro com todas as caracteristicas exigíveis e registou a compra no site da LG no dia 26 do mesmo mês. Como não queria ser enganado, certifiquei-me junto do promotor da LG, no sentido de saber se teria probabilidades de ser contemplado com a oferta da cam coorder ao que me foi garantido que "uma vez que a campanha decorria até 31 de Dezembro, não existia dúvida alguma que iria ser efectivamente contemplato, tanto mais que a compra havia sido feita muito antes da campanha terminar". Como consumidor cauteloso, voltei a certificar-me junto do promotor se as ditas "letrinhas", não eram uma forma ludibriosa de ser enganado, tendo-me ele dito que o stock no meu caso, não estaria esgotado. A Cam coorder 3D própria para usar com a TV que havia comprado, ainda valia aproximadamente 300€, segundo o promotor. Confiei! Confiei e mesmo depois de ter sido cauteloso acabei por ser enganado pela marca. Veja-se a astúcia e a forma ardilosa como a LG actuou. No dia 03 de Dezembro confirmou que o registo havia sido validado, mas no dia 16 do mesmo mês, recebo da LG a seguinte informação: "apesar do seu registo ter sido considerado válido, não nos é possível proceder à oferta da camcoorder por inexistência de stock, motivado pelo enorme sucesso das vendas". Ora, a isto chama-se: BURLA, Publicidade enganosa e concorrência desleal! A campanha não decorria até 31 de dezembro? Mesmo que terminasse de forma inexplicável a 16 de Dezembro, o stock tinha terminado? Isto só pode ser incompreensível. Mesmo depois de me ter precavido, fui enganado pela marca LG. Isto é uma vergonha. Admitia que isto pudesse suceder, se a compra tivesse decorrido nas semanas finais da campanha e assim sendo, o stock, pudesse ter terminado, agora ....desta forma? Não me tapem os olhos com areia! Mas mais vergonhoso é, quando apresento uma reclamação da marca LG ao Instituto da Defesa do Consumidor e este organismo, pura e simplesmente limitou-se a encaminhar o assunto para o tribunal arbitral. Como no tribunal arbitral a parte contrária - a LG não aceitou participar na mediação do conflito, notificaram-me de que nada poderiam fazer. Muito bem! Mais uma vez, o pequeno consumidor é que pagou. Pergunto: Para que serve o Instituto de defesa do consumidor?? Mais: A LG nem sequer responde às reclamações que eu apresentei , limitando-se a encaminhar o sucedido para o apoio ao cliente que em nada resolveram o assunto. (caal center) Por último e depois de tantas insistências, a LG vem oferecer-me um telemóvel LG3 que custa 50€! Claro que recusei, pois era um objecto fútil e não útil até porque uso um telemóvel Nokia Lumia que me custou 400€. Não brinquem com o consumidor e não nos façam passar por parvos e estúpidos, pois foi claramente aquilo que a LG pretendeu fazer. Mas que fazer neste país onde as instituições que deveriam defender o consumidor, agem com uma passividade moribunda? Não há pachorra, não há lata para aceitar esta cambada de espertos, digo, desta marca de * PROIBIDO * e ter que aceitar a sua actuação que roça a Burla, a concorrência desleal e a publicidade enganosa. Eu pergunto: Quem é que nos protege? Marca LG na minha casa não entra mais. enquanto os responsáveis não assumirem o erro e não se retratarem publicamente. Não obstante, não me custa reconhecer que a TV Led de marca LG até tem uma boa definição. Com este comportamento a LG perdeu mais um fidelizado cliente. Temos pena! Eu, sinceramente, quero crer que a Administração desta marca, não chegou sequer a saber do sucedido- Dispenso este Marketing agressivo e sempre que puder, não irei recomendar a marca LG a ninguém e tudo farei para a descredibilizar no mercado. contacto: 933203375 emai: manuelmtd@gmail.com

Data de ocorrência: 9 de junho 2013
LG Electronics
12 de novembro 2015
Exmo. Sr. Manuel Dias,

Acusamos a recepção da sua última comunicação, referente à campanha LG Natal 3D, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No que se refere à situação por si exposta, vimos desta forma esclarecer que a sua oferta foi anteriormente enviada via encomenda CTT e registada com o número CO054676001PT, sendo que foi efectivamente devolvida tal como poderá verificar aqui.

Reiteramos ainda a informação anteriormente prestada, na qual o telemóvel LG Maximo L3 trata-se da única oferta disponível, perante a inexistência de stock da oferta inicial. Conforme regulamento da campanha devidamente aceite por si aquando do preenchimento do registo, a oferta é limitada ao stock existente (4º parágrafo - A oferta), sendo que a LG reserva-se ao direito de alterar, suspender ou cancelar esta campanha, na sua totalidade ou parcialmente, sem aviso prévio (6º parágrafo - Considerações).

Uma vez já lhe prestámos, por diversas vezes, toda a informação referente a esta campanha, informamos que este processo encontra-se por nós encerrado, registando desde já o seu descontentamento.

Atentamente,

CIC, Centro de Informação ao Consumidor